Sou obrigado a pagar sem nota fiscal?

Perguntado por: Hélder Ribeiro de Brito  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

A emissão de nota fiscal é obrigatória para todas as empresas que vendem produtos ou serviços, de acordo com a Lei 8137/1990. Isso porque ela funciona como um mecanismo de controle por parte de órgãos fiscalizatórios e para o monitoramento de possíveis crimes de sonegação de impostos.

É crime negar nota fiscal?

Não emitir a nota fiscal é considerada uma prática de sonegação fiscal, o que é crime. Mesmo assim, muitas empresas, na esperança de cortar gastos ou por temer a burocracia, se arriscam a trabalhar sem emitir corretamente esses documentos.

O que fazer quando perde a nota fiscal de um produto?

Quando há o extravio da nota fiscal, pode-se pedir 2ª via. Para obter uma segunda via da nota fiscal, basta ir até o estabelecimento onde foi comprado o produto ou contratado o serviço em questão, e requerer o documento.

Sou obrigado a vender com nota fiscal?

A obrigatoriedade da emissão das notas fiscais está na Lei 8137/1990. Os únicos empreendedores liberados da emissão obrigatória são os MEIs quando realizam uma venda ou prestação de serviço para Pessoa Física.

É crime vender produto sem nota?

Conforme determina a lei 8137/1990, é caracterizado como crime: “Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação”.

MEI PRECISA EMITIR NOTA FISCAL? RESOLVIDO!

17 questões relacionadas encontradas

Quando posso exigir nota fiscal?

Qual o prazo para solicitar nota fiscal? O prazo para solicitar nota fiscal é de até 5 anos. Dentro desse período, o emissor deve guardar todos os documentos fiscais emitidos, seja para fornecer novamente aos clientes, seja para apresentar em casos de fiscalização.

Como conseguir a segunda via da nota fiscal de um produto?

A maneira mais simples para obter a segunda via de uma Nota Fiscal é entrando em contato com que a emitiu, ou seja, o estabelecimento comercial que vendeu o produto, ou o prestador do serviço. Aqui, é importante deixar claro que não há lei que os obrigue a emitir esse documento novamente.

Como recuperar uma nota fiscal pelo CPF?

Consulte o site da SEFAZ

É possível recuperar as notas fiscais por meio do acesso ao Portal da NF-e. Isso porque a SEFAZ disponibiliza um serviço para a consulta desses documentos, e, além da consulta, possibilita que você baixe, nota por nota, de forma manual.

Como resgatar uma nota fiscal pelo CPF?

Somente com o CPF, de forma segura e oficial, não é possível. Pelo site da Receita Federal, pode-se consultar a Nota Fiscal Eletrônica de Produto com a chave de acesso contida no DANFE. Por outro lado, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços costuma ser possível consultá-la pelo site da prefeitura em que foi emitida.

Quando estabelecimento nega nota fiscal?

O MEI (Microempreendedor Individual), é isento da obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal, pois possuem um Regime Tributário diferente das demais empresas. Além disso, é importante lembrar que essa exceção só existe quando uma empresa MEI passar a ter uma relação comercial com uma pessoa física.

Como pegar a segunda via da nota fiscal com o CPF?

Para conseguir a segunda via da Nota Fiscal o consumidor (pessoa física) precisa entrar em contato com a empresa responsável pela emissão desse documento. Porém, quando se trata de uma relação com fornecedores (pessoa jurídica), é possível melhorar esse processo de emissão de segunda via de Nota Fiscal.

Como conseguir segunda via de nota fiscal através do CPF?

Documento pode ser recuperado a partir do site da Secretaria de Fazenda. É possível emitir a segunda via de notas fiscais pela Internet, a partir do site da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Para isso, é preciso ter a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e) em mãos.

Como pegar o dinheiro do CPF na nota?

Como consultar o saldo CPF na nota? Para consultar o saldo CPF na nota, o processo é simples. Basta acessar o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, inserir os dados de login, que serão CPF ou CNPJ junto com a senha cadastrada, e clicar em “Consultar”.

Como recuperar os dados da nota fiscal eletrônica?

É possível acessar o portal da NFe para recuperar nota fiscal eletrônica. No portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) o contribuinte consegue fazer o download manual dos arquivos das notas, caso ele tenha a chave de acesso.

Como achar a nota fiscal de um produto?

Para consultar uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), por exemplo, será necessário entrar no portal da Prefeitura da empresa prestadora.
...
Cada município pode exigir dados diferentes para a consulta da nota fiscal, mas, geralmente, você deve ter em mãos:
  1. CNPJ do prestador;
  2. Número da NFS-e;
  3. Código de verificação.

Como emitir segunda via de nota fiscal eletrônica?

Segunda via Nota Fiscal

Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa"; Informe a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e e marque a caixa "Não sou um robô". Feito isso, clique sobre o botão "Continuar"; A nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela.

Para que exigir nota fiscal?

A resposta é simples: para regularizar todos os tributos ao Fisco, além de manter a credibilidade do seu negócio. Em outras palavras, esse documento certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas. Então, a emissão da nota fiscal é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o empresário.

Qual a lei que exige a nota fiscal?

LEI No 8.846, DE 21 DE JANEIRO DE 1994.

Dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários, e dá outras providências.

Quando o cliente deve solicitar uma nota fiscal?

Muitos se perguntam quando o cliente deve solicitar uma nota fiscal, mas a resposta é simples: sempre. Somente com a NF-e o consumidor consegue exigir a substituição ou restituição da quantia paga, ou abatimento proporcional do preço de uma mercadoria, em casos de defeito.

Como faço para saber se tem dinheiro no meu CPF?

As consultas podem ser feitas no endereço valoresareceber.bcb.gov.br, é possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas.

Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF SP?

O contribuinte poderá consultar se o SCAN está habilitado enviando e-mail para nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br. As NF-e enviadas para o SCAN estarão disponíveis para consulta, por ora, apenas no site nacional da NF-e.

Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF BA?

Através do site www.sefaz.ba.gov.br, serviço “Nota Fiscal”: Após clicar no ícone descrito acima, o contribuinte terá acesso à seguinte tela: Page 2 As consultas de chave de acesso da NF-e a partir do Documento Auxiliar da NF-e (DANFE), inutilização de números de NF-e, empresas emissoras e obrigadas, são abertas.

Como consultar nota fiscal pelo CPF SP?

A primeira coisa a se fazer para iniciar a consulta é acessar o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Depois, na aba "consulta" você precisará preencher seu CPF/CNPJ no campo em branco e clicar em Consultar. Você será redirecionado para uma nova aba do navegador que dará acesso ao sistema da Nota Fiscal Paulista.

Como denunciar uma empresa que não emite nota fiscal?

Para fazer a denúncia contra contribuintes (empresas), é possível acessar o portal da Sefaz (www.sefaz.pb.gov.br) e procurar o serviço “Denúncia” ou então ir direto ao link https://www.sefaz.pb.gov.br/denuncia.

Como fazer uma denúncia anônima de sonegação de impostos?

Não, você pode fazer a denúncia anonimamente. Neste caso é só clicar na opção denúncia anônima na página inicial do Canal de Denúncias Patrimoniais. Serão fornecidos protocolo e senha para que você acompanhe o andamento da denúncia. Contudo, a PGFN incentiva a denúncia identificada, com dados protegidos por lei.

Artigo anterior
O que acontece se jogar açúcar no motor da moto?
Artigo seguinte
Quais as vantagens da mediação para o ambiente escolar?