São posições relativas entre dois planos?

Perguntado por: Francisca Bianca Cunha de Miranda  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

A posição relativa entre planos é o estudo de como esses objetos interagem no espaço tridimensional: com ou sem pontos na intersecção. Planos são figuras geométricas de duas dimensões que, geralmente, ocupam parte do espaço tridimensional.

Quais são as posições relativas?

As possíveis posições relativas são: paralelas, concorrentes e coincidentes. Uma reta é um conjunto de pontos. Sua representação geométrica é dada por uma figura geométrica plana, formada por uma linha única, reta, infinita para duas direções e que, portanto, não faz curva alguma em toda a sua extensão.

O que é posição relativa entre reta e plano?

A posição relativa entre reta e plano é o modo como essas figuras interagem no espaço: podem ter nenhum, um ou todos os pontos em comum. A posição relativa entre duas figuras é o estudo das possibilidades de relação entre figuras geométricas dentro de um espaço dado.

Quando a reta e paralela ao plano?

Quando uma reta não está contida num plano e é paralela a uma reta do plano, ela é paralela ao plano. Se um plano intersecta dois planos paralelos, as intersecções são duas retas paralelas. Quando um plano contém duas retas concorrentes, paralelas a outro plano, então os planos considerados são paralelos.

Quando é que uma reta e paralela ao plano?

Planos e retas paralelos

Dizemos que uma reta é paralela a um plano quando não existe ponto de encontro entre os dois. A representação dessa situação é dada por uma parte do plano e da reta, uma vez que ambos são infinitos.

Geometria Espacial: Posições relativas entre dois planos

28 questões relacionadas encontradas

Qual a posição relativa das retas R X 2y 3-0 ES 4x 8y 10-0?

as retas são concorrentes . 1 - OSEC-SP - Qual a posição relativa das retas r : x + 2y + 3 = 0 e s: 4x + 8y + 10 = 0 ? Solução: ... Portanto as retas r, s e t são coincidentes, ou seja, representam a mesma reta.

O que é posição relativa entre circunferências?

Duas circunferências, e , contidas em um mesmo plano, estão sujeitas a se relacionarem, de acordo com a posição que uma tem em relação a outra. Essas posições são estudadas de acordo com variações entre seus raios e a soma ou diferença entre eles.

Como se faz a interseção entre dois planos?

Considera-se um plano auxiliar que intersecta os dois planos. A intersecção do plano auxiliar com os planos dados resulta em duas rectas complanares (por pertencerem ao mesmo plano - plano auxiliar). Essas duas rectas cruzam-se num ponto, que é um dos pontos da recta de intersecção que se pretende determinar.

Quais são paralelas?

Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.

O que são ruas concorrentes paralelas e perpendiculares?

Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.

Como calcular a distância entre duas retas?

A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.

Como calcular a posição relativa entre duas Circunferencias?

Duas circunferências são tangentes internas quando possuem somente um ponto em comum e uma exterior à outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das duas circunferências seja equivalente à soma das medidas de seus raios.

Qual é a posição relativa das retas RET?

Posição Relativa de Duas Retas

Retas concorrentes: o sistema é possível e determinado (um único ponto em comum). Retas coincidentes: o sistema é possível e determinado (infinitos ponto em comum). Retas paralelas: o sistema é impossível (nenhum ponto em comum).

Qual é a posição relativa das retas R?

Como a direção de uma reta é dada pelo seu vetor direcional, temos que as retas r e s são paralelas se seus vetores diretores v e u são paralelos, ou seja, se um é múltiplo do outro. Duas retas coincidentes r e s são coincidentes se possuem o mesmo lugar geométrico, isto é, o mesmos pontos.

Como saber se duas retas são paralelas ou perpendiculares?

Claramente, duas retas paralelas têm a mesma inclinação. Deste modo, na geometria analítica, duas retas serão paralelas se elas possuírem o mesmo coeficiente angular. Se os seus coeficientes lineares forem diferentes, serão paralelas distintas, caso contrário, serão paralelas coincidentes.

Quando é que a reta pertence a um plano?

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

Quais as condições para que uma reta seja paralela a um dos planos ou um dos eixos coordenados?

As retas são consideradas paralelas quando, ao comparar suas posições, elas pertencerem ao mesmo plano e não possuírem nenhum ponto em comum.

Como saber se as retas estão no mesmo plano?

Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço: Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.

Como achar um vetor paralelo ao plano?

Para sabermos se um vetor qualquer é paralelo a um plano, basta fazer o produto interno entre o vetor dado e o vetor normal ao plano. Caso o resultado seja 0, concluímos que os vetores são perpendiculares e, por consequência, o vetor será paralelo ao plano.

Artigo anterior
Quando cabe recurso ordinário em mandado de segurança?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre prestador de serviços e empregado?