Tem vírgula entre Tanto é quanto?
Perguntado por: Gil Lourenço Marques Martins Pacheco | Última atualização: 3. September 2024Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)
Afinal, “tanto quanto” tem vírgula? A resposta é um retumbante NÃO! Não devemos usar vírgula entre os sintagmas da conjunção!
Como usar o tanto quanto?
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas e exprimem comparação. Observe os exemplos: - Ela é esperta tanto quanto ele. - Tanto o aluno como o professor ficaram surpresos com o calendário escolar.
Como saber onde colocar a vírgula?
O uso da vírgula é muito comum na língua portuguesa, mas não está associado à respiração durante a leitura. Há regras específicas para seu uso, indicando leves pausas, mas também o destaque e a separação de algumas palavras ou de alguns termos entre as orações.
O que quer dizer a expressão um tanto quanto?
«Um tanto ou quanto lento» é, portanto, equivalente a «um pouco/um tanto/em certa medida/de certo modo/um bocado lento».
Como substituir o tanto é quanto?
7 sinônimos de tanto quanto para 1 sentido da expressão tanto quanto: Locução comparativa: 1 tanto como, tal como, bem como, assim como, como, que nem, tal qual.
Vírgula em porém, todavia, entretanto, pois, mas e contudo
Qual palavra posso substituir tanto?
Tal quantidade: 6 tal quantidade, tal número, tal porção.
Quando não se usa a vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Como saber se tenho que colocar vírgula?
- 1 – Para criar pausas no texto. ...
- 2 – Para separar duas frases. ...
- 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
- 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
- 6 – Para adicionar um vocativo. ...
- 7 – Para evitar redundância na frase. ...
- 8 – Para dar consequência à ação da frase.
Como não errar na hora de colocar a vírgula?
- 1 – Nada de pausa para respirar:
- 2 - Sujeito e predicado nunca se separam.
- Ex.: O presidente da França (sujeito) visitou o Brasil (predicado)
- 3 – Casos de vírgula obrigatória.
- – Deslocamento sintático.
- Ex.: À noite , vou ver meu irmão.
- – Orações independentes.
O que quer dizer obrigada por tanto?
Escrita desse modo, a expressão significa quantidade, valor indeterminado. Escrita desse modo, a palavra é uma conjunção coordenativa conclusiva que significa por consequência, por isso, por conseguinte, dessa forma, dessa maneira, desse modo, assim sendo, à vista disso, isto posto, logo, dessarte, etc.
Tem vírgula entre data e hora?
Tem vírgula entre data e hora? É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).
Estou bem e você tem vírgula?
Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.
Estou bem graças a Deus tem vírgula?
Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.
Tem vírgula antes de pois?
Algumas conjunções seguem especificidades e, por isso, merecem destaque: 1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando."
O que não pode ser separado por vírgula?
a) toda oração ou todo termo de oração de valor meramente explicativo pronunciam-se entre pausas; por isso são isolados por vírgulas, na escrita; b) os termos essenciais e integrantes da oração ligam-se uns com os outros sem pausa; não podem, assim, ser separados por vírgula.
Tem vírgula antes da palavra para?
Algumas vezes encontro uma vírgula, em certos casos, sendo empregada antes da preposição para. Nestes casos, o emprego da vírgula não se relaciona com um par deste mesmo sinal ortográfico, constituindo algum tipo de intercalação ou comentário adicional; clarificarei adiante.
É correto dizer para tanto?
A expressão «para tanto» está atestada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o seguinte significado: «para tal coisa acontecer». «Para tal» e «para isso» serão sinónimos adequados, nesse sentido. Quanto à classe gramatical, trata-se da combinação entre uma preposição (para) e um pronome indefinido (tanto).
Quanto Ou o quanto?
Quero me mudar para meu novo apartamento o quanto antes. Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES.
Qual é o advérbio de quanto?
Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.
Quão ou quanto exemplos?
Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação. O advérbio quão é, todavia, sentido como mais literário e é usado sobretudo nas situações em que se comparam graus de propriedades distintas da mesma entidade: (1) «Ele estuda tanto quanto pode.»
A esfera armilar foi embelma utilizado por quem?