Tem crase antes de a sua?

Perguntado por: Verónica Camila Melo Sousa  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

Quanto a sua ou a sua?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Tem crase em a sua?

O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.

Quanto a minha tem crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Tem crase em a todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Dica #44 - Crase antes de POSSESSIVOS

25 questões relacionadas encontradas

Qual o correto sua mãe ou tua mãe?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Quando às vezes tem crase?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Onde se usa crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Onde não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como aprender o uso da crase?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Quando se usa as vezes e às vezes?

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.

Como se escreve vezes certo?

Vezes é o plural de vez. A forma correta de escrever é vezes, com z. A forma veses não existe e não deve ser usada.

Como se escreve a palavra às vezes?

Significado de Vezes

locução adverbial Às vezes. De vez em quando; em alguns momentos ou situações: às vezes gosto de comer chocolate; o time às vezes ganha. As vezes. Em que há multiplicação; designação plural de vez: foram raras as vezes em que consegui me expressar bem.

Quando se usa de ou do?

Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido o, deverá ser usada a forma contraída do. Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido a, deverá ser usada a forma contraída da. Não havendo a presença de um artigo definido, deverá ser usada a preposição de.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual o correto em sua vida ou na sua vida?

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

O que substitui as vezes?

7 sinônimos de às vezes para 1 sentido da expressão às vezes: Em certas ocasiões: 1 raramente, poucas vezes, de quando em quando, de vez em quando, ocasionalmente, por vez, por vezes.

O que as vezes?

Às vezes quer dizer de vez em quando, é uma expressão que se usa quando não se sabe ao certo a frequência de uma coisa. Como na frase "é bom ir até a praia às vezes ver o por do sol". Ou seja, não é uma ocorrência rotineira. Enquanto classe gramatical, "às vezes" se enquadra como uma locução adverbial de tempo.

Tem crase em à noite?

À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.

Quando se usa as e quando se usa Like?

Às ou ás
  1. As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  2. Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
  3. Ás, com acento agudo, é um substantivo masculino. ...
  4. Na indicação de horas exatas:
  5. Na indicação de um lugar para onde se vai:

Tem vírgula depois de as vezes?

Desta forma: – uma locução adverbial como às vezes não exige vírgula, a não ser que na frase esteja contígua a outra expressão: «À noite, às vezes, faz frio.» – uma partícula ou locução de explicação, correcção, continuação, conclusão, concessão requerem vírgula (ver Bechara, op.

Quando se usa os dois pontos?

Dois Pontos
  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

Tem crase antes de atividades?

Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. ... Na frase 9, “me referi” exige preposição “a”, e o pronome relativo “a qual” é iniciado por artigo “a”, por isso há crase.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Artigo anterior
O que é cream cheese?
Artigo seguinte
O que é mililitro exemplo?