São exemplos de fundações do tipo sapata?
Perguntado por: Sérgio Ricardo Andrade Araújo | Última atualização: 29. März 2025Pontuação: 5/5 (60 avaliações)
Casas e edificações de baixa altura, galpões, muro de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas são alguns exemplos de obras em que a sapata corrida é utilizada. Vale destacar que, como trata-se de uma fundação rasa, sua escavação costuma ser feita à mão.
Quais os 4 tipos de sapatas?
As sapatas são basicamente de quatro tipos: Sapata isolada, sapata corrida, sapata associada ou combinada e sapata alavancada.
São exemplos de fundações?
Como exemplos de fundações públicas podem-se apresentar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Quais são os tipos de fundações?
De forma geral, as fundações podem ser classificadas em duas categorias gerais: profundas e superficiais. Vamos conhecer as especificidades de cada uma delas e as suas subcategorias.
Quando se usa sapata?
Como vimos, a sapata é uma das partes da fundação, ou seja, ela é utilizada para dar sustentação ao peso da obra e impedir que a construção sofra com as intempéries do tempo. Embora existam diversos tipos de sapatas, todas elas são indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência nas camadas superficiais.
FUNDAÇÕES RASAS: QUANDO USAR E QUAL ESCOLHER
Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?
Em terrenos com solos argilosos, utilizam-se fundações rasas – como sapatas e radiers. Contudo, o tipo de fundação também pode variar de acordo com a dimensão da obra. O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos (com diâmetro máximo de 0,005 milímetros), de cores vivas e de grande impermeabilidade.
Quando devo usar sapata ou estaca?
Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.
Qual são as fundações?
Tipos de fundações podem ser divididos em fundações rasas (direta ou superficial) e fundações profundas. Fundações são elementos estruturais que têm a função de receber as cargas oriundas da superestrutura de uma edificação e transmiti-las ao solo.
São exemplos de fundações diretas?
As fundações diretas são executadas nas primeiras camadas do solo, geralmente a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta ou no máximo 3 metros de altura. São exemplos de tipos de fundações rasas as sapatas, blocos e radier.
Como identificar o tipo de fundação?
- Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
- Natureza e características do subsolo no local da obra.
- Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
- Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
O que é uma sapata na construção civil?
As sapatas são blocos de concreto armado construídas na parte inferior do alicerce e distribuem e peso da construção. Trabalham à compressão simples e à flexão, por isso necessitam de material resistente à tração (armadura). Devido à forma de transferência de cargas, as dimensões da sua base se sobrepõem as da altura.
Qual é o melhor tipo de fundação?
O tipo de solo é um dos principais fatores a serem considerados na escolha da fundação. Terrenos com solos mais moles ou com maior nível de água exigem fundações mais profundas, como estacas ou tubulões, enquanto solos mais firmes podem ser atendidos com fundações rasas ou diretas.
Qual a diferença entre sapata e fundação?
Sapata é o elemento de fundação que visa distribuir a carga no solo. geralmente é triangular, mas pode ter outros formatos. O bloco tem base quadrada e visa transmitir a carga do endopilar para a fundação (que pode ser em broca, estacas…).
Qual a menor sapata?
Para a NBR 6122 (7.7.1), a menor dimensão não deve ser inferior a 60 cm.
O que é sapata direta?
Já a sapata direta é um sistema de fundação rasa ou superficial. Caracterizada por elementos em concreto armado, normalmente, com formatos piramidais com bases quadradas, retangulares ou trapezoidais. Ou seja, são métodos completamente diferentes tanto na caracterização quanto no processo construtivo.
Quais são os tipos de estacas?
- Estaca Franki. ...
- Estaca Strauss. ...
- Estacas a trado rotativo ou mecanizado. ...
- Estaca Hélice Contínua. ...
- Estaca Ômega. ...
- Estaca raiz. ...
- Estacas pré-moldadas de concreto. ...
- Estacas metálicas.
O que é fundação direta e indireta?
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
O que é uma sapata de concreto?
Sapata é um tipo de fundação superficial, feita de concreto armado, dimensionada para que a carga dos pilares seja transferida para o solo por meio de suas bases, que podem ser quadradas, retangulares ou trapezoidais. Esse tipo de fundação é rasa e tem capacidade de carga baixa e média.
Quais os tipos de fundações rasas e profundas?
As fundações rasas consistem em fundações que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo. Isso se dá, principalmente, pela base da fundação. Já as fundações profundas são aquelas que transmitem as cargas por meio do atrito lateral, que é resultante do contato de seu comprimento com o solo.
O que significa fundação direta?
Fundação direta: esse tipo de fundação transfere as cargas provenientes da estrutura para as camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se significativamente.
O que é fundação tipo caixão?
Caixões. São elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem ar comprimido.
Qual tipo de fundação para solo com água?
A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.
O que é mais barato sapata ou estaca?
Para as fundações da construção civil, o uso das sapatas tem como maior vantagem o baixo custo de produção. Além disso, também apresentam facilidade na execução, já que não necessitam de equipamentos especiais de escavação.
Qual o tipo de fundação para alvenaria estrutural?
1.4 Radier
Este tipo de fundação trabalha similarmente a uma laje de concreto armado onde as cargas são distribuídas a partir de uma estrutura superior. Por certo, este sistema é comumente utilizado em obras leves de alvenaria estrutural.
Como desmembrar um terreno?
Qual fandom foi expulso do K-pop?