Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho?

Perguntado por: Lisandro Micael Branco Magalhães Simões  |  Última atualização: 3. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho? O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava.

Quando quebramos algo no trabalho temos que pagar?

Sou obrigado (a) pagar? O Princípio da Intangibilidade Salarial não permite que o empregador proceda descontos infundados no salário do empregado (artigo 462, CLT). Contudo, casos onde o empregado danificou algo na empresa podem ser exceção à essa regra.

Pode descontar objeto quebrado de funcionário?

Se o empregado quebra um material de trabalho ou estraga um aparelho, por exemplo, sem ter tido a intenção de causar o dano, esse desconto só pode ser feito se tiver a previsão no contrato, ou então, com autorização posterior dele.

Sou obrigada a pagar algo que quebrei?

A regra do “quebrou, pagou não está amparada em nenhuma lei. Portanto, se uma pessoa deixar um produto cair por acidente, ela não é obrigada a pagar. De acordo com advogado direito do consumidor, que se baseia no Código do Consumidor, o risco de danificar alguma mercadoria é inerente à própria empresa.

Pode cobrar prejuízo do funcionário?

Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado. O artigo 462 da CLT, que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.

Quebrei algo no trabalho. Sou obrigado (a) pagar? Advogado responde

39 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a pagar prejuízo na empresa?

Se o empregado causa um prejuízo ao patrão e esta conduta foi intencional, isto é, se o empregado desejou o resultado de causar o dano, naturalmente terá de arcar com os prejuízos causados. Nestes casos o empregado pode, sim, sofrer descontos salariais do valor que for suficiente para cobrir o prejuízo.

O que acontece se eu quebrar algo no trabalho?

O empregador poderá descontar os valores referentes ao dano causado pelo empregado no limite máximo de 70% da remuneração do funcionário, por analogia ao § único, do art. 82, da CLT.

É proibido pagar o quebra?

Dessa forma, toda vez que, por acidente, de forma involuntária, ou até mesmo por descuido, você derrubar algo em uma loja ou supermercado você não está obrigado a pagar.

É obrigado a empresa pagar?

O pagamento de salário deve ser feito em dia, o descumprimento pode acarretar multas e processos trabalhistas. Assim sendo, a empresa precisa efetuar mensalmente o pagamento de salário, mediante recibo, até o 5º dia útil, subsequente ao mês de trabalho.

O que acontece quando quebra um prato sem querer?

Em muitas culturas esse ato é um bom presságio

Acredita-se que a energia negativa emanada pelas pessoas é capaz de quebrar louças. Os gregos são adeptos da prática e, de acordo com a cultura, o barulho das louças quebradas afasta os maus espírito. Além disso, é a prova do desapego material.

Quando o funcionário erra ele tem que pagar?

Veja o que diz o § 1º do art. 462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) : “§ 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado”.

O que a empresa não pode descontar do funcionário?

Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".

O que acontece se eu quebrar o notebook da empresa?

Na prática, o empregador só pode descontar do salário do funcionário algum aparelho ou objeto danificado se o profissional o tiver quebrado intencionalmente. No caso dos computadores, por exemplo, “se o aparelho quebrar durante o expediente, não pode haver o desconto”, explica o advogado Luiz Fernando Alouche.

Pode descontar falta de estoque de funcionário?

Sim, o desconto acontece quando o valor ultrapassa o limite definido em acordo com o empregador.

Pode ser descontado falta de caixa?

Quando falta dinheiro no caixa pode descontar do funcionário? Assim, se houver de fato uma quebra de caixa, é possível o desconto justamente porque existe o recebimento dessa parcela. Contudo, se não houver quebra de caixa, o valor é destinado integralmente ao trabalhador e é bom lembrar que tem natureza salarial.

O que diz o artigo 482?

482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.

É obrigatório dar lanche para funcionário?

ALIMENTAÇÃO - É UMA OBRIGAÇÃO OU UMA FACULDADE DO EMPREGADOR? A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado.

É permitido comer no local de trabalho?

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 24, apenas as empresas com mais de 300 funcionários devem ter um refeitório. As empresas com 30 a 300 funcionários não são obrigadas a terem um refeitório, contudo, devem oferecer um local adequado para a refeição dos colaboradores, por exemplo, uma copa ou cozinha.

Quanto tempo de café o funcionário tem direito?

Após quatro horas de trabalho contínuo, dentro de jornadas que não excedam seis horas, é obrigatório que o empregador dê 15 minutos de intervalo para descanso, de acordo com o 1 ° parágrafo do artigo 71 da CLT: Art.

Como denunciar o quebra?

Caso o cidadão desconfie de qualquer ilegalidade nos exames práticos, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto.

Para quem vai o dinheiro do quebra?

Assim, a gratificação quebra de caixa integra a remuneração do empregado para todos os fins, ou seja, para o cálculo de férias, do terço constitucional, do 13º salário, de hora extraordinária e adicional noturno, inclusive no cálculo das verbas rescisórias.

O que é pagar o quebra?

quando reprovado, pagar de novo pra realizar um novo teste. Quando aprovado, pagar para iniciar a autoescola. As aulas teóricas e práticas estão todas inclusas no contrato com a autoescola.

Estou machucado a empresa pode me demitir?

Estabilidade no Emprego: Conforme previsto na legislação trabalhista brasileira, o trabalhador acidentado tem direito à estabilidade provisória no emprego por um período mínimo de 12 meses após seu retorno ao trabalho. Durante esse período, o empregador não pode demitir o trabalhador sem justa causa.

Pode dar advertência e descontar do salário?

Na advertência não há prejuízos nos salários do empregado. A suspensão disciplinar, por sua vez, é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.

Qual o valor máximo que pode ser descontado do empregado?

Ou seja, o limite máximo para todos os descontos em folha de pagamento é estabelecido em 70%. Isso implica que, independentemente da variedade de descontos, o empregado deve receber, no mínimo, 30% de seus rendimentos em forma de pagamento líquido.

Artigo anterior
Qual salário de uma Recepcionista 2021?
Artigo seguinte
Qual a melhor cola para colar pérola?