São fatores que contribuem para o aumento da concentração de solutos na medula renal?

Perguntado por: Renata Lara Baptista Leal  |  Última atualização: 7. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

Os principais fatores que contribuem para alta concentração na medula são principalmente, o transporte ativo de íons Na e co-transporte de K, Cl e outros íons do ramo ascendente espesso da alça de Henle para o insterstício, o transporte ativo de íons dos ductos coletores e a difusão facilitada de grande quantidade e ...

Qual a substância que produz a maior e mais importante carga de reabsorção no túbulo renal?

O transporte ativo de sódio é o mecanismo que impulsiona a maior parte da reabsorção renal deste íon e de outros solutos. A composição iônica do filtrado que entra no túbulo proximal é semelhante à composição iônica plasmática sendo a concentração luminal de sódio maior do que sua concentração intracelular.

Quais segmentos do néfron são responsáveis pela concentração urinária?

Em suma, os dois principais elementos para que se forme urina concentrada são: o interstício hiperosmótico medular, que proporciona o gradiente osmótico e o ADH, que eleva a permeabilidade à água no néfron distal.

Qual é a função da medula renal?

Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina. Sendo responsável pela filtração da urina, na medula renal humana existem milhares de néfrons que executam essa ação.

Por que a urina fica concentrada?

Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

Fisiologia Renal - Métodos de concentração da urina (com foco no mecanismo de contracorrente)

36 questões relacionadas encontradas

O que contribui para a concentração do líquido intersticial na medula renal?

Os principais fatores que contribuem para alta concentração na medula são principalmente, o transporte ativo de íons Na e co-transporte de K, Cl e outros íons do ramo ascendente espesso da alça de Henle para o insterstício, o transporte ativo de íons dos ductos coletores e a difusão facilitada de grande quantidade e ...

Qual o papel da ureia para contribuir com uma urina concentrada?

A ureia participa da concentração urinária ao se acumular no interstício medular, aumentando o gradiente gerado pelo mecanismo de contra-corrente para reabsorção de água. No entanto, existe uma proporção ótima entre a osmolaridade gerada pela ureia e pelos solutos não ureia de 0,2 a 1,2.

O que compõe a medula renal?

A medula renal é a parte interna e contém cerca de 8 a 16 pirâmides renais que possuem ápices que formam as papilas, que se projetam em cálices menores. Os cálices menores unem-se e formam cálices maiores, os quais desembocam na pelve renal que segue para formar os ureteres.

Faz parte da medula renal?

Na medula renal, encontramos as pirâmides renais, estruturas que possuem formato de cone. A base de cada pirâmide é voltada para o córtex, e o ápice termina em uma papila que desemboca no cálice menor.

Como está composta a medula renal?

A medula é formada pelas pirâmides renais, que possuem ápices que convergem formando as papilas, que se projetam em cálice menor. Os cálices menores unem-se e formam cálices maiores, os quais desembocam na pelve renal. A região do córtex, por sua vez, estende-se da cápsula até a base das pirâmides.

Quais são as três principais hormônios envolvidos na regulação da função renal?

Regulação da pressão arterial
  • Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.
  • Peptídeo natriurético atrial.

Quais as principais substâncias reabsorvidas no túbulo proximal do néfron?

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.

Como agem os fatores de regulação renal?

Os rins regulam e ajudam a manter o equilíbrio apropriado de água e eletrólitos. O sangue penetra no glomérulo a uma pressão elevada. Uma grande parte da fração líquida do sangue é filtrada por pequenos poros no glomérulo, ficando na circulação as células sanguíneas e a maioria das moléculas, como as proteínas.

Quais são as forças que promovem a filtração glomerular?

A filtração glomerular é determinada pelo: Balanço das forças hidrostáticas e coloidosmóticas, atuando através da membrana capilar. Coeficiente de filtração capilar (Kf), o produto da permeabilidade e da área de superfície de filtração dos capilares.

Quais são os fatores que alteram a composição da urina?

Alterações na composição

Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

Onde o sódio é reabsorvido?

A maior parte do sódio é reabsorvida no túbulo convoluto proximal.

Onde está disposta a porção medular do rim?

Abaixo dessa cápsula distingue-se uma região externa denominada região cortical, onde estão os corpúsculos renais, os túbulos contorcidos proximais e distais, e outra localizada internamente, a região medular, onde está a Alça de Henle.

Qual é o nome do líquido resultante da filtração do sangue?

O sangue filtrado deixa o rim através da veia renal. O produto resultante após a filtração e reabsorção é chamado de urina.

Onde começa a medula?

A medula estende-se desde o forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a região onde está localizada a junção da primeira e segunda vértebra lombar. Na região terminal, observa-se o afilamento da medula espinhal, formando o que chamamos de cone medular.

Que células compõem a medula?

A medula óssea consiste em:
  • (1) células-tronco hematopoiéticas, células multipotentes capazes de auto renovação;
  • (2) células precursoras comprometidas (célula-tronco mielóide e célula-tronco Iinfóide);
  • (3) células em maturação.

Qual a diferença entre medula renal e córtex renal?

O córtex tem uma aparência granulosa, pois contém principalmente partes ovoides e contorcidas dos néfrons (nefrónios), isto é, os corpúsculos renais e os túbulos contorcidos (contornados). A medula renal aparece listrada, pois contém estruturas néfricas verticais (túbulos e ductos coletores).

Quais as partes da medula?

Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo.

O que pode causar o aumento da ureia?

Condições que podem elevar os níveis de ureia

Disfunção renal, como infecção urinária; Desidratação; Alta ingestão de proteínas; Consumo excessivo de suplementos de aminoácidos.

O que aumenta a excreção de ureia?

O nível de uréia pode estar aumentado (carnívoros e omnívoros) com uma elevação no consumo dietético de proteína, colapso catabólico ou hemorragia no interior do trato gastrointestinal.

O que faz aumentar a ureia e creatinina?

De forma geral, a elevação da ureia (substância produzida pelo fígado) e da creatinina costuma ter relação. Em outras palavras, quando ocorre perda aguda ou crônica da função renal devido a condições como diabetes ou hipertensão, a ureia também tende a aumentar.

Artigo anterior
O que o funcionário perde quando falta ao trabalho?
Artigo seguinte
O que se estuda na contabilidade financeira?