Será absoluta a nulidade do julgamento pelo Júri quando os quesitos da defesa não precedem aos das circunstâncias agravantes?

Perguntado por: Érica Ângela Marques Reis Valente  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

O STF, inclusive, já editou súmula a respeito. É a de número 162 – “É absoluta a nulidade do julgamento pelo Júri, quando os quesitos da defesa não precedem aos das circunstâncias agravantes”. O ministro Eros Grau, no entanto, refutou o argumento da defesa. Para ele, a alegação é improcedente.

É relativa a nulidade do julgamento pelo júri quando os quesitos da defesa não precedem aos das circunstâncias agravantes?

Súmula 162-STF: É absoluta a nulidade do julgamento pelo júri, quando os quesitos da defesa não precedem aos das circunstâncias agravantes. Válida. Renato Brasileiro explica que, por força da Lei nº 11.689/2008, as agravantes e atenuantes não são mais quesitadas aos jurados.

É nulo o julgamento ulterior pelo júri?

É nulo o julgamento ulterior pelo júri com a participação de jurado que funcionou em julgamento anterior do mesmo processo.

E absoluta a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção independentemente de prejuízo às partes?

IV É absoluta a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção, independentemente de prejuízo às partes. V É nula a decisão do tribunal que acolhe, contra o réu, nulidade não arguida no recurso da acusação ou em casos de recurso de ofício.

É nula a decisão do Tribunal que acolhe contra o réu?

Súmula 160

Enunciado: É nula a decisão do Tribunal que acolhe, contra o réu, nulidade não arguida no recurso da acusação, ressalvados os casos de recurso de ofício.

? Quesitos no Júri Processo Penal

43 questões relacionadas encontradas

É nula a decisão do tribunal que acolhe contra o réu nulidade arguida no recurso da acusação?

Súmula 160 STF

É nula a decisão do Tribunal que acolhe, contra o réu, nulidade não arguida no recurso da acusação, ressalvados os casos de recurso de ofício. Um bom exemplo para o entendimento dessa súmula é no caso de incompetência absoluta do juízo que tenha absolvido o réu.

É nula a decisão do tribunal que acolhe contra o réu nulidade não arguida no recurso da acusação exceto nos casos de recurso de ofício?

Súmula 160 STF - É nula a decisão do tribunal que acolhe, contra o réu, nulidade não argüida no recurso da acusação, ressalvados os casos de recurso de ofício. Com base no CPP, julgue os itens a seguir, acerca das nulidades.

É relativa a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção?

Conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é relativa a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção, que deve ser alegada em momento oportuno, sob pena de preclusão. ... INCOMPETÊNCIA RELATIVA. EIVA ARGUIDA APENAS APÓS O JULGAMENTO DO RECLAMO.

Não é nula a citação por edital que indica o dispositivo da lei penal embora não transcreva a denúncia ou queixa ou não resuma os fatos em que se baseia?

Súmula 366-STF: Não é nula a citação por edital que indica o dispositivo da lei penal, embora não transcreva a denúncia ou queixa, ou não resuma os fatos em que se baseia. Válida.

O que pode anular um júri?

Para ser anulada, a decisão do Tribunal do Júri deve ser manifestamente contrária às provas do processo, ou seja, deve dissociar-se integralmente de todos os segmentos probatórios aceitáveis dentro do processo. Assim, deve ser flagrante a divergência para autorizar a adoção desta medida extrema.

É eficaz o julgamento ulterior pelo júri com a participação de jurado que funcionou em julgamento anterior do mesmo processo?

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, é nulo o julgamento ulterior pelo júri com a participação de jurado que funcionou em julgamento anterior.

Quais são as nulidades no processo penal?

Assim, a nulidade pode ser classificada como: a) inexistência; b) nulidade absoluta; c) nulidade relativa; d) irregularidade.

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

Resumo: A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

É relativa a nulidade do processo criminal por falta de intimação da expedição de precatória para inquirição da testemunha?

I - A falta de intimação da expedição de precatória para inquirição de testemunha constitui nulidade relativa (Enunciado da Súmula nº 155 do c. Pretório Excelso), sujeita, portanto, à preclusão, se não alegada opportuno tempore, como na hipótese dos autos - até o trânsito em julgado da sentença de pronúncia.

É anulável a decisão que determina o desaforamento de processo da competência do júri sem audiência da defesa?

Sendo caso de desaforamento, o Supremo Tribunal Federal (STF), sumulou o seguinte entendimento: “SÚMULA 712, do STF: "É nula a decisão que determina o desaforamento de processo da competência do júri sem audiência da defesa.” Antes de proferir a decisão de desaforamento, a defesa deve ser, obrigatoriamente, ouvida.

Como se dá a citação por edital no processo penal?

Citação por edital (raiz etimológica de editar = tornar público). Consiste na citação por meio da publicação ou afixação na entrada do fórum da ordem judicial da citação. Trata-se de medida excepcional, que só pode ser adotada depois de esgotados todos os meios de localização. O edital terá prazo de 15 dias.

Quando é feita a citação por edital?

A citação por edital será feita: I - quando desconhecido ou incerto o citando; II - quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando; III - nos casos expressos em lei.

É possível a citação por meio de WhatsApp no processo penal?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, apesar da existência de alguns óbices, é possível citação por WhatsApp no processo penal, sendo necessário observar determinados critérios, sob pena de nulidade.

O que é inobservância da competência penal por prevenção?

A inobservância da competência penal por prevenção gera nulidade absoluta do processo.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

É nulo o julgamento da Apelacao se após a manifestação?

É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro.

O que quer dizer sob pena de nulidade?

A locução 'sob pena de nulidade' significa que a lei considera de tal importância o vício ou defeito do ato, que lhe dá a virtude de causar um estado de nulidade, pelo qual o ato deixa de produzir seus efeitos” (FONSECA, Tito Prates da.As nulidades em face do Código de Processo Civil.

Não é nula a sentença que contém motivação deficiente?

O princípio contido no art. 565 CPP no sentido de que nenhuma das partes poderá argüir nulidade cuja observância só à parte contrária interesse, impede o Ministério Público de argüir a invalidade da citação. Não é nula a sentença que contém motivação deficiente.

O que são atos processuais perfeitos meramente irregulares nulos e inexistentes?

a) Atos perfeitos : são os atos praticados com a estrita observância ao modelo típico. São atos eficazes e válidos. Os atos perfeitos deveriam ser a regra do processo penal. b) Atos meramente irregulares: são atos providos de irregularidades.

O que ocorre quando o processo é nulo?

No plano do direito substancial, apresentase enfim como nulo o ato jurídico quando praticado por agente absolutamente incapaz, quando for ilícito ou impossível o seu objeto, quando não revestir a forma prescrita em lei, ou quando a própria lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito (CC, art. 145).

Artigo anterior
Quanto custa para fazer uma planta de imóvel?
Artigo seguinte
Quantos gols Romário tem na carreira?