Tem como deserdar um filho da herança?

Perguntado por: Núria Adriana Tavares Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

A lei permite a deserdação de um filho, ou seja, que ele seja excluído da herança através de um testamento. Caso o filho, tenha cometido um crime contra a honra, poderá ser deserdado pelo seu pai.

Como tirar um filho da herança?

A exclusão do herdeiro indigno precisa passar por processo judicial. Os herdeiros interessados devem entrar com a ação após a morte de quem deixou a herança. Nos casos de homicídio ou tentativa de homicídio, o Ministério Público também pode tomar a iniciativa.

Quando o filho perde o direito à herança?

Conforme artigo 1.963, os pais podem ser deserdados se: 1) ofenderem os filhos fisicamente; 2) praticarem injúria grave contra seus filhos; 3) mantiverem relações ilícitas com cônjuges ou companheiros dos filhos ou netos; 4) desampararem filhos ou netos com alienação mental ou doenças graves.

Qual é o procedimento para deserdar um filho?

Hipóteses para a deserdação

Rodrigo da Cunha explica que a cláusula testamentária de deserdação deve indicar expressamente a sua causa. Após a morte do testador e a abertura do testamento, os interessados, em ação própria, devem provar a veracidade da deserdação, cabendo ao deserdado contestá-la.

É possível excluir algum herdeiro do inventário?

Já a exclusão por deserdação é autorizada pelo autor da herança, ainda em vida, a excluir herdeiros que cometeram ofensas físicas, injúrias e até desamparo. Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento.

POSSO DESERDAR MEU FILHO(A)? COMO FICARÁ A HERANÇA DELE?

26 questões relacionadas encontradas

Como destituir um herdeiro?

Ou seja, a deserdação é feita em vida pelo autor da herança que, mediante testamento, poderá excluir da herança, em específico, os herdeiros necessários, assim, o cônjuge, o descendente ou o ascendente, caso ocorra algumas das situações previstas nos artigos 1.961, 1.962 e 1.963, todos do Código Civil. Art. 1.961.

Como excluir herdeiros colaterais?

1.850 do Código Civil: “Para excluir da sucessão os herdeiros colaterais, basta que o testador disponha de seu patrimônio sem os contemplar.”, ou seja, quando há herdeiros necessários a liberdade de testar restringe-se somente à metade disponível; havendo somente os facultativos, a liberdade de testar é plena.

Como funciona o processo de deserdação?

Deste modo, a deserdação não é automática. Ela deve ser anunciada em testamento, com a obrigatória apresentação dos motivos. Após a abertura do testamento, os demais herdeiros têm um prazo de quatro anos para ingressar com uma ação judicial pedindo que a pessoa cuja deserdação é solicitada seja excluída da herança.

É possível que um herdeiro necessário perca o direito à herança?

Sim, é possível a exclusão de um herdeiro ou legatário da sucessão na qual viria a ter direitos. O Código Civil admite tal possibilidade em dois casos, pelos motivos da indignidade ou deserdação, em ambos há uma prática de atos inequívocos de desapreço e menosprezo contra o autor da herança (no caso, o falecido).

Quem vive e cuida dos pais têm direito à herança maior?

Essa duvida é muito comum, e a resposta é não. Os filhos que cuidam dos pais idosos não tem mais direitos que os outros na herança.

Quem mata os pais para ficar com herança tem direito a mesma?

Nos termos do art. 1.814, inciso I, do atual Código Civil, são excluídos da sucessão os herdeiros que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou de sua tentativa, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, até mesmo de seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.

Pode deixar um filho fora do testamento?

Caso o herdeiro tente, seja por violência, seja mediante fraude, inibir ou colocar obstáculo para que o autor da herança não faça seu testamento, ou que o modifique, também poderá tal sucessor ser deserdado (cf. Arts. 1.814, III, 1.962, caput, e 1.963, caput, Lei Federal nº. 10.406/2002).

Como deixar seus bens para quem eu quiser?

A forma mais simples e eficaz de alcançar essa pretensão é através da elaboração de um Testamento. Ocorre que, apesar de apto a definir a maneira que se dará a sucessão dos seus bens, o testamento possui algumas limitações quanto à forma que pode ser utilizado,e que é previsto em Lei.

Como excluir genro da herança?

Se essa é a sua vontade, não se preocupe, porque há uma solução bem simples. Basta fazer um testamento deixando parte dos bens ao genro ou à nora, consoante o permite o art. 1.857 do CC[2].

Sou obrigado deixar herança?

São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Art. 1.846. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima”.

Qual filho tem mais direito na herança?

Qual filho tem mais direito na herança? Todos os herdeiros têm direito a no máximo 50% do total do patrimônio. A não ser que alguma orientação diferente tenha sido deixada em testamento pelo proprietário original dos bens.

O que é herdeiro indigno?

Herdeiro indigno é o que perde o direito à sucessão dos bens por ter sido condenado pelo homicídio de quem os possuía. É o caso de um filho que mata o pai, e assim perde o direito à herança.

Quais são os efeitos da deserdação?

A deserdação consiste na exclusão, ou seja, no afastamento de herdeiro necessário do direito sucessório, por razões subjetivas, de forma que o deserdado é considerado desprovido de moral para receber a herança, diante de atitudes indevidamente praticadas.

Como deserdar um cônjuge?

O cônjuge não possui causas próprias de deserdação, podendo ser deserdado apenas pelas causas previstas na indignidade.
  1. Art. 1.962. ...
  2. I - ofensa física;
  3. II - injúria grave;
  4. III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto;
  5. IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

Quando os colaterais são excluídos da sucessão?

1.840, em relação a esse assunto nada mudou, ou seja, irmãos do de cujus, portanto, parentes colaterais de segundo grau, excluem da sucessão os tios do falecido, que são parentes colaterais em terceiro grau, bem como os tios-avós e primos-irmãos, que são parentes colaterais em quarto grau.

Qual a ordem dos herdeiros colaterais?

Não havendo cônjuge, descendentes ou ascendentes, são herdeiros os parentes colaterais, (os de até 4º grau: pela ordem, irmãos, sobrinhos, tios e primos). Os mais próximos excluem os remotos, exceto os sobrinhos, que têm o direito de representar os irmãos do falecido.

Quem herda primeiro tio ou sobrinho?

O tio falecido possuía sobrinhos e seus tios vivos. Os sobrinhos terão direito à herança, herdando e dividindo os bens entre si em cotas iguais, mesmo que os tios do falecido estejam vivos, porque a lei dá preferência aos sobrinhos em relação aos tios.

Tem como destituir um inventariante?

O inventariante pode ser removido por outras causas ou faltas que o incompatibilizem com o exercício do cargo. Sendo requerida a remoção, o inventariante será intimado para se defender no prazo de 15 dias. Se o juiz remover o inventariante, nomeará outro observando a ordem de nomeação.

Qual o procedimento para obtenção da exclusão?

4. Procedimento para obtenção da exclusão. É necessário promover Ação Declaratória de Indignidade para que o indigno seja excluído da sucessão. Podendo mover esta ação apenas os interessados, que se beneficiariam caso a sentença fosse favorável à exclusão.

Quem pode contestar uma doação?

Entretanto, havendo outros herdeiros (irmãos/cônjuge) que não tenham sido beneficiados de forma igualitária ou, até mesmo, que nada receberam, a doação poderá ser questionada perante o Poder Judiciário.

Artigo anterior
Como desbloquear o chip da Claro online?
Artigo seguinte
Quais os riscos de comer sushi?