Tem como retirar o nome do pai na certidão de nascimento?

Perguntado por: Bruno Xavier Pinho Marques  |  Última atualização: 16. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

De fato, é possível tirar o nome do pai do registro, mas esse procedimento não é tão simples quanto parece. A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos do requerente.

Como fazer para tirar o nome do pai da certidão de nascimento?

É possível alterar o sobrenome quando o casal contrai núpcias, com o divórcio caso seja a vontade das partes ou ainda quando há constrangimento em relação ao nome ou sobrenome. Em relação ao abandono afetivo, há a possibilidade da retirada do sobrenome do genitor em casso de abandono afetivo.

Quanto custa para tirar o nome do pai na certidão?

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

É possível excluir paternidade?

A exclusão da filiação é possível, entretanto a dificuldade e morosidade processual inviabiliza que esta seja realizada. Em contrapartida, o reconhecimento de paternidade pode ser realizado de forma descomplicada em qualquer cartório de Registro Civil.

Qual pai pode ser excluído da paternidade do filho?

Sim, pode! O pai socioafetivo ingressa com pedido de adoção da criança e a destituição do poder familiar do pai biológico, com base no artigo 45, e § 1º, do Estatuto da Criança e Adolescente.

Tirar o nome do pai do registro: é possível?

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora um processo de exclusão de paternidade?

O prazo prescricional para contestar registro de paternidade é de quatro anos a contar da data do registro da criança no cartório.

O que precisa para provar abandono afetivo?

O que é Preciso para um Caso de Abandono Afetivo? Para alegar abandono afetivo em um processo legal, é necessário: Provar a Relação Parental: Mostrar a relação de parentesco entre o genitor e o filho. Demonstrar o Abandono: Apresentar evidências que confirmem o descumprimento das obrigações emocionais e de cuidado.

O que é abandono afetivo paterno?

Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos.

O que exclui a paternidade?

Vício de consentimento e ausência de relação socioafetiva autorizam anulação do registro de paternidade.

O que é exclusão de paternidade?

Os tribunais que firmam tendência pela exclusão da paternidade quando o exame de DNA não apresenta compatibilidade genética julgam que os registros de nascimento devem retratar a realidade biológica, estabelecendo a verdade real sobre a paternidade.

O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Assim, o registro de filho alheio como próprio, em havendo o conhecimento da verdadeira filiação, impede posterior anulação. O registro não revela nada mais do que aquilo que foi declarado - por conseguinte, correspondente à realidade do fato jurídico.

É crime abandono afetivo?

O abandono afetivo não é um crime, mas sim uma conduta que configura em ilicitude civil. Se gerar dano psicológico ou dano moral, deverá ser reparado por meio do pagamento de uma indenização.

Qual é a diferença entre pai e genitor?

Pai é aquele que cria o filho com afeto, dando-lhe amor e participando de sua vida; genitor é somente o que gera. A paternidade socioafetiva não é uma mera elucubração doutrinária, possuindo respaldo legal, visto que o art.

Como pedir negativa de paternidade?

O principal requisito é a certidão de nascimento com o nome do genitor, no entanto, é imprescindível que o pai registral demonstre vício do ato jurídico (coação, dolo, simulação ou fraude) e inexistência de vínculo afetivo (paternidade socioafetiva).

Como funciona dispensa paternidade?

Segundo a CLT, os pais possuem direito à 5 dias de licença paternidade com remuneração integral, ou seja, sem qualquer desconto no salário. Nesse sentido, o período é contado em dias corridos, com início no primeiro dia útil após o nascimento do bebê.

Qual o valor da indenização por abandono afetivo paterno?

Abandono afetivo: filhos receberão R$ 120 mil de indenização - Escritório de Advocacia Rodrigo Da Cunha Pereira.

Quanto tempo pode ser considerado abandono afetivo?

“Quando se é maior de idade e se sente lesado, a própria pessoa deve cobrar uma responsabilização civil”, salienta. Quando se é maior de 18 anos esse direito prescreve em três anos, conforme o artigo 206, §3°, inciso V, do Código Civil, ou seja, até os 21 anos você pode entrar com essa ação.

É possível processar o pai por falta de amor?

A simples falta de afeto, ou mesmo a falta de amor, não são puníveis pelo ordenamento jurídico, considerando que não há qualquer obrigação jurídica de dar afeto.

Quais as consequências do abandono afetivo?

As consequências do abandono afetivo podem ser profundas e duradouras na vida da criança ou do adolescente afetado. Dentre os efeitos mais comuns estão a baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos, problemas emocionais e psicológicos, desenvolvimento social prejudicado e dificuldades acadêmicas.

Quem paga o exame de DNA na ação de investigação de paternidade?

OBRIGAÇÃO DO ESTADO EM CUSTEAR O RESPECTIVO EXAME. ART. 5º , INCISO LXXIV , DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

Quais direitos o genitor tem?

Quais são os meus Direitos como PAI?
  • - LICENÇA-PATERNIDADE. A Licença-Paternidade é um direito trabalhista constitucionalmente garantido. ...
  • - DIREITO AO CONVÍVIO. ...
  • - DIREITO A EXIGIR INFORMAÇÕES SOBRE A DESTINAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA. ...
  • - DIREITO A MANTER O VÍNCULO PATERNAL.

O que o genitor tem direito?

Um dos principais direitos do pai em uma separação é o direito à guarda compartilhada. Isso significa que o pai tem o direito de estar envolvido nas decisões importantes relacionadas à vida da criança, como educação, saúde e bem-estar geral.

Qual a obrigação do genitor?

É dever dos pais assistir, educar e criar os filhos menores, conforme dispõe o art. 229 da CF/88, regulamentado pelo Código Civil, que impõe a ambos os genitores o dever de sustentar, guardar e educar os filhos menores (art.

Sou obrigado a pagar pensão sem DNA?

Mesmo com exame de DNA negativo, homem é obrigado a pagar pensão, entende TJ. Reconhecimento voluntário da paternidade é irrevogável. Sendo assim, mesmo que o resultado do exame de DNA seja negativo, o homem registrado como pai da criança está obrigado a pagar pensão alimentícia.

O que acontece se o pai não ver o filho?

Desta forma, não cumprindo o pai o dever de visitas para com os filhos, pode ser executado judicialmente, devendo o juiz fixar multa para cada vez que o desinteressado pai não cumprir com o seu dever de visitas perante os filhos.

Artigo anterior
Quais os números iniciais de cada operadora?
Artigo seguinte
Qual is antibiótico S e são resistente e sensível para Staphylococcus aureus?