Sou obrigado a comprar roupa para trabalhar?

Perguntado por: Manuel Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Nenhum empregado pode ser obrigado a comprar itens da marca para trabalhar, ainda que seja concedido desconto na aquisição.

Sou obrigada a comprar uniforme?

Nestes termos, o precedente normativo nº 115 do TST: "Determina-se o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador." Caso o seu empregador o obrigue a comprar o uniforme, como condição para exercer suas funções, procure seus direitos!!!

O que a CLT diz sobre uniforme?

O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

Quando a empresa não fornece o uniforme pode exigir vestimenta?

Segundo a CLT, a empresa deve fornecer gratuitamente o uniforme aos funcionários. Caso o uso seja misto, o custo deve ser partilhado. Entretanto, podem ser feitos descontos na folha de pagamento em caso de extravio ou danos devido ao uso de forma inadequada das peças de roupa disponibilizadas.

Sou obrigado a trabalhar de calça?

Exigência de uso de peças de vestuário em cor padronizada deve ser custeada pelo empregador. A empresa que exige do empregado o uso de peças de vestuário em cor padronizada deve fornecê-lo, como determina o art. 2º da CLT.

7 piores erros ao se vestir para o trabalho

25 questões relacionadas encontradas

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

O assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.

O que a empresa pode exigir do funcionário?

Desse modo, exigir o uso de sapatos, roupas e acessórios durante o horário de expediente é direito do contratante, de modo que o colaborador tem o dever de cumprir essa regra, sendo prudente estabelecer os critérios previamente e por escrito.

Pode cobrar uniforme do funcionário?

Assim, como não há na legislação nenhum dispositivo autorizando esse desconto, ele não é possível. A exceção é caso essa cobrança seja prevista na convenção coletiva de cada categoria, embora seja algo raro de acontecer.

Pode cobrar uniforme de funcionário?

O fornecimento dos uniformes deve ser gratuito, desde que exigido seu uso pelo empregador (Precedente Normativo 115 do TST). Além do mais, conforme artigo 166 da CLT, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco.

O que diz o artigo 166 da CLT?

Art . 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

Quem deve pagar pelo uniforme da empresa?

MAS QUEM PAGA PELO UNIFORME? De acordo com a lei, quando o uniforme é obrigatório a empresa deve fornecê-lo para seus colaboradores. Já se o uso é opcional, é possível subsidiar apenas uma parte do valor ou cobrá-lo integralmente dos funcionários.

Sou obrigada devolver uniforme da empresa?

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.

O que fazer se o funcionário não devolver o uniforme?

Se o empregado não devolver o equipamento do empregador, é justo que o empregador exija que o funcionário pague por ele ou tome medidas razoáveis ​​para recuperar o EPI de uma maneira que não entre em conflito com as leis federais, estaduais ou locais sobre tais ações.

O que é coagir um funcionário?

Código Penal – Artigo 203

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

O que um funcionário não pode fazer?

As 8 coisas que você nunca deve fazer no trabalho
  1. Reclamar demais. ...
  2. Se voluntariar o tempo todo. ...
  3. Se vestir inapropriadamente. ...
  4. Falar sobre política. ...
  5. Espalhar fofoca. ...
  6. Gastar muito tempo em ligações pessoais, mídias sociais etc. ...
  7. Trabalhar doente. ...
  8. Roubar a comida do seu colega de trabalho.

É crime desvio de função?

De acordo com esse artigo, qualquer alteração na relação de emprego precisa ser de mútuo consentimento. Portanto, se o empregador muda o colaborador de função sem acordar isso previamente ele, além de estar acarretando prejuízos ao empregado, ele está cometendo um ato ilícito.

Como provar humilhação no trabalho?

Existem várias maneiras de provar um assédio moral no trabalho e uma delas é através de testemunhas, elas podem descrever perante o juiz o processo de toda a humilhação que presenciaram.

O que é considerado constrangimento no trabalho?

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.

Quais são os tipos de humilhação?

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

Qual o valor de uma multa por desvio de função?

Caso seja reconhecido o acúmulo ou desvio de função, sendo determinado o pagamento pelo empregador de uma diferença salarial, esse valor irá refletir em todas as verbas salariais, tais como, aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS e multa de 40%, horas extras e eventuais adicionais recebidos pelo trabalhador, como ...

O que não pode dentro de uma empresa?

Gritar e bater na mesa são atitudes que não condizem com a postura de um funcionário que deseja crescer. E muito menos de um chefe. Você deve controlar sua raiva, respirar fundo e canalizar seu estresse para o esforço da resolução dos problemas da empresa.

Quais são os direitos do funcionário?

Principais direitos do trabalhador brasileiro
  • Carteira de Trabalho. É um documento obrigatório para qualquer pessoa que presta algum serviço. ...
  • Jornada de Trabalho e Hora Extra. ...
  • 13° Salário. ...
  • Férias. ...
  • FGTS. ...
  • Seguro-desemprego. ...
  • Vale Transporte. ...
  • Abono salarial.

O que acontece se não devolver o computador da empresa?

Sendo assim, com o término do contrato do trabalho, caso o ex-funcionário se negue a devolver os bens que lhe tinham sido cedidos pela empresa, poderá vir a incorrer na prática do delito de apropriação indébita, previsto no artigo 168, do Código Penal, cuja pena, na sua forma simples, varia de um a quatro anos de ...

Quanto tempo tenho para devolver o uniforme?

Se o empregado engorda e não cabe mais na roupa a empresa tem de fornecer outra, exceto quando por força da CCT a reposição do vestuário está marcada para cada 6 meses ou 12 meses, caberá ao empregado mover céus e terras para voltar a caber na mesma roupa enquanto não recebe a outra!

Artigo anterior
Qual o salário do Faustão na Band?
Artigo seguinte
Qual é o significado de coleta seletiva?