Tem como reverter exoneração a pedido?

Perguntado por: Ariana Batista Barbosa  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

É impossível anular exoneração a pedido de servidor público se esta reuniu todos os requisitos necessários para a sua validade.

Quem pede exoneração de cargo público pode voltar?

A exoneração, ao contrário do que pode parecer, não tem nenhuma ligação com punição. Trata-se de procedimento que ocorre a pedido do servidor público ou de ofício. Assim, o retorno do servidor público ao cargo pode se dar em três hipóteses: reversão, reintegração ou recondução. Conforme o art.

Pode desistir do pedido de exoneração?

O servidor poderá desistir do pedido de exoneração no prazo de 30 (trinta) dias, corridos e improrrogáveis, contados da data do Protocolo do formulário de exoneração, encaminhando à Divisão de Cadastro e Benefícios/SPGF um requerimento de próprio punho pedindo a reconsideração.

O que acontece quando o servidor pede exoneração?

A demissão é o desligamento do servidor a título de punição, já a exoneração é o desligamento do agente público sem caráter punitivo. Quando ocorre a pedido, a exoneração provoca o rompimento da relação jurídica por ato voluntário do servidor.

Quanto tempo dura o processo de exoneração?

No entanto, o tempo de demora de um processo de exoneração, poderá variar de 5 meses a anos, a depender de cada caso particular.

Tira Dúvidas #09 - Servidor público após requerer exoneração pode se arrepender e voltar ao cargo?

41 questões relacionadas encontradas

Quem pede exoneração tem que cumprir aviso?

Como fica o aviso prévio no pedido de demissão? Ao pedir demissão, o funcionário tem o dever de cumprir o aviso prévio pelo prazo mínimo de 30 dias. Sendo assim, ele receberá o valor pelos dias trabalhados junto com o resto da sua rescisão, como as férias indenizadas, 13º proporcional etc.

Quando um funcionário público se torna efetivo?

O servidor deverá entrar em efetivo exercício em até 15 (quinze) dias, contados da assinatura do Termo de Posse e será encaminhado ao setor de lotação para início das suas atividades laborais. O servidor será exonerado do cargo se não entrar em exercício no prazo previsto no de 15 dias a partir da posse.

Quem é exonerado pode se aposentar?

Servidores públicos que foram exonerados e não tenham preenchido os requisitos para aposentadoria até a data da exoneração, não poderão se aposentar no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O que é readmissão no serviço público?

Art. 31 – Readmissão é o ato pelo qual o funcionário exonerado reingressa no serviço público, sem direito a qualquer ressarcimento e sempre por conveniência da Administração. 1º – A readmissão dependerá da existência de vaga e da observância das exigências legais quanto à primeira investidura.

Em quais casos o servidor público pode ser exonerado?

Quem é concursado ou servidor público pode ser demitido quando causa danos intencionais ao patrimônio do país, recebe vantagens indevidas, acumula cargos ou, ainda, por várias outras infrações consideradas graves.

Quem tem direito a recondução?

1. Ocorrerá à recondução na hipótese do servidor que não for aprovado no estágio probatório ter ocupado, antes de assumir o novo cargo, outro cargo no serviço público federal. Nesse cargo anterior, o servidor já deveria estar estável e ter se desligado através do instituto da vacância.

Quais são os tipos de exoneração?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Como funciona a recondução?

1. O QUE É? Consiste no retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilitação ou desistência no estágio probatório relativo a outro cargo, ou por reintegração do anterior ocupante.

O que é a reversão no serviço público?

Reversão é o retorno do servidor aposentado à atividade. A avaliação realizada por junta considerará a capacidade laborativa e, no caso de insubsistência dos motivos que ensejaram a aposentadoria, indicará a sua reversão.

Quem foi exonerado pode fazer concurso?

Servidor público demitido: poderá prestar concurso público novamente depois de 10 anos contados desde a data de demissão. Servidor público exonerado: poderá realizar a prova sem a necessidade de cumprir um prazo temporal. Aposentados na iniciativa privada: poderão prestar concurso público sem impedimentos.

Qual a diferença entre pedir vacância e exoneração?

Mas qual a diferença entre pedir vacância e pedir exoneração? Quando o servidor pede exoneração, há um rompimento definitivo do vínculo entre servidor e administração pública. Quando o servidor opta por pedir vacância do cargo, existe a possibilidade de uma recondução futura.

Qual o prazo legal para readmissão de funcionário?

A Portaria 384/92, artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), informa que, quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir data de rescisão: Art.

Qual a diferença entre reintegrado e readmitido?

A principal diferença entre readmissão e reintegração está na causa do desligamento. Enquanto na readmissão o funcionário pode ser recontratado por livre escolha da empresa, na reintegração a decisão é imposta por uma determinação judicial.

O que é recontratação?

A recontratação de funcionário é a readmissão de alguém que foi desligado em um determinado momento, por diferentes motivos. E a organização pode decidir recontratar um ex-funcionário porque ele possui habilidades e conhecimentos específicos que são necessários para o sucesso da organização.

O que fazer para ser exonerado?

A exoneração é o desligamento sem caráter punitivo. Ela pode ocorrer em duas situações: a pedido do servidor público, que não deseja mais trabalhar num determinado cargo da Administração; por iniciativa e deliberação espontânea da Administração (a chamada exoneração de ofício).

O que quer dizer ser exonerado?

Exoneração é o desligamento de um cargo, em Direito público, é a eliminação do exercício de um cargo técnico ou administrativo promovido por nomeação ou designação; a exoneração pode ser voluntária ou por recomendação da autoridade.

Quem é estatutário pode se aposentar pelo INSS?

Sim, o trabalhador estatutário pode receber duas aposentadorias, uma pelo RPPS e outra pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que é vinculado ao INSS. Esse direito é garantido pelo parágrafo 2º, art. 10, do Decreto 3.048/1999, o Regulamento da Previdência Social.

Como posso ser efetivado na Prefeitura?

A Constituição Federal só permite a efetivação de servidores públicos através de concurso público, de provas e/ou de provas e títulos.

Qual a diferença entre servidor público é funcionário público?

Em linhas gerais, os servidores públicos são aqueles que ocupam cargos efetivos no serviço público, ou seja, são concursados e têm estabilidade no emprego. Já os funcionários públicos são aqueles que ocupam cargos comissionados ou de confiança, que podem ser nomeados e exonerados livremente pelo poder público.

Qual o melhor órgão público para se trabalhar?

Quem está pensando em prestar um concurso público para começar uma carreira de sucesso, deve ficar de olho nas vagas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que também oferece altos salários e outras regalias para os servidores.

Artigo anterior
Como abrir um MEI para mercadinho?
Artigo seguinte
Quantos parágrafos deve ter uma introdução ABNT?