São exemplos de efeitos penais da sentença condenatória?

Perguntado por: Bianca Branco  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

É a finalidade principal da sentença penal condenatória, qual seja, a aplicação do princípio secundário da norma penal. O efeito penal reflexo ou secundário, por sua vez, é o efeito que a condenação terá sobre outras relações jurídicas envolvendo o apenado. Como exemplo, podemos citar a reincidência.

Quais são os efeitos penais e extrapenais da sentença penal condenatória?

Entretanto, os efeitos da sentença condenatória também podem ser na modalidade dos chamados efeitos penais secundários. Dentre eles, destacam-se: a reincidência; a revogação de benefícios como o sursis, o livramento condicional, o aumento do prazo para a concessão do livramento condicional, entre outros.

O que são efeitos penais?

Os efeitos da condenação penal são as repercussões jurídicas advindas da condenação de um réu pelos atos ilícitos cometidos; no caso, os crimes elucidados pelo Código Penal Brasileiro (Lei no 2.848/40).

Quais os efeitos principais e secundários da sentença condenatória?

b) secundários. Os efeitos principais da pena são a própria consequência jurídico-penal primordial/direta/imediata da sentença condenatória; é a aplicação da pena (privativa de liberdade, restritiva de direito, multa ou medida de segurança).

O que é sentença condenatória penal?

O que é uma sentença condenatória? É aquela na qual existe o reconhecimento da culpa ou dolo, ou seja, o julgamento da acusação é considerado procedente. A partir dessa decisão, é imputada uma pena prevista pelo Estado, que pode implicar na total restrição da liberdade do réu por tempo determinado.

DIREITO PENAL - EFEITOS DA CONDENAÇÃO

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos de uma sentença penal condenatória?

Os requisitos da sentença penal encontram-se disciplinados no rol de incisos do art. 381 do CPP, sintetizando-se em: relatório; fundamentação e dispositivo; inteligência esta, da corrente majoritária, que adotou ateoria em tela, não deixando-se esquecer-se, jamais, da lei penal.

Quais os elementos da sentença condenatória?

Art. 381 do CPP
  • os nomes das partes ou, quando não possível, as indicações necessárias para identificá-las;
  • a exposição sucinta da acusação e da defesa;
  • a indicação dos motivos de fato e de direito em que se fundar a decisão;
  • a indicação dos artigos de lei aplicados;
  • o dispositivo;
  • a data e a assinatura do juiz.

O que são efeitos secundários da condenação?

Efeitos secundários: a condenação além de produzir efeitos penais também repercute em outras áreas do direito, e pode ser genéricos ou específicos. Efeitos secundários de natureza penal: reincidência, revogação do sursis e prazo prescricionais maiores.

O que são efeitos secundários da pena?

Os efeitos secundários penais, englobam as consequências da sentença penal condenatória como fato jurídico. Dividem-se em penais e extrapenais. são aqueles efeitos jurídicos decorrentes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

O que são efeitos secundários da condenação penal?

A condenação tem inúmeros efeitos penais secundários, como gerar reincidência, revogar reabilitação, sursis etc., que estão espalhados pelo Código Penal.

Quais os efeitos específicos da pena?

Os Efeitos Específicos, por assim dizer, são sanções que não buscam retribuir ou punir pelo dano do crime, mas prevenir, inviabilizar, desincentivar a manutenção de situações que propiciam a prática delituosa.

O que é efeito extrapenal?

Efeito concernente não à pena em si mesma, mas que se menciona na sentença penal condenatória como desdobramento desta ou pela incidência de normas extrapenais.

O que é conceito Extrapenal?

Que é além da pena. O criminoso está cumprindo extrapenais.

São efeitos da condenação criminal transitada em julgado?

Condenação transitada em julgado também suspende direitos políticos, diz TJ-DF. A suspensão dos direitos políticos é consequência direta da sentença condenatória criminal transitada em julgado, independentemente da espécie de pena aplicada.

O que é um efeito colateral?

Efeito colateral e efeito adverso

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

O que são efeitos secundários ou mediatos da condenação e quais as suas espécies?

A condenação tem inúmeros efeitos penais secundários, como gerar reincidência, revogar reabilitação, sursis etc., que estão espalhados pelo Código Penal. O presente artigo visa exclusivamente, abordar os efeitos da condenação elencados no art. 91 e 92 do Código Penal.

Como ficam os efeitos da condenação na hipótese de abolitio criminis?

A Abolitio Criminis cessa os efeitos penais do acusado, mesmo que a sentença já tenha transitada em julgado. ... Para tal fato acontecer podemos citar o crime de adultério, que anteriormente era crime tipificado no art 240º do Código Penal.

Quais são os elementos da sentença no processo do trabalho?

A sentença segue uma estrutura lógica, que é composta de três requisitos: o Relatório, a Fundamentação e a Conclusão (ou Dispositivo).

Quais são os elementos essenciais da sentença no Juizado Especial?

São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; III - o ...

Quais são os tipos de sentenças?

Há setores da doutrina que defendem a classificação da sentença em cinco espécies: declaratória, constitutiva, condenatória, executiva lato sensu e mandamental. Segundo a teoria quinária de Pontes de Miranda, as sentenças são classificados em cinco modalidades, segundo a sua eficácia.

Quais são os requisitos formais da sentença?

Os requisitos formais estão presentes no artigo 381 do CPP: relatório, fundamentação, dispositivo e autenticação, estes, por sua vez, são estruturais.

Quais são os requisitos de uma sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

Quais as características da sentença?

A sentença sempre confirmará ou negará a pretensão de uma das partes conforme se julgue o mérito da causa, mas, por vezes, também poderá negar resposta à questão trazida, sem que sejam analisadas as questões fáticas e de direito trazidas.

O que é uma sentença absolutória?

Sentença absolutória própria

É assim considerada a sentença que se fundamenta em alguma das hipóteses do artigo 386, como inexistência do fato ou inexistência de provas. Em uma sentença absolutória própria, não é imposta nenhuma sanção ou penalização ao réu.

O que é o confisco alargado?

O confisco alargado de bens surgiu com a reforma do Código de Penal promovida no final do ano de 2019 e permite a decretação da perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e àquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

Artigo anterior
Quantos aerogeradores têm no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o pior condutor de calor do mundo?