São objetivos principais do CAT?

Perguntado por: Jorge Correia de Pinheiro  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

O CAT tem como objetivos principais: apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes à área de tecnologia assistiva; estruturar as diretrizes da área de conhecimento; realizar levantamento dos recursos humanos que atualmente trabalham com o tema; ...

Quais os objetivos da CAT?

Quais os objetivos da CAT? Criada pela Lei nº 8.213/1991, a Comunicação de Acidente de Trabalho tem como principal objetivo comunicar de modo formal todos os casos de acidentes ou de doenças que podem acontecer dentro da empresa ou durante a prestação de serviços externos vinculados a ela.

Quais são os benefícios da CAT?

Os benefícios são: auxílio doença acidentário, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez acidentária e pensão por morte acidentária.

Quais são os objetivos da tecnologia assistiva?

Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Quais são os tipos de CAT?

Existem três tipos de CAT: CAT inicial, CAT de reabertura e CAT de óbito. Cada uma deve ser emitida em uma ocasião específica. Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre elas. A empresa preenche a CAT inicial nas seguintes situações: acidente de trabalho, acidente de trajeto ou doença ocupacional.

Emissão de CAT: tudo o que você precisa saber

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de CAT e em que situações devem ser emitidas?

CAT inicial: que é aquela primeira comunicação do acidente de trabalho, de trajeto, doença ocupacional ou do óbito imediato; CAT de reabertura: é usada quando há um afastamento por motivo de que a lesão tenha se agravado.

O que é uma CAT inicial?

CAT inicial: a primeira solicitação do profissional quando ocorre um acidente de trabalho ou doença ocupacional; CAT de reabertura: para quando um tratamento contínuo de uma lesão ou doença ocupacional é reiniciado; CAT de óbito: preenchido quando ocorre a morte do colaborador após o preenchimento do CAT inicial.

Qual o objetivo central da Tecnologia Assistiva passei direto?

Tem como objetivo propiciar estratégias que valorizem as habilidades e promovam a autonomia do aluno com deficiência física.

Quais são os tipos de Tecnologia Assistiva?

É comum autores classificarem as tecnologias assistivas em algumas categorias, que são:
  1. 1 – Auxílio para vida diária e vida prática. ...
  2. 2 – CAA: Comunicação Alternativa ou Aumentativa. ...
  3. 3 – Recursos de Acessibilidade ao Computador. ...
  4. 4 – Sistemas de controle do ambiente. ...
  5. 5 – Projetos arquitetônicos para acessibilidade.

Quais são os recursos da Tecnologia Assistiva?

Quais os tipos de tecnologia assistiva? Os tipos são divididos em várias categorias, como: auxílios para vida diária e prática; comunicação alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses; próteses e outros.

Qual a importância da CAT para o trabalhador?

Sua importância reside, sobretudo, na formalização do fato, com vistas a garantir ao colaborador os direitos que são devidos a ele. Nesse sentido, o cuidado na emissão da CAT pode ser a garantia de uma assistência acidentária ou até de uma aposentadoria por invalidez como resultado do ocorrido.

Para que serve o CAT para o trabalhador?

Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

Qual a importância do CAT para o empregador?

O encaminhamento da CAT, que deve ser de até um dia útil após a ocorrência, é essencial para documentar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho de qualquer caráter, mesmo que sem necessidade de afastamento do profissional. ...

Qual a estabilidade do CAT?

“Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.”

Quando deve ser feito o CAT?

Quando devo abrir a CAT? A CAT deverá ser comunicada ao órgão responsável (Previdência Social) quando o trabalhador sofrer um acidente durante o expediente ou no deslocamento residência / trabalho / residência, que cause lesão, perda ou redução da capacidade para o desempenho de seu trabalho, ou morte.

O que pode acontecer se a empresa não realizar a CAT?

Conforme dito anteriormente, é obrigatoriedade da empresa a emissão da CAT. Caso a mesma não realize no prazo estabelecido pela legislação, estará sujeita a penalidade de uma multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, podendo ser aumentada em casos de reincidências.

O que é a Tecnologia Assistiva?

No campo educacional, a Tecnologia Assistiva (TA) pode ser compreendida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, estratégias, produtos, serviços e metodologias que têm como objetivo promover e favorecer a participação dos estudantes com alguma deficiência nas diversas ...

São exemplos de Tecnologia Assistiva para cegos?

Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual
  • computadores com softwares para leitura de tela utilizando sintetizadores de voz (JAWS, Virtual Vision e DOSVOX);
  • scanner para digitalização de textos;
  • conversão de texto escrito para texto falado (. ...
  • acervo de livros falados;

O que é Tecnologia Assistiva artigos?

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando ...

Qual o objetivo das tecnologias?

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. ... Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na percepção da educação inclusiva?

São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva: a tecnologia assistiva numa proposição de educação para autonomia, ... a tecnologia assistiva promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais.

O que irá possibilitar ao professor quando existe cooperação da família com ambiente escolar?

Resposta Marcada : Estabelecer com a família um espaço de comunicação e cooperação possibilitará ao professor, um espaço de compreensão maior quando este necessitar auxiliar a família na capacitação do recurso que se concordou utilizar.

Como saber o número da CAT inicial?

Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.

Quem tem direito de abrir o CAT?

A CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho. ... A empresa tem obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou suspeita médica de doença do trabalho.

Quem pode abrir um CAT?

22 da Lei nº 8.213/91. Nos termos do artigo 22 da Lei nº 8.213/91, a empresa e o empregador doméstico são responsáveis pela emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), quando da ocorrência de um acidente ou da verificação de uma doença ocupacional.

Artigo anterior
Quais são as etapas de um planejamento?
Artigo seguinte
O que precisa para ser um constelador?