São exemplos de diferenças permanentes?

Perguntado por: Gustavo Campos  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Uma diferença permanente é a diferença entre a despesa de imposto e o imposto a pagar causada por um item que não é revertido com o tempo. Em outras palavras, é a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade fiscal que nunca é eliminada. Um exemplo de diferença permanente é a multa de uma empresa.

É exemplo de adição permanente?

Multas, doações, despesas sem NF e várias outras despesas de curto prazo, que se apresentam definitivas, são tratadas como adições/exclusões permanentes. Uma vez na base de cálculo, ali permanecem até o final do período fiscal.

O que são diferenças temporárias e permanentes?

As diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável podem ser temporárias ou permanentes. A diferença é que as temporárias afetarão a apuração do lucro tributável em período futuro, enquanto que as permanentes não.

O que são diferenças permanentes e temporárias quando da apuração do lucro real de exemplos?

Este desacordo entre a legislação comercial e tributária apresenta diferenças que podem ser chamadas de temporárias ou permanentes. As diferenças permanentes são aqueles registradas na contabilidade, mas que não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis na memória de cálculo de IRPJ e CSLL.

Quais são os ajustes permanentes na apuração do Lalur?

As diferenças permanentes são ajustes ao lucro contábil que ocorrem de maneira definitiva, como no caso de despesas contábeis que nunca serão consideradas despesas fiscais (ex: multas indedutíveis, despesas com brindes), ou receitas contábeis que nunca serão consideradas receitas fiscais (ex: receita de equivalência ...

Diferenças entre os Incisivos Permanentes

31 questões relacionadas encontradas

O que são adições permanentes?

As adições e exclusões podem ser temporárias ou definitivas. Uma despesa que não é aceita agora, nem será num período futuro, é considerada uma adição definitiva. Por exemplo, não são aceitas as deduções de despesas com qualquer tipo de brindes.

O que são diferenças temporárias?

Diferenças temporárias: diferenças entre o valor contábil de um ativo ou passivo e sua base fiscal. ... Diferenças temporárias tributáveis: diferenças temporárias que resultarão em valores tributáveis no futuro quando o valor contábil de um ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.

Quais são as adições e exclusões do lucro real?

As adições e as exclusões representam valores (receitas e despesas) que transitaram ou não pela contabilidade mas que foram registrados ou controlados no LALUR, compondo em definitivo o lucro real.

São adições temporárias As despesas ou custos não dedutíveis temporariamente e que poderão ser excluídos em evento futuro?

A. As despesas ou custos não dedutíveis temporariamente e que poderão ser excluídos em evento futuro. B. São adições que, independentemente de qualquer evento futuro, serão dedutíveis pela legislação do IR/CS; assim, não há exclusão futura.

São exemplos de diferenças temporárias tributáveis que resultam em passivo fiscal diferido?

A seguir, apresentam-se exemplos de diferenças desse tipo que são diferenças temporárias tributáveis e, portanto, resultam em obrigações fiscais diferidas: a) a depreciação considerada na determinação do resultado tributável pode ser diferente daquela que é considerada na determinação do resultado contábil.

O que é um ativo diferido?

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

O que é IRPJ e CSLL diferido?

Portanto, o imposto diferido se trata do tributo incidente sobre o lucro devido pelo empreendimento no próximo ano-calendário. No entanto, toda a contabilização de bens ou verbas deve equivaler ao balanço atual. Neste sentido, os ganhos tributáveis incidem quase que automaticamente sobre o Imposto de Renda.

O que é o E-lalur?

e-LALUR: se trata de um Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real; e-LACS: se trata da Apuração da Base de Cálculo da CSLL.

Como preencher o lado B do Lalur?

A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.

Como preencher a parte B do Lalur no ECF?

Entretanto, caso queira, é possível efetuar alterações nos lançamentos do Lalur diretamente no PVA da ECF, tanto na Parte A quanto na parte B. Para isso, clique no botão Editar Escrituração, e acesse o menu LALUR / Parte B – Controle das contas / Identificação da conta na parte B.

Quais são as adições do Lucro Real?

Lucro Real despesas não dedutíveis: adições

As adições, basicamente, referem-se às despesas relativas a multas administrativas (FGTS, INSS, CLT, etc), doações ou contribuições não compulsórias, brindes, encargos de depreciação e lucros auferidos por filiais no exterior, por exemplo.

Como calcular o Lucro Real?

Cálculo de alíquotas no regime do Lucro Real

O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. Empresas que adotam esse regime tributário precisam ficar atentas às suas contas. Devem ter um controle rigoroso dos valores de entradas e saídas.

O que são Exclusoes?

Exclusões é o plural de exclusão. O mesmo que: afastamentos, excepções, limitações, omissões, restrições, segregações.

O que são os impostos diferidos?

Imposto diferido é o tributo sobre o lucro que deverá ser pago pela empresa apenas no próximo ano-calendário. A palavra vem do verbo “diferir”, que significa adiar algo, deixar para depois. Toda entrada de dinheiro ou bens deve ser contabilizada no balanço atual.

Como fazer a reavaliação de ativos?

A contabilização da reavaliação deverá ser efetuada com base em laudo fundamentado que indique os critérios de avaliação e os elementos de comparação adotados. A reavaliação deve observar o Princípio da Continuidade, ou seja, considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos Ativos em avaliação pelo seu uso.

O que é um passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

Como fazer o Lalur passo a passo?

O Lalur é, em resumo, composto por duas partes: uma para ajustes e outra para controle de valores. Na parte de ajustes, como o nome sugere são informados os lançamentos de ajuste no lucro líquido, as compensações, adições e exclusões de valores, chegando assim ao lucro real.

O que entra no Lalur?

LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL (LALUR)

Este Livro contém 2 partes: PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.

Como deve ser feita a escrituração do Lalur?

Lalur será escriturado por ocasião do encerramento de cada período de apuração do lucro real, ou seja, trimestralmente, se a empresa efetuar os recolhimentos trimestrais do Imposto de Renda, ou em 31 de dezembro, se a empresa, sujeita à tributação pelo lucro real, optar pelo pagamento do imposto mensal por estimativa.

Artigo anterior
Como saber se a elipse está na horizontal ou vertical?
Artigo seguinte
Para que serve a luz vermelha no aparelho de massagem?