São exemplos de compostos moleculares isto é formados por ligações covalentes?

Perguntado por: Salvador Martinho de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).

O que são compostos covalentes moleculares?

Os compostos moleculares são os formados por ligações covalentes entre um número definido de átomos, enquanto os compostos covalentes são macromoléculas.

Quais são os compostos moleculares?

Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.

Quais são as principais propriedades moleculares?

As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são:
  • Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos;
  • Apresentam baixa dureza;
  • Apresentam alta tenacidade quando comparados a um composto iônico;
  • Apresentam baixa capacidade de condução de corrente elétrica e de calor;

São exemplos de compostos covalentes?

o Sólido: açúcar (sacarose), sílica (areia), diamante, grafita; o Líquido: água, acetona, etanol; o Gasoso: Sulfeto de hidrogênio, gás cloro, gás bromo, gás hidrogênio.

COMPOSTOS MOLECULARES E COVALENTES: propriedades, exemplos | Resumo de Química para o Enem

15 questões relacionadas encontradas

O que é um composto não molecular?

São, na verdade, elementos moleculares. Um composto molecular é, assim, um tipo de molécula, mas nem toda molécula é um composto molecular. Além disso, existem compostos que não são moléculas – são compostos iônicos, que estudaremos a seguir.

O que é uma ligação covalente?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

Como saber se a ligação é covalente?

De acordo com a natureza dos elementos químicos envolvidos na ligação covalente, ela pode ocorrer da seguinte forma:
  1. Entre dois átomos de Hidrogênio;
  2. Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio;
  3. Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);
  4. Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).

Como se faz uma ligação covalente?

Nela, cada par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente é representado por um “enlaçamento” entre os dois pontinhos. Assim, a ligação que forma o gás hidrogênio é representada da seguinte forma: H─H.

Quais os tipos de ligações covalentes?

Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

Como saber se o composto e molecular?

Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.

Como saber se uma substância é molecular ou não?

As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. São reações entre não-metais.

Qual a diferença entre moléculas e compostos?

Os compostos podem ser classificados como iônicos ou covalentes. As moléculas são as unidades mais simples de um composto covalente, e elas podem ser representadas de muitas maneiras diferentes.

O que são formadas as moléculas?

A molécula é formada por meio da ligação covalente dos átomos. Uma molécula pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico (homonuclear) ou de elementos químicos diferentes (heteronuclear). A ligação covalente é uma modalidade de ligação química em que os átomos compartilham elétrons.

Qual é a diferença entre elemento é composto?

Um composto é definido como uma substância pura feita de dois ou mais tipos de Elementos (átomos) quimicamente combinados em uma proporção fixa, e que pode ser subdividido em substâncias mais simples somente através de meios químicos.

Qual a diferença entre um elemento é um composto?

Um elemento consiste em um átomo com prótons, nêutrons e elétrons ao redor do núcleo. Uma substância química é composta por um ou mais diferentes elementos ligados um ao outro.

Como saber se a substância é iônica molecular ou metálica?

Para distinguir se determinadas substâncias do nosso dia a diasão iônicas, moleculares ou metálicas, podem-se analisar essas características e compará-las. Duas propriedades bem eficazes nesse sentido, por exemplo, são os pontos de fusão e ebulição.

Como saber se a substância é iônica?

As substâncias iônicas são aquelas que possuem pelo menos uma ligação iônica, ou seja, quando há transferência definitiva de elétrons de um dos átomos para outro, formando íons.

O que é uma solução molecular?

Soluções moleculares: São compostas por solutos de origem molecular, por exemplo, água com açúcar (C12H22O11 + água). Há casos especiais onde há presença de compostos iônicos e moleculares compondo a solução, como o caso do ácido acético em água, que possui moléculas CH3COOH e íons CH3COO- e H+.

Como se escreve a fórmula de um composto molecular?

Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula. Para se chegar à fórmula molecular é necessário saber a fórmula mínima ou empírica da substância e sua massa molar.

Como saber se a ligação é iônica ou molecular?

Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.

Como saber se um composto conduz eletricidade?

Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.

Quais são os tipos de ligação?

Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?
  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

O que é ligação covalente Cite exemplos?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Como saber quantas ligações covalentes cada átomo faz?

Fórmula Estrutural Plana ou Fórmula Estrutural de Couper: mostra as ligações dos elementos, sendo que cada par compartilhado corresponde a um traço. Se for apenas um traço chamamos de ligação simples; se forem dois, ligação dupla; e se forem três traços, ligação tripla.

Artigo anterior
Quem foi o primeiro abolicionista brasileiro?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre hardware?