Serão excluídos ao lucro líquido?
Perguntado por: Carolina Sofia Teixeira | Última atualização: 21. März 2022Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)
2) poderão ser excluídos do lucro líquido: a) os valores cuja dedução seja autorizada pela legislação tributária e que não tenham sido computados na apuração do lucro líquido do período de apuração (exemplo: depreciação acelerada incentivada);
Serão adicionados ao lucro líquido?
Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração (Decreto-lei 1.598/77, art. ... II – os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com o Regulamento, devam ser computados na determinação do lucro real.
Devem ser excluídos do lucro líquido do período de apuração?
Na determinação do lucro real, poderão ser excluídos do lucro líquido do período de apuração (Decreto Lei 1.598/77, art.
O que são adições e exclusões?
As adições e as exclusões representam valores (receitas e despesas) que transitaram ou não pela contabilidade mas que foram registrados ou controlados no LALUR, compondo em definitivo o lucro real.
O que são Exclusoes?
Exclusões é o plural de exclusão. O mesmo que: afastamentos, excepções, limitações, omissões, restrições, segregações.
O que é Lucro Líquido? Entenda em 1 minuto - Valore Brasil
São adições temporárias?
ADIÇÕES E EXCLUSÕES: TEMPORÁRIAS E DEFINITIVAS
Em resumo, a discussão entre Fisco e Contabilidade é sobre o MÉRITO da receita ou da despesa. Já uma despesa não dedutível pelo Fisco num período, por não preencher determinado requisito, que será preenchido em períodos seguintes, será considerada como adição temporária.
Qual é o limite de compensação de Prejuízos sobre o lucro Real do período?
A soma dos prejuízos fiscais não operacionais com os prejuízos decorrentes de outras atividades da pessoa jurídica, a ser compensada, não poderá exceder o limite de 30% (trinta por cento) do lucro líquido do período-base da compensação, ajustado pelas adições e exclusões previstas ou autorizadas pela legislação do ...
Quando da apuração do lucro real pelas empresas devem ser feitos ajustes que envolvem o lucro contábil apurado?
De acordo com a Lei nº 9.718, a adesão ao lucro real é obrigatória para empresas que têm um faturamento bruto superior a R$78 milhões no período de apuração da tributação. Outras empresas devem se enquadrar no regime, independente da receita bruta.
E o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária?
Art 6º - Lucro real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. ... 51) e das participações, e deverá ser determinado com observância dos preceitos da lei comercial.
O que entra no cálculo do lucro real?
As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. ... A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração.
Quais são as despesas dedutíveis no lucro real?
- CONCEITO DE DESPESA OPERACIONAL DEDUTÍVEL.
- TRIBUTOS E MULTAS POR INFRAÇÕES FISCAIS.
- FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.
- DESPESA COM CONSERVAÇÃO DE BENS E INSTALAÇÕES.
- JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO.
- OUTROS JUROS DE CAPITAL.
- DESPESA COM PESQUISA CIENTÍFICA.
- DESPESA COM ALUGUEL E ROYALTIES.
Quais são as despesas não dedutíveis no lucro real?
São despesas não dedutíveis no lucro real, também, as contraprestações de arrendamento mercantil e do aluguel de bens móveis ou imóveis, exceto quando intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços; as despesas de depreciação, amortização, reparo, manutenção, conservação, impostos, ...
Como preencher a parte B do Lalur?
A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.
Como preencher a parte A do Lalur?
1° passo. Clique em Cadastros>>LALUR/LACS>>Naturezas dos Ajustes (Parte A), verifique e/ou inclua as contas para ajuste do lucro líquido (Adições, Exclusões e Compensações), nas contas da Parte A do LALUR e LACS, daí, informe o tipo da tabela dinâmica do ECF que será realizado o De/Para das contas cadastradas.
Qual a diferença entre Lalur E-lacs?
Os livros eletrônicos e-LALUR (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real) e o e-LACS (Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL) são livros fiscais destinados à apuração extracontábil do Lucro Real, sujeito à tributação Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), sendo ambos, obrigatórios para os contribuintes ...
Onde são feitos os controles da apuração do lucro real?
Os controles de adições, exclusões e compensações do Lucro Real são efetuados em Livro próprio para isto, chamado "Livro de Apuração do Lucro Real" (LALUR).
Como fazer apuração de IRPJ e CSLL lucro Real?
· IRPJ: 25% para Lucro acima de R$ 20.000,00/mês; · CSLL: 9% sobre qualquer Lucro apurado. Em resumo, no Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração pelo Lucro Real pode ser trimestral ou anual.
Qual o conceito de lucro real?
Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Quando se trata do regime de Lucro Real pode haver, inclusive, situações de Prejuízo Fiscal, hipótese em que não haverá imposto de imposto de renda a pagar. ...
Como compensar os prejuízos acumulados?
O que fazer para compensar prejuízo em ações? A regra da Receita Federal diz que os prejuízos acumulados na bolsa de valores podem ser descontados dos lucros dos meses subsequentes. Dessa forma, quando você compensar prejuízo em ações, o valor de imposto incidido sobre o lucro será menor.
Como compensar prejuízos de exercícios anteriores?
De acordo com a Receita Federal, os prejuízos acumulados nos meses anteriores podem ser descontados dos lucros do mês atual a fim de diminuir a base de incidência do IR, diminuindo o valor do imposto que deve ser pago mensalmente. Essa compensação pode ser feita em ações ou em fundos de investimento.
É possível a compensação de prejuízo na modalidade lucro presumido?
2) Resposta: Não. Observe-se que o regime de tributação com base no lucro presumido não prevê a hipótese de compensação de prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores nos quais a pessoa jurídica tenha sido tributada com base no lucro real.
É exemplo de adição permanente?
Multas, doações, despesas sem NF e várias outras despesas de curto prazo, que se apresentam definitivas, são tratadas como adições/exclusões permanentes. Uma vez na base de cálculo, ali permanecem até o final do período fiscal.
O que são diferenças temporárias e permanentes?
As diferenças permanentes são aqueles registradas na contabilidade, mas que não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis na memória de cálculo de IRPJ e CSLL. ... As diferenças temporárias são aquelas registradas na contabilidade, mas não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis no momento do registro.
O que são diferenças temporárias?
Diferenças temporárias: diferenças entre o valor contábil de um ativo ou passivo e sua base fiscal. ... Diferenças temporárias tributáveis: diferenças temporárias que resultarão em valores tributáveis no futuro quando o valor contábil de um ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
Como fazer pedido de divórcio pela Defensoria Pública?
Qual a primeira vez que o Dean morre?