Tem vírgula antes de Principalmente?

Perguntado por: Márcio Gustavo de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

As palavras basicamente, principalmente, preponderantemente etc., nos exemplos a seguir, poderiam ou deveriam ser usadas entre vírgulas denotando ênfase. Há uma regra quanto ao uso. Exemplos: «O aumento decorre, principalmente, da aquisição de novas mercadorias».

Tem vírgula entre advérbios?

Não é recomendável o uso da vírgula quando o adjunto adverbial for um simples advérbio. Exemplo: Seu irmão nunca o considerou como um amigo verdadeiro. g) Isolar algumas orações intercaladas. Ex: Precisamos, pois, estar atentos a tudo que acontece.

Tem vírgula antes de De modo?

- A vírgula DEVE ser usada quando o adjunto adverbial (de tempo, de lugar, de modo...)

Tem vírgula antes de locução adverbial?

Desta forma: – uma locução adverbial como às vezes não exige vírgula, a não ser que na frase esteja contígua a outra expressão: «À noite, às vezes, faz frio.» – uma partícula ou locução de explicação, correcção, continuação, conclusão, concessão requerem vírgula (ver Bechara, op. cit., pág.

Onde deve ser colocado a vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Vírgula antes de E

38 questões relacionadas encontradas

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Quando se deve usar a vírgula?

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Como separar adjunto adverbial?

* Adjunto adverbial anteposto ou intercalado – Mediante tal situação, o adjunto deve ser separado por vírgula. Entretanto, quando este aparecer em pequena extensão, a vírgula estará dispensada. Hoje pela manhã, encontrei alguns professores reunidos com o diretor. Amanhã irei rever alguns amigos.

Tem vírgula depois de Adverbio de modo?

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio. As cores azul e verde correspondem, respectivamente, aos grupos 10 e 11.

Como usar o de modo que?

«De modo que» é uma locução que significa «de forma que», «de sorte que», «de maneira que»; «assim», «pois», «nessa conformidade». Exemplos: (1) «Ele falou em voz alta, de modo que fosse ouvido por todos.» (2) «O Francisco não veio, de modo que tive de pôr pernas a caminho para resolver a situação.»

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como funciona o advérbio?

O advérbio é um termo modificador que, de maneira independente, expressa uma circunstância (de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de condição, dentre outras) e desempenha na oração a função de adjunto adverbial. Em geral, as gramáticas classificam o advérbio por sua função como modificador do verbo.

Como é por exemplo?

Como Usar "Por Exemplo" em uma Frase
  1. Comece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira.
  2. Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista.
  3. Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura.
  4. Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.
  5. Omita a vírgula entre parênteses.

Como saber se o adjunto adverbial está deslocado?

Quando o adjunto adverbial de longa extensão está deslocado de sua posição normal na frase, devemos usar a vírgula.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Como por exemplo e vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Como se escreve por exemplo?

Significado de Exemplo

substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.

Como por exemplo sinônimo?

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Como saber se é um advérbio?

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

Quando é um advérbio?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

O que é advérbio e como ele se classifica?

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Que depois da vírgula?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Artigo anterior
Como ver documento do veículo Digital?
Artigo seguinte
Como tirar olheiras com abacate?