Tem crase antes de Vossa Excelência?

Perguntado por: Lara Irina de Valente  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

1o) Não há crase antes de pronomes de tratamento que podem designar tanto homem quanto mulher (VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SANTIDADE...): “Comunicamos a V.Sa que...” Não ocorre a crase porque não há artigo definido feminino “a” antes dos pronomes de tratamento.

Tem crase antes de V Exa?

Todos nós aprendemos na escola que não ocorre crase antes de pronomes de tratamento. O certo é: "Referia-se a Vossa Excelência".

Tem crase antes de Sra?

6) Em resumo, quanto aos pronomes de tratamento: não há crase antes deles, com exceção de senhora, senhorita e dona.

Tem crase antes de como?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quando não existe crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Dica #44 - Crase antes de POSSESSIVOS

27 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando não se usa crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Não pare agora...

Tem ou não tem crase?

Acento grave é fácil de usar e não mudou com a reforma ortográfica. Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas.

Qual a forma correta de usar a crase?

Veja 5 dicas para usar a crase da maneira correta:
  1. Usa-se somente antes de palavras femininas. ...
  2. Utilize a nas expressões que indiquem hora. ...
  3. Usa-se antes de locuções adverbiais femininas que indiquem a ideia de tempo, lugar ou modo. ...
  4. A crase, na maioria dos casos, não ocorre antes de palavras masculinas.

Tem crase antes de pronomes possessivos?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Qual é a abreviação de Vossa Excelência?

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)

Quando se usa sua excelência e Vossa Excelência?

3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.

Que se digne Vossa Excelência?

Seu sentido: haver por bem, ter a bondade de. Mãos à obra, portanto. Vamos ao fragmento: Isto posto, requer digne-se V. Exa. de deferir o pedido.

Foi a uma tem crase?

O uso da crase é facultativo: a) antes de possessivo (Leve o presente à/a sua amiga); b) antes de nomes de mulheres que não sejam célebres (Foi à/a Ana falar de seu amor); c) com “até”: Foi até à/a escola mais próxima fazer sua matrícula.

Quanto as pessoas tem crase?

O uso da crase nada tem que ver com a associação do artigo definido a um verbo precedente. ... Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1.

Quanto às atividades tem crase?

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase.

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O que quer dizer a Sua Excelência?

Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria social (ex.: Sua Excelência mandou avisar que chegará com algum atraso) [Abreviatura: Ex. ª].

Como se referir a um juíza?

Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do vocábulo “meritíssimo” isoladamente. Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”.

O que significa a expressão por excelência?

No mais alto grau, com primazia sobre todos. Forma de tratamento directo formal, nomeadamente em correspondência (ex.: vimos por este meio comunicar a Vossa Excelência o nosso profundo pesar) [Abreviatura: V. ª Ex. ª].

Qual é a abreviação de vossa senhoria?

Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado. Também é comum que este pronome de tratamento esteja em forma abreviada. A abreviação de vossa senhoria é V.S. ª.

Como abrevia você?

c) Você, singular. Tem o plural vocês. Abreviatura: v. (Preferível com minúscula).

Quando usar Vossa Senhoria e sua senhoria?

Vossa Senhoria ou Sua Senhoria? Emprega-se Vossa Senhoria quando se fala com a pessoa e Sua Senhoria quando se fala sobre a pessoa.

Quanto a mim está correto?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Artigo anterior
Quanto tempo a tinta da tatuagem fica no sangue?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre os produtos biodegradáveis e não biodegradáveis?