Sou funcionária pública posso me aposentar e continuar trabalhando?

Perguntado por: Kevin Costa  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

3. Servidores Públicos. Também há restrição à continuidade no trabalho após a aposentadoria para os servidores públicos. Inclusive, a reforma da previdência aprovada através da Emenda Constitucional nº 103/2019 alterou as regras em relação à continuidade no trabalho para o servidor público aposentado.

O que acontece se eu me aposentar e continuar trabalhando?

Apesar da recente reforma da previdência, aposentados que continuam trabalhando ainda devem contribuir com o INSS e receber o depósito do FGTS. Importante lembrar que, apesar da contribuição, o novo tempo de serviço não é contabilizado, pois não é possível pedir a revisão da aposentadoria, como veremos a seguir.

Quando saiu a lei que servidor público não pode exercer seu trabalho após sua aposentadoria?

Entendimento Principal:

Dessa forma, a partir de 13 de novembro de 2019, qualquer servidor ou empregado público que venha a se aposentar automaticamente terá seu vínculo de trabalho extinto, independentemente do regime ao qual esteja vinculado.

Quando o funcionário público se aposenta ele recebe o quê?

Ao se aposentar por idade depois da reforma da previdência pelas regras do Regime Geral, o servidor público municipal vai receber 60% da média de todos os seus salários de contribuição com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos para os homens e de 15 anos para as mulheres.

Quem é servidor público e se aposentou antes da reforma pode ou não continuar no cargo?

Ao servidor público concursado, seja ele municipal, estadual ou da União, é vedado continuar trabalhando no mesmo cargo em que se deu a aposentadoria, mas nada impede que possa prestar outro concurso público e, aí, sim, ter uma relação de trabalho diferente daquela que gerou a aposentadoria.

Quem aposenta pode continuar trabalhando? INSS e Servidor Público

32 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora o processo de aposentadoria do servidor público?

O prazo de 60 dias é um tempo razoável e suficiente para a Administração apreciar e concluir o processo de aposentadoria, ultrapassado tal prazo resta configurada uma demora excessiva e injustificada por parte do estado (fl.

Quais são as regras para aposentadoria do servidor público?

I – 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher; II – 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que cumprido o tempo mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público e de 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria.

É possível se aposentar pela prefeitura e pelo INSS?

Sim, mas somente se forem de regimes diferentes. Isto é, uma pensão por morte concedida pelo RGPS e a outra pelo RPPS. Funciona da mesma forma que as aposentadorias.

Quem tem direito a aposentadoria integral no serviço público?

Portanto, para se aposentar com 100% da média (portanto, de forma integral), o servidor público vai precisar ter pelo menos 40 anos de contribuição (60% + 40%). Por sua vez, a regra do pedágio de 100% garante uma aposentadoria com 100% da média dos salários de contribuição em qualquer caso.

Quem é aposentado pode trabalhar na prefeitura?

No caso do servidor público efetivo que se aposenta pelo INSS, é necessário consultar a legislação local para verificar se há restrição à continuidade no cargo. Caso não haja restrição, o servidor público aposentado pode continuar no mesmo cargo.

Pode demitir funcionário aposentado?

Em síntese, não há previsão na legislação que garanta ao trabalhador que está próximo a se aposentar que ele não será demitido, porém, para algumas categorias, há a possibilidade de haver uma cláusula de estabilidade estabelecida através dos sindicatos.

Quantos anos Estabilidade servidor público?

A estabilidade é alcançada somente após um período de três anos, durante o qual o desempenho do servidor é avaliado por uma comissão instituída para esse fim.

Sou aposentada posso prestar concurso público?

A lei não impõe restrições para que os aposentados participem de concursos públicos, desde que os requisitos exigidos pelo edital sejam atendidos.

Quando a pessoa se aposenta o salário diminui?

“Quando as pessoas se aposentam por incapacidade permanente, não há um decréscimo nas despesas mensais dos segurados, mas, pelo contrário, geralmente ocorre um aumento de despesas”, disse.

Quem se aposenta tem direito à multa de 40 %?

Trabalhador que continua no emprego após aposentadoria tem direito a multa sobre FGTS na dispensa sem justa causa. Se o empregado continua prestando serviços ao mesmo empregador após a aposentadoria espontânea, terá direito à multa de 40% sobre o FGTS depositado em sua conta vinculada.

Quem se aposenta e continua trabalhando pode sacar o FGTS?

Tanto aqueles que se aposentaram e continuam trabalhando, quanto aqueles que se aposentaram e decidiram parar de trabalhar, podem sacar o valor integral do FGTS.

O que mudou na aposentadoria do servidor público municipal?

A aposentadoria pode ser integral, mas o servidor não tem direito à integralidade e à paridade. Caso o ingresso no serviço público tenha se dado após a instituição de Previdência Complementar pelo ente federativo, a aposentadoria será limitada ao Teto do INSS (R$ 7.786,02 em 2024).

Qual o salário da aposentadoria integral?

Receber uma aposentadoria integral significa que o segurado terá mensalmente 100% do seu salário de benefício – explico melhor sobre isso adiante. Antes de tudo, preciso esclarecer para você uma confusão que muitas pessoas fazem por ai em relação à aposentadoria integral.

Quais doenças dão direito a aposentadoria integral?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Pode ter 2 aposentadorias em regimes diferentes?

Enfermeiros, professores e médicos estão entre os que podem usufruir dessa opção. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de receber duas aposentadorias de regimes diferentes. A resposta para essa pergunta é sim, é possível acumular duas aposentadorias, desde que sejam de regimes distintos.

Em que situação pode ter duas aposentadorias?

Só é possível receber uma aposentadoria pelo INSS e, por isso, é muito importante planejar bem qual será a aposentadoria escolhida para o seu futuro, afinal, como eu gosto de falar, a aposentadoria do INSS é só uma e deve ser paga pelo resto da vida e, por isso, é tão importante cuidar tão bem dela.

Pode levar tempo de serviço público para INSS?

Do mesmo modo, segurados do INSS que em alguma época trabalharam no serviço público, podem incluir esse período na contagem de seu tempo de contribuição. Essa possibilidade de transferência entre regimes de previdência é conhecida como Contagem Recíproca do Tempo de Contribuição e está prevista na Lei 6226/75 .

Onde dar entrada na aposentadoria de servidor público?

Deve-se procurar o Setor de Gestão de Pessoas do órgão ao qual está vinculado.

Quem começou a trabalhar antes de 1998 pode se aposentar?

Sim, é possível ter a aposentadoria proporcional para quem começou a trabalhar antes de 1998 e cumpriu todos os requisitos antes de 13/11/2019 (Direito adquirido), já que a Reforma da Previdência de 2019 extinguiu essa modalidade de aposentadoria.

Como o INSS comunica a aposentadoria?

A carta de concessão é o documento oficial de confirmação dos direitos dos segurados da previdência social aos benefícios que eles solicitam ao INSS. Ela mostra as principais informações do benefício aprovado.

Artigo anterior
Como fazer propaganda de comida no whatsapp?
Artigo seguinte
Qual palavra substitui abraço?