Tem crase as pessoas?
Perguntado por: Joaquim Vicente Antunes de Branco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)
Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1. O povo deu crédito às pessoas ruins.
Tem crase antes de a pessoa?
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Quando o AS tem crase?
Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Tem ou não tem crase?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
Quanto às outras tem crase?
Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.
COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba
Tem crase antes da palavra qualquer?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Tem com acento ou não?
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Quando às vezes tem crase?
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.”
Quando não se usa crase?
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quando usamos as?
- As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
- Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
- Ás, com acento agudo, é um substantivo masculino. ...
- Na indicação de horas exatas:
- Na indicação de um lugar para onde se vai:
Como escrever das 8h às 12h?
Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.
Será às 15h tem crase?
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Quanto à ela ou quanto a ela?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Tem crase antes de mãe?
Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria. Não haverá crase se o pronome possessivo não for precedido de um artigo, estando apenas presente a preposição a: Eu chamei minha mãe. Eu disse a minha mãe que você viria.
Tem crase antes de a sua?
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Qual a diferença de às vezes ou às vezes?
As expressões “as vezes” e “às vezes” são distintas gramaticalmente. A primeira sugere o sentido de “as ocasiões” e a segunda é indicativa de tempo.
Como usar as vezes e às vezes?
...
Veja os exemplos:
- Todas as vezes que subo essa rua fico com medo. ...
- Quais foram as vezes que lhe desrespeitei? (as ocasiões)
- Foram importantes as vezes que me calei.
Quando usar vez ou vezes?
Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes. Às vezes é sinônimo de: de vez em quando.
Tem e tem exemplos?
Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm. O aluno tem prova amanhã. Os alunos têm prova amanhã.
Porque a palavra não tem acento?
Português. As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.
Qual é o significado da palavra tem?
Significado de Tem
substantivo deverbal Ação de ter; ato de receber ou de passar a possuir alguma coisa: ele tem uma casa; a empresa tem muitos funcionários. [Gramática] A grafia têm, com acento, refere-se à forma plural: eles têm uma casa; as empresas têm muitos funcionários. Etimologia (origem da palavra tem).
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como fazer o gato saber o nome dele?
O que é paciente regressivo?