São sinais indicativos de gravidade em paciente com suspeita de dengue?

Perguntado por: Mariana Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

CLASSIFICAÇÃO DE GRAVIDADE E TRATAMENTO DA DENGUE. Os pacientes com suspeita de Dengue são aqueles com febre por até 7 dias, acompanhada de pelo menos 2 sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias, artralgias) e história epidemiológica compatível.

Quais são os sinais de agravamento da dengue?

Após a melhora da febre, aparecem um ou mais dos sinais abaixo:
  • Dor intensa na barriga.
  • Vômitos persistentes.
  • Acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão)
  • Sangramentos.
  • Apatia ou irritação.
  • Tontura ao levantar.
  • Aumento do fígado.
  • Aumento da concentração do sangue.

Qual a gravidade de dengue?

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.

Quais são os sinais de alarme manifestações clínicas para suspeita de dengue?

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

Deve-se considerar suspeito todo paciente que apresentar quadro febril agudo, com duração máxima de 10 dias e, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração e exantema.

Qual é o diagnóstico da dengue?

Como é feito o diagnóstico laboratorial da dengue? As principais formas de diagnosticar a dengue são o isolamento viral e o teste sorológico. A sorologia é considerada o método de rotina e a coleta de sangue não exige preparo nem jejum.

DENGUE: Transmissão I Sintomas I Diagnóstico I Tratamento I Prevenção

41 questões relacionadas encontradas

Qual é o exame de sorologia para dengue?

O exame de sorologia para dengue é usado para determinar se uma pessoa foi infectada com o vírus. Como os sintomas da dengue são muito parecidos com os de outras doenças, por exemplo gripe e virose, o teste auxilia no diagnóstico mais preciso.

Qual a sorologia para dengue?

Os anticorpos IgM são produzidos cerca de 6 a 10 dias após a infecção, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico de dengue. Já o anticorpo IgG é produzido no fim do curso da dengue e permanece no corpo durante meses. O exame de sangue para IgG pode identificar uma infecção passada.

Qual sintoma ou sinal faz parte do critério de suspeição clínica de dengue?

Considera-se caso suspeito de dengue todo paciente que apresente doença fe- bril aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sinais ou sintomas como cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, pros- tração ou exantema, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorra- gias, ...

Como se faz a prova do laço?

Ele é feito em qualquer serviço de saúde e leva em média dez minutos. O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.

O que é a prova do laço?

A prova do laço positiva tem a função de avaliar a presença de sangramento induzido e, sempre que positiva, o caso deve ser considerado na classificação de dengue no grupo de estadiamento B ou superior [1].

Qual a fase final da dengue?

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Quanto tempo a pessoa fica com dengue?

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga. Febre Hemorrágica da Dengue (FHD):

Quando se preocupar com a dengue?

Vamos suspeitar de dengue em casos de pessoa com febre (a partir de 38 graus) e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo (geralmente dores fortes), dor nas juntas, dor abdominal, fraqueza , vermelhidão no corpo, náuseas/vômitos e ...

Qual o tipo de dengue mais grave?

Dengue Hemorrágica: a forma mais grave da doença, pois pode levar ao óbito Nesse caso, o tratamento é realizado em um hospital e deve ser acompanhado de perto pelo médico.

Quando a dengue vira hemorrágica?

A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias após o aparecimento dos sintomas da dengue clássica, como dor no fundo dos olhos, febre e dor pelo corpo.

O que é prova do laço negativa?

Exame negativo da prova do laço

Se não houve formação de manchas vermelhas no braço do paciente, o diagnóstico de dengue está descartado. No entanto, novos exames complementares devem ser prescritos já que há risco de falso positivo.

Quanto custa um exame de sorologia para dengue?

Ao custo de R$120,00 cada, os exames são realizados por farmacêuticos nas farmácias e os resultados são laudados por biomédicos via internet, sendo da modalidade teste de ponta de dedo: basta retirar uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo do paciente – similar à medição de glicemia realizada em diabéticos.

Como é feito o exame coagulograma completo?

Como é feito

O coagulograma deve ser feito com a pessoa em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.

Quais são os exames realizados para dengue?

Como confirmar o diagnóstico de dengue
  • Exame físico. O exame físico consiste na avaliação pelo médico dos sintomas descritos pelo paciente, sendo indicativo de dengue clássica: ...
  • Prova do laço. ...
  • Teste rápido para diagnosticar dengue. ...
  • Isolamento do vírus. ...
  • Testes sorológicos. ...
  • Exames de sangue. ...
  • Exames bioquímicos.

Qual é a importância da notificação dos casos de dengue pelas unidades de Saúde?

Muita gente não sabe, mas a notificação dos casos suspeitos de dengue é essencial para o monitoramento da doença, evitando assim, uma possível epidemia. O alerta é da Secretaria Estadual da Saúde, através da coordenação de epidemiologia.

O que são os sorotipos da dengue?

O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Esses também são classificados como arbovírus, ou seja, são normalmente transmitidos por mosquitos.

O que é sorologia IgG e IgM?

O exame de sorologia auxilia no diagnóstico de doenças por meio da detecção de anticorpos IgG e IgM em amostras de soro, plasma ou sangue total. O objetivo é uma resposta imunológica, ou seja, o resultado pode indicar se uma pessoa já teve contato com o antígeno ou está em um estágio específico da infecção.

O que é o IgG e o IgM?

As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus?

Quando fazer IgG IgM dengue?

Quem deve realizar o exame de Dengue IgM e IgG? Pessoas com suspeita de infecção pelo vírus da dengue a partir do 5º dia do início dos sintomas. Pessoas que querem tomar a vacina da dengue, pois ela só é indicada para quem já foi previamente infectado. Pessoas que estão com sintomas há menos de 5 dias.

Como é feito o exame para saber se tem dengue?

Com base no Hemograma do paciente, o médico poderá suspeitar de dengue através da análise do número de leucócitos (glóbulos brancos de defesa) e de plaquetas (agentes da coagulação), que se encontrarão diminuídos.

Artigo anterior
Como calcular estabilidade MP 936 na rescisão?
Artigo seguinte
Como esquentar salgadinhos de festa no microondas?