São exemplos de mão de obra direta?

Perguntado por: Érica Correia  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Exemplos de Mão de obra Direta: torneiro, prensista, soldador, cortador, pintor etc. Exemplos de Mão de obra Indireta: Supervisor, encarregado de setor, manutenção, ajudante etc.

O que é mão de obra direta exemplos?

A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado. Vamos a um exemplo prático: imagine uma fábrica de chocolates repleta de funcionários.

Quais os exemplos de mão de obra indireta?

Alguns exemplos são pintor, torneiro, soldador, cortador e prensista. Enquanto isso, um operário que atua na supervisão, que é encarregado de setor, faz manutenção ou é ajudante está englobado como mão de obra indireta.

São exemplos de custos diretos?

Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. Para calcular o custo direto unitário é recomendável que a empresa tenha um sistema de requisições relacionado ao consumo de materiais e um sistema de apontamentos que permita relacionar o tempo e o trabalho realizado por cada funcionário.

Como saber a mão de obra direta?

Multiplicando-se aquele custo-hora pelas horas trabalhadas no mês, você terá o quanto da sua folha com mão de obra direta foi apropriada na produção. A diferença entre esse custo total calculado e a folha efetivamente paga para essas pessoas é o quanto se gasta com a falta de produção, ou seja, com a ociosidade.

Elemento de custo: Mão de obra direta (MOD) - cálculo e contabilização

31 questões relacionadas encontradas

Como distinguir a mãos o de obra direta da mão de obra indireta?

Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, ...

Em que momento a mão de obra passa a ser considerada direta?

A Mão de Obra Direta só pode ser considerada como parte da Mão de Obra realmente aplicada no processo de produção. ... Assim, se esse funcionário trabalha oito horas por dia e dedica apenas quatro horas por dia na fabricação de determinado produto, apenas essas quatro horas serão consideradas Mão de Obra Direta.

O que é custo direto Cite três exemplos?

Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas); Materiais de embalagem.

São exemplos de custo indireto?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

Como podemos definir mão de obra indireta?

Mão de obra indireta: quando o trabalho é realizado em atividades frequentemente indivisíveis, como a supervisão ou apoio à produção de manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância e etc.

Qual é a principal característica da mão de obra indireta?

Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

Quais são os custos indiretos de uma obra?

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

Qual o conceito de mão de obra direta e mão de obra indireta Cite um exemplo de cada caso?

Assim, um operário têxtil, um cortador de tecido ou aquele trabalhador que limpa um tecido são exemplos de mão de obra direta. Pelo contrário, os trabalhadores que não atuam expressamente na elaboração de um produto, mas que são importantes de alguma maneira, constituem a mão de obra indireta.

O que é mão de obra direta e indireta na construção civil?

A mão de obra direta, como o nome já diz, é a mão de obra em que os funcionários estão responsáveis por realizar o trabalho que tem relação direta com a produção daquele serviço. ... Já mão de obra indireta tem relação com atividade de supervisão e apoio à produção.

O que é material direto?

Material Direto é o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante deste. Exemplos:- matéria-prima, material secundário, embalagens. Matéria-prima é o principal material que entra na composição do produto final.

Quais são os custos indiretos de uma empresa?

Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
  • Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;
  • A depreciação e a manutenção de equipamentos;
  • As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;
  • O material de escritório e limpeza.

O que é os custos indiretos?

O que é custo indireto? Diferentemente do custo direto, custo indireto é aquele cujo valor é difícil de determinar. Por exemplo: quanto sua fábrica gastou com energia elétrica para produzir um par de sapato?

O que é uma despesa direta?

O que são despesas diretas

Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. Isso mesmo! As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.

O que é custo direto ou variável?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Como se chama a medição para classificar a mão de obra como direta?

Com base no exposto, responda, como se chama a medição realizada para classificar a mão de obra como direta? ... Resposta: Chama-se apontamento da mão de obra direta, onde o mesmo visa atribuir a cada produto o tempo exato gasto de mão de obra para cada funcionário no processo de fabricação.

Como regra a mão de obra direta e um custo?

Mão de obra direta: será muito parecida com o consumo de matéria-prima. Será um custo, pois está diretamente ligada à produção, e é um custo direto, porque consegue-se medir o quanto está sendo utilizada. Aqui, podemos achar que é um custo fixo, pois, normalmente, se paga por mês.

O que é custo de mão de obra direta?

Mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada aos gastos com o pessoal envolvido de modo direto com a produção de determinado bem ou serviço. Quer dizer, o custo da mão de obra direta diz respeito aos valores destinados ao pagamento dos profissionais que são responsáveis pelo que a empresa faz.

Qual a diferença entre mod e moi?

Por oposição à mão de obra direta, a mão de obra indireta é aquela que está relacionada com a supervisão e apoio à produção, mas não tem relação direta com o produto, mesmo que seja fundamental na sua fabricação e comercialização. ...

Artigo anterior
O que trata a especialidade de reumatologia?
Artigo seguinte
Quais os desafios do trabalho do professor na contemporaneidade?