Tinha e presente ou passado?

Perguntado por: Ricardo Salvador Henriques Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.

Tinha é um verbo?

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Tinha é verbo transitivo?

verbo transitivo direto e transitivo direto predicativo Demonstrar ou definir-se por: tinha serenidade; tinha um humor horrível. verbo transitivo direto, transitivo direto predicativo e bitransitivo Trazer por um instante: tinha os cabelos presos.

O que quer dizer a palavra tinha?

Significado de Tinha

[Figurado] Qualquer defeito; mácula. Etimologia (origem da palavra tinha). Do latim tinea.ae, "piolho, traça".

Tinha é passado?

Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.

Isabella Taviani - "Presente-Passado" - Clipe Oficial

18 questões relacionadas encontradas

Podia é um verbo?

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Como conjugar o verbo ter no presente?

Conjugação do verbo: ter
  1. Presente. eu. tenho. tu. tens. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. tinha. tu. tinhas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. terei. tu. terás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. tenha. que tu. tenhas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. tiver. se tu. tiveres. ...
  6. Pessoal. eu. ter. tu. teres. ...
  7. eu. teria. tu. terias. ele/ ela/ você

O que é tempo do modo indicativo?

Tempos no modo indicativo

O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Poderia é um verbo?

É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,... ... O imperativo do verbo poder encontra-se em desuso.

Podia e poderia?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo.

Tinha que ou tinha de?

Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

Tinha sinônimo?

2 traziam, levavam, portavam, carregavam. Conter ou ser composto por: 3 continham, incluíam, abrangiam, compreendiam, apresentavam, comportavam, encerravam, constavam.

O que é tinha na Bíblia?

é um tipo de micose superficial, ou lepra, que pode aparecer nos membros, tronco, na cabeça ou na barba. O melhor exemplo que temos encontra-se na bílbia, no capítulo 13, versículo 30, de Levítico: ...

Qual é o termo que completa o sentido do verbo tinha?

Tem mais depois da publicidade ;) Se você completou a oração com a opção “tinha”, está corretíssimo. Isso é explicado pelo significado assumido pelo verbo “ter” que, nesse caso, passa a ser de “existir”, caracterizando uma impessoalidade verbal.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os verbos transitivos?

Os verbos transitivos são aqueles que vêm acompanhado de objeto, isto é, complemento. Esse objeto é o ser em que termina ou para onde se dirige a ação verbal que vem do sujeito. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

São exemplos de verbos transitivos?

Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Quem poder ou quem puder?

As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.

Pode no passado?

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Artigo anterior
Quanto tempo dura filtro de água Electrolux?
Artigo seguinte
Quais são os princípios fundamentais segundo a Constituição Federal Cite dois artigos?