Sou grata a você tem crase?

Perguntado por: Gaspar Cunha Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada.

Sou grata a Deus tem crase?

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'. Portanto, não tem crase'.

Tem crase antes de pronome você?

O correto é A VOCÊ, sem o acento grave no "A". Este acento indicaria a existência de crase, se houvesse. ... 2 - Grafa-se A VOCÊ, sem o acento grave no A (preposição), pois uma das condições para a existência da crase não está presente: diante da palavra VOCÊ não cabe a colocação do artigo definido "a".

Quanto a Maria tem crase?

Muitas pessoas se perguntam se há crase diante de nomes próprios femininos. Haverá ou não. A crase só ocorrerá se houver uma intimidade com a pessoa, pois em português o nome próprio pode ser precedido do artigo definido: o João, a Lúcia. Então, tanto é correto dizer-se: “Dedico à Maria...” ou “Dedico a Maria... ”.

Sou a tem crase?

A crase ocorre por alguns motivos, quais sejam: a) regência verbal: quando o verbo rege a preposição “a” e o substantivo posterior admite o artigo “a”: Obedeço à lei. b) regência nominal: quando um nome (adjetivo ou substantivo) rege a preposição “a” e o substantivo posterior admite o artigo “a”: Sou obediente à lei.

COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba

26 questões relacionadas encontradas

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando a qual tem crase?

A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome “a qual”/ “as quais” e o verbo exigir a preposição “a” em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

Quanto a nossa ou quanto a nossa?

Resposta: ambas estão corretas. Sabemos que a crase está condicionada ao uso simultâneo da preposição “a” com o artigo “a”. É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.

Tem crase antes de Nossa Senhora?

Nossa Senhora não aceita artigo. Dizemos “Nossa Senhora tem devotos”. Nunca “A Nossa Senhora tem devotos”. Sem artigo, a crase não tem vez.

Sou a Maria ou é a Maria?

O uso do artigo é facultativo antes de nomes próprios femininos: Maria é uma simpatia. OU A Maria é uma simpatia. Joana é inglesa.

Quais são os pronomes pessoais?

São elas:
  • 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
  • 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
  • 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Pode usar crase antes de pronomes possessivos?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Como escrever Sou grata a Deus?

Sou muito grata a Deus que me deu a graça desta [...] vocação. I am very grateful to God who gave me the grace [...]

Como escrever grata a Deus?

A expressão “Graças a Deus” é escrita sem crase, porque Deus é um substantivo masculino. Nesse caso, não há a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, que formam a crase. Há somente o “a” da preposição. ex: Graças a Deus, eu consegui um novo emprego.

Como se escreve grata a Deus?

A forma correta de escrita de expressão é Graças a Deus, sem acento indicador de crase. Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem!

Fez uma promessa a Nossa Senhora tem crase?

Não haverá crase antes de nomes próprios que repelem o artigo: Rezo a Nossa Senhora. O guerreiro falou a Iracema. Fiz uma promessa a Santa Teresinha.

Onde não colocar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quanto a nossa tem crase?

Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo. ex: Ele entregou o presente à sua noiva. ex: Ele entregou o presente a sua noiva. ex: Ele foi à nossa casa.

É referente a ou a?

Referente é um adjetivo que estabelece regência nominal com a preposição a. É, assim, obrigatória a presença da preposição a depois do adjetivo referente. Referente a indica algo que se refere a ou que diz respeito a algo ou alguém, sendo sinônimo de relativo a e respeitante.

Quanto ao quanto o?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a(s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

Tem crase antes de a qual?

Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a qual por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo, mas tem de ser do mesmo número — singular ou plural). Se, com o masculino aparecer ao qual, aos quais, acento no a: Eis a casa à qual me referi. (Eis o livro ao qual me referi.)

Como usar a qual o qual?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.
...
Ao qual, do qual, no qual ou pelo qual
  • a + o qual = ao qual;
  • de + o qual = do qual;
  • em + o qual = no qual;
  • por + o qual = pelo qual.

Como usar o qual os quais?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Quando usar crase exemplos?

Quando usar a crase?
  • Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  • Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  • Portanto:
  • Atenção! ...
  • Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  • Resolução.

Sou grato à Deus versículo?

16 – Salmos 118:28-29. Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Artigo anterior
Como conseguir uma clínica de reabilitação gratuita?
Artigo seguinte
Quais são os instrumentos de menor potencial ofensivo?