São títulos executivos extrajudicial?

Perguntado por: Daniela Débora Branco de Morais  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Os títulos executivos extrajudiciais são documentos que não foram originados de uma decisão judicial, mas que, por força da lei, podem ser utilizados como base para a execução da obrigação.

Quais são título executivo extrajudicial?

São exemplos de títulos extrajudiciais as notas promissórias, cheques, duplicatas, contratos de financiamento, empréstimo e outros documentos que estabelecem uma obrigação de pagamento.

Quais são os títulos executivos extrajudiciais CPC?

São títulos extrajudiciais os contratos de hipoteca, de penhor, de anticrese e de caução, bem como seguro de vida e de acidentes pessoais que resulte morte ou incapacidade.

Quais contratos são títulos executivos extrajudiciais?

No caso dos contratos, são títulos executivos extrajudiciais aqueles que são feitos mediante escritura pública assinada pelo devedor (art. 784, II, CPC), bem como os documentos particulares assinados pelo devedor e por 02 (duas) testemunhas (art.

O que não é título executivo extrajudicial?

"NÃO CONSTITUEM TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS OS CONTRATOS BANCÁRIOS DE ABERTURA DE CRÉDITO OU DE CRÉDITO ROTATIVO.

Execução de Título Extrajudicial | Dicas de Processo Civil

38 questões relacionadas encontradas

São exemplos de título executivo extrajudicial exceto?

o contrato de abertura de crédito, desde que acompanhado de extrato da conta-corrente.

São títulos executivos extrajudiciais artigo?

O art. 784 do Código de Processo Civil prevê quais são os títulos executivos extrajudiciais, sendo que, no inciso III, é conferida a força executiva ao documento particular assinado pelas partes e por 2 (duas) testemunhas.

Quando o contrato é título executivo extrajudicial?

Conforme determinado o artigo 784 do Código de Processo Civil é considerado título executivo extrajudicial documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. Dessa forma, ao celebrar um Contrato solicite a assinatura de duas testemunhas, bem como solicitar que todos rubriquem as páginas.

Quais são os título executivo?

Os títulos executivos são um dos requisitos para o cumprimento de sentença. Estão previstos no Código de Processo Civil de 2015 (Lei 13.105/2015, o Novo CPC) em duas espécies: judiciais e extrajudiciais.

O que são considerados títulos executivos?

É o documento que se apresenta perante um juiz para se requerer a execução de uma dívida ou obrigação a que se comprometeu o devedor. O título comprova a existência daquela dívida. São requisitos obrigatórios de todo título executivo a liquidez, certeza e exigibilidade.

Quais os requisitos do título extrajudicial?

Requisitos. Título executivo dotado de certeza, liquidez e exigibilidade. Sem um destes três requisitos, o título não poderá ser executado. Certeza: ausência de dúvidas quanto à existência, a materialidade do crédito.

É considerado título executivo judicial exceto?

a sentença arbitral.

O que é execução de título executivo extrajudicial?

A execução de título extrajudicial é uma ação que tramita perante o Poder Judiciário, com o intuito de satisfazer o direito do credor e forçar o devedor a cumprir com a sua obrigação, seja de pagar uma quantia certa, seja de entregar coisa ou uma obrigação de fazer ou não fazer.

Quando o título é extrajudicial?

Um título executivo extrajudicial é um documento que possui força executiva, ou seja, é um título que permite que a pessoa ou entidade beneficiária possa executar judicialmente o seu conteúdo sem a necessidade de ingressar com uma ação judicial para obter uma sentença favorável.

São títulos executivos judiciais novo CPC?

Os títulos executivos judiciais são de rol taxativo e estão previstos no art. 475-N do código de processo civil. O inciso I do referido artigo define como título executivo judicial a sentença que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia (obrigação de dar).

O que diz o artigo 515 do CPC?

515 – A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. § 1º Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro.

O que diz o artigo 785 do CPC?

Art. 785. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Qual a diferença entre título executivo judicial e extrajudicial?

O processo de execução tinha por objetivo efetivar a regra sancionatória contida numa sentença proferida em processo de conhecimento condenatório (título executivo judicial), ou contida em certos títulos que a lei confere o mesmo efeito da sentença - a executividade (título executivo extrajudicial).

Como se executa um título extrajudicial?

Como começar uma execução de título extrajudicial? Para dar início ao processo de execução, é necessário, primeiramente, possuir o título extrajudicial. Em segundo lugar, a dívida já deve estar vencida ou não paga integralmente, obviamente. A partir daí, o credor poderá ingressar com a ação de execução.

O que é um contrato extrajudicial?

O que é um acordo extrajudicial? O acordo extrajudicial é um instrumento por meio do qual duas ou mais partes em conflitos negociam os termos de resolução de modo consensual e sem necessidade de recorrer a um tribunal.

Quando um título executivo extrajudicial é nulo?

1. A execução é considerada nula quando o título executivo extrajudicial não contenha obrigação exigível, pelo descumprimento contratual, caso em que se inviabiliza a pretensão executiva, com fulcro no artigo 803 , inciso I , do Código de Processo Civil .

Como se defender de título executivo extrajudicial?

Os embargos à execução são a ferramenta de defesa do executado por título executivo extrajudicial. Como antes da execução não há um processo de conhecimento, é por meio dos embargos que o executado suporta sua causa, apresentando seus argumentos e provas.

Quais são os 5 principais princípios da execução?

Apresentamos, pois, os sete princípios que atuam em função executiva, seus supostos legais e conceituais. São eles: do título, da patrimonialidade, do resultado, da utilidade, da economia ou modo menos gravoso, da onerosidade e da disponibilidade da execução.

O que diz o artigo 786 do CPC?

Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Qual o prazo de prescrição de título executivo extrajudicial?

206 , § 5º , I , ambos do Código Civil , o prazo prescricional para a cobrança do débito líquido para constante de instrumento público ou particular é de 5 anos a contar da entrada em vigor do Novo Código Civil .

Artigo anterior
O que levar para comer em um churrasco?
Artigo seguinte
Quantas abonadas o professor categoria o tem direito?