São exemplos de despesas financeiras?

Perguntado por: Adriana Mara Moura Marques  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

Passando desde tarifas bancárias, tarifas de cartões, IOF (imposto sobre operações financeiras), juros de empréstimos, juros de financiamentos, juros de cheque especial, tarifas de boletos, entre outros tipos, esses gastos fazem parte da operação da empresa.

O que são despesa financeira?

As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).

Quais são as despesas financeiras na DRE?

São os descontos financeiros concedidos a clientes, juros pagos a fornecedores, variações cambiais passivas, tarifas bancárias com manutenção de contas e transferências realizadas ocorridas no período.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

O que são receitas e despesas financeiras?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

DRE: Despesas Financeiras | MINI-AULA de Contabilidade [EP. 03] | com Alberto Amparo

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as receitas de uma empresa?

De forma geral, receita é todo dinheiro que entra a partir da atividade principal de uma empresa – seja comércio, serviço ou indústria. A receita de uma doceria, por exemplo, é todo o dinheiro que entra a partir da venda dos doces; a de uma loja de roupas, de todas as peças vendidas; e assim por diante.

Qual o conceito de receita na contabilidade?

receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (grifamos).

Como classificar as despesas?

Para saber como categorizar os seus gastos corretamente, continue lendo nosso post!
  1. Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
  2. Não crie muitas categorias. ...
  3. Não utilize a categoria outros! ...
  4. Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
  5. Não mascare a realidade. ...
  6. Utilize uma boa ferramenta de gestão.

Quais os tipos de gastos na contabilidade?

Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. ... Para a Contabilidade, os custos e as despesas são categorias de gastos.

O que é despesa exemplos?

Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.

Onde ficam as receitas financeiras no DRE?

na estrutura do DRE fica abaixo do Resultado pedido, sendo assim à deixei de fora.

Como calcular despesas financeiras DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

O que não entra na DRE?

O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Qual a diferença entre despesas administrativas e financeiras?

Nesse caso, os gastos para comprar tecidos, máquinas, tintas e pagar os salários das costureiras são despesas operacionais. ... Já as despesas administrativas são os gastos que envolvem o funcionamento da empresa de forma indireta. Ou seja, não estão ligados a produção ou ao serviço que a empresa presta.

O que é a despesa de uma empresa?

As despesas são geralmente confundidas com os custos dentro de uma empresa. ... As despesas são todos os gastos utilizados, direta ou indiretamente, para gerar receita. Já os custos se referem aos gastos diretamente relacionados à produção do produto ou prestação do serviço.

Como são classificados os gastos que a empresa incorre?

Investimento – São gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros. São as aquisições de bens ou serviços que são registrados no ativo da empresa.

Como podemos classificar os gastos de um exemplo para cada classificação?

Custo Variável: varia de acordo com a quantidade produzida na empresa – energia elétrica da fábrica. As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Como são classificadas as despesas de uma empresa?

As despesas podem ser classificadas em dois grandes grupos, que são: Despesas Fixas: são aquelas previsíveis, que o gestor sabe que terá que pagar mesmo que não influenciem no volume de produção. ... Despesas Variáveis: esses são valores imprevisíveis, que podem eventualmente acontecer sem qualquer controle do gestor.

Como catalogar despesas?

Para organizar as finanças pessoais é preciso listar todos os gastos que você tem por mês. Não deixe nenhum de fora: do café após o almoço até as despesas maiores, como aluguel e mensalidade da faculdade. Some todos eles e veja quais são seus gastos totais em um mês.

Como dividir as despesas de uma empresa?

Como separar despesas pessoais das contas da empresa
  1. Possua contas bancárias separadas. ...
  2. Atualize o fluxo de caixa. ...
  3. Controle as movimentações financeiras. ...
  4. Defina o valor da sua remuneração e dos sócios. ...
  5. Tenha um diagnóstico financeiro. ...
  6. Segmente seus gastos. ...
  7. Se antecipe aos imprevistos. ...
  8. Busque ajuda especializada.

Para que uma receita serve?

No âmbito da culinária, receitas são orientações que ajudam as pessoas a, passo a passo, prepararem pratos de comida. As receitas geralmente vêm com seus verbos no modo imperativo, para dar instruções de como preparar o prato.

O que é receita de aplicação financeira?

Receita financeira é o ganho que uma empresa tem com aplicações financeiras ou qualquer rendimento proveniente da cobrança de juros.

Como caracterizar uma receita?

Tipos de receitas
  1. receita bruta: representa o faturamento, ou seja, todo valor referente às vendas de produto ou serviço;
  2. receita líquida: é a receita bruta menos os descontos, como impostos, devoluções de mercadorias e descontos concedidos na venda, entre outros;

Pode ser considerado um exemplo de receita?

Como exemplo de receitas orçamentárias podemos citar a receita advinda dos tributos, da exploração do patrimônio do Estado, dos recursos provenientes do desenvolvimento bem sucedido de atividade econômico pelo Poder Público, etc.

O que é fonte de receita de uma empresa?

No Modelo de Negócios, o componente Fontes de Receita engloba o dinheiro que a empresa gera em cima de cada Segmento de Clientes previamente definido. Cada fonte terá seus mecanismos de precificação e seus ciclos de vida. ... O objetivo será verificar se essas fontes serão lucrativas ou não.

Artigo anterior
Qual é a remuneração do YouTube?
Artigo seguinte
Qual o valor da taxa de renovação da CNH no Poupatempo?