Sou obrigado a pagar condomínio mesmo não morando?

Perguntado por: Alice Bianca Matos Figueiredo Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Sim. Ela é obrigatória a todos e mesmo que o proprietário não esteja usando o imóvel ou morando ali, ele é obrigado a pagar o valor já que este é calculado pela soma das despesas e divido pelo total de imóveis.

Sou obrigado a pagar condomínio sem estar morando?

O imóvel vazio paga condomínio, porque ele ele pertence a uma pessoa física ou jurídica. Em qualquer caso, é o proprietário quem deverá pagar a taxa. Se for uma pessoa física, ele é responsável pela unidade.

Sou obrigado a pagar a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é obrigatória para todos os inquilinos ou proprietários dos imóveis. Se ela não for paga, faltará dinheiro para arcar com as despesas do prédio e o condomínio pode ficar inadimplente ou cobrar a mais dos outros moradores.

Quando a pessoa não paga condomínio o que acontece?

Se o condômino não pagar o que foi determinado pelo juiz em três dias, ele terá a penhora online, ou seja, tudo o que está em sua conta bancária é direcionado para o pagamento da dívida. Se não tiver o dinheiro na conta, os bens são penhorados. Nessa fase, o proprietário pode perder o imóvel.

Como se isentar de condomínio?

A única forma de alterar algo reduzindo taxas de juros e multas é através da alteração da Convenção, que na sua grande maioria tem a exigência de aprovação por 2/3 dos moradores para que seja possível fazer, através do processo de assembleia, bem com a concordância de todos os adimplentes.

Se eu não pagar o condomínio eu posso perder o meu apartamento? - Varela torres Advocacia

21 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito à isenção de condomínio?

Não basta ser eleito síndico para ter direito a isenção do condomínio, se faz necessário que exista previsão expressa na convenção de condomínio quanto a isenção: não basta a aprovação em assembleia, é necessária previsão na convenção.

Como pagar menos condomínio?

Dicas para os condôminos
  1. Economia de água. ...
  2. Cuidados e zelo pelo patrimônio coletivo. ...
  3. Economia de energia nas áreas comuns. ...
  4. Instalação de caixas acopladas nos banheiros. ...
  5. Reduzir a folha de pagamento. ...
  6. Contratos de manutenção. ...
  7. Instalação lâmpadas de led e sensores de movimento nas áreas comuns.

Quanto tempo posso ficar devendo condomínio?

Nao existe prazo detwerminando por quantos meses o morador pode atrasar o condominio. De preferencia, pagar sempre em dia. Quanto aos atrasos, a partir de 1 mês o sindico já pode cobrar na justiça.

Quem não paga taxa de condomínio pode perder o imóvel?

Taxas de condomínio não pagas podem virar ações na Justiça e, além das multas e juros, os devedores podem até perder o imóvel para arcar com as dívidas. A inadimplência, no entanto, não pode resultar em cobrança vexatória ou perda de direitos para o condômino devedor.

Quando começo a pagar a taxa de condomínio?

Nos casos de imóveis adquiridos durante o período de construção, você começa a pagar após a Assembleia de Instalação do Condomínio. Nos casos de imóveis prontos, ou seja, nos quais a Assembleia de Instalação já tenha sido realizada, você inicia o pagamento a partir da data de assinatura do Contrato de Compra e Venda.

Qual o valor do condomínio a ser pago?

Como é determinado o valor da taxa de condomínio? Some todas as despesas do condomínio, como por exemplo: pagamento dos funcionários, conta de água, energia consumidas pelas áreas comuns e IPTU. Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano.

É vantagem pagar condomínio?

O rateio nos condomínios a princípio parece uma vantagem que vai compensar comparando com a casa. Mas o valor que cabe a cada morador pode acabar sendo alto e impactar bastante no orçamento de uma família, principalmente nas grandes cidades.

Porque apartamento tem que pagar condomínio?

A taxa de condomínio se trata de uma cobrança mensal, feita pela administração aos moradores ou usuários de um edifício, com o intuito de sustentar as despesas condominiais. Seja residencial ou comercial, a taxa condominial é importante para a gestão saudável do prédio e de suas instalações.

Como fica o condomínio com a pandemia?

A proposta estabelece que, enquanto durar a pandemia, o condomínio poderá suspender ou restringir o uso das áreas comuns dos edifícios, bem como atividades sociais, e limitar o número de pessoas nos elevadores e a forma do seu uso.

Qual é a função do subsíndico?

O papel do subsíndico é contribuir com a gestão condominial como um todo, assumindo provisoriamente as responsabilidades em caso de afastamento, renúncia ou destituição do síndico. Nestas hipóteses, o subsíndico assume o cargo de síndico, competindo a ele convocar assembleia para que seja realizada uma nova eleição.

O que é incluso no condomínio de um apartamento?

O que está incluso na taxa? Todas as despesas do condomínio, como prestação de serviços, luz, água, IPTU, salário de funcionários, bem como o Fundo de Reserva, quando aprovado em assembleia, para emergências e reformas.

Quando se aluga um apartamento quem paga o condomínio?

O que diz a lei

Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.

Qual a lei que rege os condomínios?

Lei do Condomínio - Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.

O que caracteriza um condomínio?

De modo geral, podemos dizer que condomínio é um espaço dividido por diversos proprietários, com áreas de convivência em comum. Cada um dos condôminos tem sua própria unidade, que difere uma da outra. O ponto principal de um condomínio é o fato dele não ser aberto ao público.

Como é feito o cálculo do valor do condomínio?

O valor é calculado a partir da soma das despesas ordinárias, do fundo de reserva e de eventuais despesas extraordinárias.

Como definir a taxa de condomínio?

Some todas as despesas do condomínio, como por exemplo: pagamento dos empregados, conta de água (caso não haja hidrômetros individuais), energia consumida pelas áreas comuns (elevadores, iluminação, etc) etc. Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano.

Como é calculado o valor da taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é calculada após a soma de todos os gastos que envolvem a manutenção do edifício, podendo ser realizado de duas formas diferentes para cada morador: por unidade ou por fração ideal.

Sou obrigado a pagar condomínio antes de receber as chaves?

Despesas de condomínio não podem ser cobradas antes da entrega das chaves. É inviável a cobrança de despesas de condomínio antes da entrega das chaves.

Quem paga o condomínio antes da entrega das chaves?

Responsabilidade da Construtora em pagar a taxa condominial até que o consumidor receba as chaves do imóvel. Algumas construtoras transferem aos consumidores o ônus de realizar o pagamento das taxas condominiais antes da entrega das chaves do imóvel, ou seja, antes que estejam na posse do que compraram.

Artigo anterior
Qual a sequência da análise primária de uma vítima?
Artigo seguinte
Quais os tipos de locução verbal?