São possíveis complicações da administração de medicamentos utilizando a via endovenosa?
Perguntado por: Tomás Maia de Amorim | Última atualização: 16. Mai 2025Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)
Segundo o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem (2018), são: Flebite: Inflamação na veia, o cliente refere dor e o local fica sensível ao toque. Infiltração: derramamento da solução ou medicação fora da veia. Obstrução: quando a infusão e interrompida formando-se um coagulo do dispositivo.
Quais complicações podem ocorrer decorrente da administração pela via endovenosa?
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
O que acontece se o medicamento atingir a via endovenosa?
Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.
Quais os cuidados com a administração de medicação endovenosa?
Primeiro, o profissional deve calçar luvas de procedimentos. Em seguida, checar a permeabilidade do acesso venoso, observando se o local apresenta sinais flogísticos (dor, calor e rubor) Fechar o clamp de controle de fluxo do acesso venoso, no caso de o paciente estar recebendo hidratação contínua.
Quais as principais complicações relacionadas à administração de medicamentos?
Esses eventos adversos incluem: aumento do tempo de hospitalização, lesões temporárias ou permanentes e até mesmo o óbito. É fundamental que se pense na importância do gerenciamento de riscos voltado para a segurança do paciente.
Administração de medicamentos por via endovenosa
Quais são as vantagens e desvantagens da via endovenosa?
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Quais são os riscos de uma punção venosa?
As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.
Quando se deve utilizar a via endovenosa?
geralmente essa via é usada quando requer uma absorção mais longa. Endovenosa, nessa via a medicação é feita diretamente na veia, ou seja, na corrente sanguínea do paciente, é uma via dolorosa e com maior risco de infecção.
Quando um fármaco é administrado por via endovenosa ele começa?
Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.
Qual é a via EV?
A via intravenosa é aquela na qual a administração do medicamento é realizada diretamente na corrente sanguínea por uma veia.
Qual é a diferença entre IV e EV?
Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.
Qual o volume máximo para a via endovenosa?
2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.
Qual o volume máximo que podemos administrar por via endovenosa?
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
Quais as complicações do acesso venoso?
Quando realizado de maneira adequada, o acesso venoso periférico é um procedimento seguro com poucos riscos graves. No entanto, há complicações potenciais descritas na literatura. Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos intravenoso, e formação de hematomas.
Quais são as principais complicações do acesso venoso periférico?
(1) Destaca-se como complicações locais associa- das ao uso de cateter intravenoso periférico: hema- toma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção local e espasmo venoso.
Quais são os 3 tipos de flebite?
Classificação da flebite
I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Quais os 4 tipos de medicamentos?
- Medicamentos de referência, similares e genéricos. ...
- Medicamentos psicotrópicos. ...
- Medicamentos hospitalares e não hospitalares. ...
- Medicamentos injetáveis e não injetáveis.
São tipos de medicamentos ou soluções que podem ser administrados através da via endovenosa exceto?
- A. Soluções solúveis no sangue.
- B. Líquidos isotônicos.
- Eletrólitos.
- D. Soluções oleosas.
Quais medicamentos não podem ser tomados juntos?
- Santo remédio? ...
- Anticoncepcional + antidepressivo fitoterápico (hipérico ou erva de São Jorge) ...
- Anti-inflamatórios + ácido acetilsalicílico (aspirina) ...
- Anti-inflamatórios + paracetamol. ...
- Antidepressivos + antigripal (anfetamina) ...
- Anti-inflamatórios + corticoides.
Quais os cuidados que devemos ter sobre a punção venosa?
Fazer a antissepsia da área usando algodão/gaze embebido em clorexidina alcoólica 0,5%, com movimentos no sentido do retorno venoso ou circular do centro para fora. Não tocar o sítio de inserção do cateter após aplicação do antisséptico. Aguardar a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.
O que pode dar errado em uma punção venosa?
O extravasamento do sangue debaixo da pele durante a punção é causa do hematoma. O aparecimento de uma coloração azul ou púrpura no local da punção venosa indica a presença de um hematoma. Esta descoloração no local pode ocorrer imediatamente ou pouco tempo após o procedimento.
Quais as Contra-indicações para punção venosa?
- Contra indicações para punção venosa relacionadas ao local de punção: mastectomia, fístula artério-venosa, linfedema, déficit motor e sensitivo, locais com lesões cutâneas.
Qual é a via de administração mais rápida?
Qual a via parenteral mais rápida? Uma das opções mais rápidas é a via intravenosa, pois a medicação vai direto para a corrente sanguínea. No entanto, cabe ressaltar que nem todos os compostos podem ser administrados dessa forma, seja por características específicas ou limitações do paciente.
Em qual EP de Haikyuu o Bokuto aparece?