Sou que ou sou eu quem?

Perguntado por: Eduardo Valente  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (18 avaliações)

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Sou eu que ou sou eu quem?

b) Sou eu quem estou com fome. c) Fui eu quem li este livro. Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordância em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa.

Quando usar que é quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

É correto dizer entre você e eu?

Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

Qual é o certo entre mim e ele ou entre eu e ele?

A construção correta é «entre mim».

Fabiana Anastácio | Sou Eu "Clipe Oficial" Single 2018

44 questões relacionadas encontradas

O que vem primeiro eu ou você?

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

É ele que ou é ele quem?

– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.

Qual é a classe gramatical de que?

Gramática. As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. ... A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

Qual a classificação de quem?

pronome Qual pessoa: quem poderia dizer? A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez. Pessoa não especificada; alguém que: não encontrei quem fizesse o trabalho.

Qual é o correto é eu ou sou eu?

Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados. ⇢ concorda com o antecedente do quem: Sou eu quem recebo os convidados.

Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradece?

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

Qual é o correto eu quem fiz ou eu que fiz?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Qual é o pronome de quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quais são os advérbios?

Classificação dos advérbios
  • → Advérbio de lugar.
  • → Advérbio de tempo.
  • → Advérbio de modo.
  • → Advérbio de intensidade.
  • → Advérbio de afirmação.
  • → Advérbio de negação.
  • → Advérbio de dúvida.
  • → Superlativo.

Como indica o quê?

Significado de Como

advérbio Utilizado em perguntas; de que modo: como se estuda isso? ... Da forma que; expressa modo, aspecto, forma: o carro está como gosto. Em adição a; indica adição, soma: não é só inteligente como perspicaz. Cerca de; ideia aproximada de medida, valor, quantidade.

Qual a classificação da palavra de?

Contração da preposição "em" + pronome "lo"; enlo, enno, eno, no. pronome Forma do pronome pessoal o, com função de complemento, seguindo a forma verbal terminada em som nasal: o emprego, deram-no ao irmão do chefe. Etimologia (origem da palavra no). Pronome obliq.

Qual é a classe gramatical da palavra de?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

Quando se usa o quê?

Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar.

Por que é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Quando usar Qual é o quê?

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.

Qual é o certo eu e ele ou ela e eu?

Agora por uma questão de delicadeza: quem pronunciar em primeiro lugar o pronome eu, põe mais em evidência a sua própria pessoa; quem proferir em primeiro lugar ela, põe mais em evidência a outra pessoa. Pode surgir determinada situação em que, por cavalheirismo, seja conveniente falar deste modo: «Ela e eu…».

Qual a ordem correta Eu é fulano ou fulano é eu?

Quando no sujeito composto há um da 1. ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar: Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.

Qual é o correto eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Quem é pronome relativo ou indefinido?

Quem é pronome relativo indefinido. Isso acontece quando “quem” substitui “a pessoa que“: – Deus abençoa a pessoa que aprende a compartilhar. Quando “quem” for pronome relativo indefinido, terá duas funções sintáticas: a referente a “pessoa” e a referente a “que“.

Artigo anterior
Quais dessas classes de medicamentos são utilizados para o tratamento de delirium?
Artigo seguinte
Quais as adaptações que a escola deve fazer para receber os alunos portadores de limitações?