Sou eu que faço ou quem faço?
Perguntado por: Salomé Gonçalves Santos | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
Sou eu quem vou ou sou eu que vou?
Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados. ⇢ concorda com o antecedente do quem: Sou eu quem recebo os convidados. Então, esse é mais um dos casos em que você nunca vai errar!
Qual é o certo fui eu que ou fui eu quem?
Fui eu que fiz
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Que vai fazer ou quem vai fazer?
Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Sou eu que pergunto Ou sou eu quem pergunta?
As duas frases estão corretas, sendo que a segunda admite a variante "sou eu quem pergunto".
Fabiana Anastácio | Sou Eu "Clipe Oficial" Single 2018
Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradece?
As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!
Fazem 7 anos ou faz 7 anos?
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Irá fazer ou vai fazer?
Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
Vai fazer ou vão fazer?
O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...
Irão fazer ou vão fazer?
As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.
Foi eu que ou quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
O que vem primeiro eu ou a pessoa?
Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)
Quando usar o pronome que é quem?
1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.
É correto dizer entre você e eu?
De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal.
Sou eu quem responde pelos meus interesses?
A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Sou eu mesma é correto?
O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.
Vão fazer ou vai fazer 10 anos?
1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.
Vão fazer 5 anos ou vai fazer?
Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular). Assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou, Deve fazer alguns meses que eles não se falam.
Quando o verbo fazer vai para o plural?
O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.
Irá viajar ou vai viajar?
As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.
IRA ou irá?
Ele ira toda a gente sempre que fala. Irá, com acento agudo na vogal “a”, e a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo ir.
Vai vir ou irá?
A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.
Faz 8 anos ou fazem?
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Foi ou foram 5 anos?
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Tem como desbloquear Kindle?
O que é e como é formada a consciência psicológica?