Tem crase antes de duas?

Perguntado por: Leonardo Matias Neto  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Pode ter crase antes de número?

Caso não haja o artigo a(s) anteriormente ao primeiro numeral, não ocorrerá o acento indicativo de crase entre os numerais. Veja alguns exemplos: Esperaremos o professor das 8h às 10h. Há a crase entre 8h e 10h, por ter o artigo as contraído com a preposição de (das) antes de 8h.

Tem crase na frente de número?

Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida. Por hora definida, entenda aquela que você consegue visualizar no relógio. Por exemplo, “Chegarei daqui a dez minutos” não tem crase, já “Chegarei às dez horas”, sim, pois é hora definida.

Tem crase entre duas datas?

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Quando se deve usar a crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

É possível usar crase antes de numerais?

23 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes de número ordinal?

Posso usar crase diante de numeral ordinal? Resposta: Sim, desde que haja no enunciado a necessidade da preposição a antes do ordinal: «Da primeira à quarta série, todos os alunos foram contemplados.»

Quando usar crase e quando não usar?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

Como não errar no uso da crase?

Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.

Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.

Como saber se aquele tem crase?

1) O pronome demonstrativo aquele e suas variações (aquela, aqueles, aquelas) receberão acento grave no a inicial sempre que houver um verbo ou nome que peça a preposição a. “Não me refiroàquilo que você disse, mas àquilo que sua esposa afirmou naquela noite.” (não me refiro a aquilo...)

Como identificar onde tem crase?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Tem crase de segunda a sexta?

Se nos referíssemos a uma determinada segunda-feira e a uma determinada sexta-feira, haveria artigo definido e, consequentemente, ocorreria a crase: Exemplo: “O curso vai da próxima segunda à sexta-feira”. Observe que a segunda-feira está determinada.

Tem crase antes de hora?

Quando informamos hora quebrada, utilizando a sequência hora + minutos, devemos usar a aglutinação de “a + as”, resultando na crase “às”, como exemplificado abaixo: O jogo vai começar às nove e quinze. O voo partirá às três e cinco. Ele me ligou às dez e quarenta, vinte minutos antes de iniciarmos a reunião.

Foi a Itália tem crase?

Em se tratando de nome geográfico ou de lugar, ocorre crase quando se pode usar o macete vou a/volto da: vou à Bahia - volto da Bahia/ regressei à Itália - regressei da Itália.

Pode ser a tarde tem crase?

Casos obrigatórios do uso da crase

Também é necessário o uso da acentuação nas locuções adverbiais (“às pressas”, “à tarde”, “às vezes”, “à noite” e “à vontade”); nas locuções prepositivas (“à procura de”, “à frente” e “à espera de”); e nas locuções conjuntivas (“à medida” que e “à proporção que”).

Como usar a entre datas?

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado. É importante assinalar, ainda, que o emprego da crase é dispensado quando a expressão composta pelo numeral for indicativa de datas.

Como escrever de uma data a outra?

Dicas de português

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Qual a usar em datas?

Em relação às datas, usa-se "a" ou "em". Exemplos: "Chico Buarque nasceu em (ou a) 1944." "Eu nasci em (ou a) 1982."

Onde a crase é proibida?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Não tem crase antes de verbo?

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Não irá a escola tem crase?

O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`). A troca de escola por um substantivo masculino equivalente comprova a existência de preposição e artigo: Vou ao (a+o) colégio.

Artigo anterior
Quanto devo poupar do meu salário?
Artigo seguinte
Como saber se tenho dívida com a Caixa Econômica Federal?