Tem como devolver a passagem e pegar o dinheiro de volta?

Perguntado por: Telmo Miranda Anjos  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Segundo o advogado do Procon Assembleia, Guilherme Benetti, o consumidor que quiser desistir da viagem pode pedir reembolso, desde que a desistência seja comunicada com até três horas do horário marcado. Porém, é preciso ficar atento, pois a companhia pode cobrar um valor de até 5% do preço da passagem.

Tem como cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta?

Há uma exceção importante: para compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias, contados da data de embarque, o passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas, contadas do recebimento do seu comprovante de compra, tem o direito ao reembolso integral (sem multas).

Como recuperar dinheiro de passagem?

De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional. A regra é válida tanto para compras feitas pela internet, como para as feitas em lojas físicas.

Quanto tempo tenho para cancelar uma passagem de ônibus?

ser feitos até três horas antes do embarque, sendo autorizado às empresas a retenção de 5% do valor pago. Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação. Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido, considerando a data do reembolso e não a da compra.

Como pedir estorno de passagem de ônibus?

Para o cancelamento e reembolso da passagem, é necessário preencher um formulário fornecido pela transportadora, que terá 30 dias para efetuar a devolução do dinheiro. Na ausência do formulário, a restituição do pagamento deve ser feita imediatamente e em espécie.

PASSAGENS AÉREAS: CANCELEI E QUERO REEMBOLSO! O QUE FAZER?

22 questões relacionadas encontradas

É possível cancelar passagem de ônibus?

Por lei, quem viaja de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional pode cancelar a viagem, mudar a data e o horário. Mas para remarcar a viagem o passageiro tem que comunicar essa desistência pelo menos três horas antes do embarque. Respeitando essa antecedência é possível até ter o dinheiro de volta.

Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?

Com toda essa facilidade, será que cancelar passagem de ônibus comprada pela internet também é algo simples? A resposta é sim. Se você ainda não fez a troca do voucher (ou comprovante de compra) pelo bilhete da passagem é só entrar em meu pedido, fazendo o login com seu e-mail e n° do pedido e solicitar o cancelamento.

Quanto custa para cancelar uma passagem aérea?

Trata-se do direito de arrependimento, que assegura ao consumidor que comprou suas passagens aéreas via internet ou telefone um prazo de até 7 dias a partir da data da compra para desistir da viagem. Dentro desse prazo, o reembolso das passagens é integral e não há nenhum custo para o cliente.

O que fazer em caso de cancelamento de voo?

Nesses casos, você tem as seguintes opções:
  1. Receber reembolso integral do valor pago na passagem aérea, incluindo as taxas. ...
  2. Embarcar no próximo voo da companhia. ...
  3. Remarcar o voo para data e horário que o passageiro preferir, sem custo adicional.

O que acontece se eu não comparecer no voo?

Porém, vale lembrar que, em caso de não comparecimento (o chamado “no-show”), seu voo de volta pode ser cancelado automaticamente. O cancelamento não ocorre quando, em viagens nacionais, você informa que não irá embarcar até o horário do voo. O procedimento evita, também, a cobrança de eventual multa contratual.

Como receber indenização por voo cancelado?

Caso o voo tenha sido cancelado pela companhia, o passageiro deve efetuar primeiro uma reclamação formal, exigindo ser realocado em outro voo. Com a negativa, poderá comprar novas passagens e solicitar o ressarcimento da diferença de valores, já que a passagem cancelada será reembolsada em 12 meses.

Qual empresa cancelou os voos?

As companhias aéreas Azul e Latam confirmaram nos últimos dias que estão cancelando e remanejando voos por conta do avanço de casos de Covid-19 e de Influenza entre a tripulação e na população geral.

Como processar a empresa aérea?

Como entrar com uma ação no JEC?
  1. Cópia da carteira de identidade e CPF;
  2. Comprovante de residência;
  3. Informar estado civil, telefone, e-mail e profissão;
  4. Dados da parte contrária (no caso, companhia aérea) como nome e endereço;

Quando processar uma empresa aérea?

Quando eu posso abrir um processo contra companhia aérea?
  • Conexão perdida por atraso de voo: ...
  • Alteração ou cancelamento sem aviso prévio: ...
  • Cancelamento: ...
  • Taxa de remarcação abusiva: ...
  • Mala extraviada:

Quanto tempo posso processar companhia aérea?

Qual o prazo para entrar com um processo contra a companhia aérea? Para voos internacionais, o prazo (chamado “prescrição”) é de 2 anos contados da data do voo; já para voos nacionais, o prazo é de 5 anos.

Como reclamar de uma empresa aérea?

Ligue para o telefone 163 e fale com um de nossos atendentes, o atendimento telefônico está disponível em português, inglês e espanhol. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer estado do país. A central de atendimento da ANAC funciona todos os dias de 08h as 20h.

O que aconteceu com a empresa Ita?

Na noite da última sexta, 17, a Ita, empresa aérea do Grupo Itapemirim, pegou todos os passageiros de surpresa ao anunciar a suspensão temporária de todas as operações. A companhia diz que a situação é decorrente de uma “reestruturação interna”.

Quando a Gol cancelou meu voo?

Para saber se o voo foi cancelado, basta entrar no site da GOL e clicar no botão de “Informações” que fica na barra superior. Na página seguinte, é necessário clicar na opção “Status de voo” e preencher com o número do voo e a data de partida do mesmo.

Como saber se o voo vai ser cancelado?

Além das companhias aéreas, é possível checar o status do voo no site da Infraero. Nesse caso, a página apresenta um painel com os voos por cidade – separados por chegadas e partidas. Ali é possível pesquisar o status do dia, dos voos mais próximos do horário em que o consumidor estiver fazendo a busca.

Como solicitar reembolso voo GOL?

Para pedir reembolso do valor pago em uma passagem Gol (com taxas ou integral), siga o passo a passo a seguir:
  1. Entre no site Minhas Reservas, e faça o login com seu número de CPF e senha.
  2. Depois você irá clicar em cancelar 1 ou mais voos e selecione os passageiros e trechos que quer cancelar e clique em continuar.

O que é taxa de no-show?

As empresas aéreas podem cobrar a taxa de remarcação, mais a variação da passagem aérea (se houver) e, no caso de "no show", cobra-se a taxa "no show" (normalmente mais alta que a de remarcação) e você tem o direito de REMARCAR a passagem, a qual nos é garantida (no Brasil) por até um ano.

Quanto é a multa por no-show?

Taxas de No-Show nas principais companhias brasileiras

E o custo por não comparecimento (no-show) para voos é de R$ 250,00 ou 100% do valor da tarifa (o que for menor).

O que é no-show em vendas?

Em vendas inside sales, no-show acontece quando uma reunião – via telefone, Hangout, Skype, Appear.in ou outra ferramenta específica – é marcada com o cliente e este acaba, por quaisquer motivos, não comparecendo. Nestes casos, às vezes o vendedor espera 10, 15, 30, 40 minutos e nada de o cliente aparecer.

O que significa a expressão no-show?

Traduzindo livremente seria “não comparecimento”, ou seja, termo usado quando você não aparece numa viagem ou quando não aparece no hotel no qual tem reserva, é considerado “no show”.

Artigo anterior
Como deixar a internet protegida?
Artigo seguinte
Como é feita a comida kosher?