São exemplos de custos diretos?

Perguntado por: Dinis Alves Reis  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.

Quais são os custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

São exemplos de custo indireto?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

O que é custo direto e indireto exemplos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

CUSTOS DIRETOS EXEMPLOS

45 questões relacionadas encontradas

Quais os principais custos fixos?

Quais são os principais custos fixos de uma empresa?
  • Luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Salários e encargos trabalhistas.

O que são custos fixos e variáveis exemplos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

Quais são os custos indiretos de uma empresa?

Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
  • Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;
  • A depreciação e a manutenção de equipamentos;
  • As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;
  • O material de escritório e limpeza.

Como calcular o custo direto e indireto?

Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos.

Quais são os custos indiretos de fabricação?

Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

É um exemplo de custo Semifixo?

Custos Semifixos São aqueles que têm valor total constante até certo volume de produção. Exemplo: O valor total da folha de pagamento dos supervisores de produção, por exemplo, permanece o mesmo (fixo) ate a contratação de outro supervisor para trabalhar com os supervisores atuais.

Quais são os custos diretos de produção?

Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa.
...
Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam:
  • Mão de obra diretamente envolvida na produção;
  • Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);
  • Materiais de embalagem.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

O que é uma despesa direta?

O que são despesas diretas

Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. Isso mesmo! As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.

Como calcular um custo indireto?

Nesse caso: Produto X (50.000/100.000 = 50%); Produto Y (20.000/100.000 = 20%) e Produto Z (30.000/100.000 = 30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.

Como calcular o custo indireto fixo?

Para calcular os custos indiretos é utilizado o critério de rateio, no qual é definido um valor aproximado para que o custo de cada unidade do produto possa ser calculado.

Quais são os custos indiretos mais comuns nas indústrias?

Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:
  • Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);
  • Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);
  • Seguros contratados;
  • Gastos com manutenção;
  • Custos de depreciação ou amortização.

Qual a composição dos custos indiretos?

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

Quais são os materiais indiretos?

Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

Quais são as principais características dos custos fixos?

Como você pôde perceber, conseguimos resumir quais são as principais características dos custos fixos em apenas 1: o custo fixo não varia (independe) da quantidade produzida pela empresa. Além do aluguel, podemos citar outros exemplos de contas que também entram como custos fixos: Salário dos Funcionários.

Quais são os custos fixos e variáveis de uma empresa?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Quais são os custos de uma empresa?

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

O que são custos semi variáveis?

Custo semi-variável é um tipo de despesa que varia com o volume de vendas, como a comissão paga a funcionários. Não podemos classificar esse exemplo como custo variável porque sua flutuação de valor não é tão significativa quanto a dos custos variáveis — que é o caso do gasto com a conta de água, por exemplo.

Artigo anterior
Como eliminar a sílica da água?
Artigo seguinte
Como limpar o sofá com água e vinagre?