São funções quase que exclusivas das folhas?

Perguntado por: Fábio Matheus Santos de Borges  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de libertar oxigênio, o que acontece através do processo de transpiração e respiração. Além disso, a função das folhas é a de ser alimento para muitos animais e até mesmo de habitação de outros.

Qual é a função da folha?

As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.

Quais as funções das folhas das árvores?

A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

Quais são as partes das plantas e suas funções?

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Qual é a função do caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

Folha - Conceito, Funções e Partes - Morfologia vegetal

15 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do fruto?

O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.

Qual a função de uma flor?

A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.

Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.

Como podemos classificar as folhas?

Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:
  1. Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);
  2. Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;
  3. Lisa: apresenta o limbo liso;
  4. Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.

Como as folhas podem ser classificadas em relação à inserção?

Quanto à inserção do pecíolo

Peciolada: quando o pecíolo se insere na base da folha; Peltada: quando o pecíolo está inserido no meio do limbo; Séssil: folhas sem pecíolo.

Como descrever uma folha?

As folhas possuem três estruturas diferentes:
  1. Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;
  2. Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e.
  3. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Como podemos classificar as folhas quanto a Nervação ou Venação?

Tradicionalmente as folhas são classificadas quanto o tipo de venação foliar. Peninérveas ou pinatinérveas - ocorrem quando as nervuras secundárias se originam ao longo da nervura primária central de forma regular e espaçada (semelhante a uma pena). ... Trinérveas - ocorrem quando o limbo apresenta três nervuras primárias.

Qual é a função primordial da flor para a planta?

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas.

Qual é a principal função da flor e do fruto?

A flor típica é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.

Qual é a função primordial da flor para a planta *?

As angiospermas são as plantas que produzem flores. Essa estrutura simpática e colorida tem uma função primordial: realizar a reprodução sexuada. Assim, é possível manter o ecossistema sempre renovado.

O que é o fruto verdadeiro?

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos.

O que é a fruta?

O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas. No dia a dia, ouvimos muito o uso do termo frutas.

O que é fruto de uma planta?

Formado geralmente após a fecundação, o fruto é o ovário maduro, o qual pode incluir ou não algumas partes florais. No interior dos frutos geralmente estão localizadas as sementes, porém em algumas espécies o ovário pode originar frutos mesmo quando não há fecundação, levando a formação de frutos sem sementes.

O que a flor tem a ver com o fruto?

Após a polinização da flor do abacateiro, ocorre a fecundação e alguns componentes da flor se desenvolvem, ou seja, o óvulo se converte em semente e o ovário em fruto. Durante o desenvolvimento de seu ovário, haverá o acúmulo de substâncias nutritivas, formando a parte suculenta que comemos.

Como saber se a flor e feminina ou masculina?

  • Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. ...
  • Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor. É formado por folhas modificadas chamadas de pistilos ou carpelos.

Para que servem as flores educação infantil?

Despertar a consciência sobre o cuidado com a natureza; Aguçar os sentidos e expressões por meio do contato com as flores.

Qual é a função primordial da flor para a planta a produzir néctar e perfume para os insetos?

A flor desempenha um papel fundamental na reprodução dos vegetais através da atração de polinizadores. Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume e às vezes com cheiro de materiais em decomposição.

Quanto a Nervação as folhas se classificam?

Consoante a nervura principal atinja ou não as margens do limbo, a nervação classifica-se como: nervação craspedódroma — as nervuras secundárias atingem a margem da folha; ... nervação dictiódroma — as nervuras principais dividem-se em nervuras secundárias, terciárias e assim por diante até desaparecerem no limbo.

O que são as nervuras das folhas?

Feixe vascular, por vezes saliente, formado pelos vasos condutores (xilema e floema) das folhas e outros órgãos foliares, como sépalas e pétalas. Geralmente, as folhas das plantas Dicotiledóneas apresentam uma nervura principal de que partem nervuras secundárias - nervação reticulada.

O que é padrão de Venação?

Actinódroma: padrão de venação em que três ou mais nervuras principais surgem aproximadamente no mesmo ponto e divergem entre si. Neste padrão, a nervura central normalmente não é mais pronunciada ou calibrosa que as outras.

Quais as características da folha?

Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. A bainha é a porção terminal do pecíolo que abraça o caule é geralmente bem desenvolvida como no caso das Poaceae.

Artigo anterior
Como tirar mancha de roupa com vinagre branco?
Artigo seguinte
Como se apresentar em uma aula online?