São exemplos de atividades e operações perigosas?
Perguntado por: Henrique Santos | Última atualização: 4. Februar 2025Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)
- Com explosivos;
- Com inflamáveis;
- Com radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
- Com exposição a roubos ou outras violências físicas;
- Com energia elétrica;
- Com motocicleta.
São consideradas atividades ou operações perigosas?
A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.
Quais são as atividades consideradas perigosas na NR 16?
De acordo com a NR 16, são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvem explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a roubos e outros tipos de violência, instalações ou equipamentos elétricos energizados e atividades que utilizam motocicletas.
Quais são as atividades de periculosidade?
- Explosivos;
- Inflamáveis;
- Eletricidade;
- Radiações ionizantes;
- Substâncias radioativas;
- Segurança pessoal ou patrimonial;
- Outras atividades que possam colocar a vida do trabalhador em perigo.
Quais são os tipos de atividades consideradas perigosas na forma da lei?
"Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica, em condições de risco acentuado.
#SextouComNR – Tudo sobre a NR-16 - Atividades e Operações Perigosas.
O que pode ser considerado uma atividade de risco?
- Vigilante patrimonial;
- Trabalhador que atua na área de transporte de inflamáveis ou em contato com explosivos;
- Coletor de lixo;
- Motorista de caminhão e de coletivo urbano;
- Motoboy;
- Carpinteiro;
- Torneiro mecânico;
O que são consideradas atividades ou operações insalubres?
Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Quais são os tipos de periculosidade?
As atividades que recebem adicional de periculosidade incluem aquelas que envolvem contato com explosivos, inflamáveis, eletricidade, radiações ionizantes, substâncias radioativas, transporte de valores, entre outras que oferecem risco iminente à vida do trabalhador.
São consideradas atividades perigosas exceto de acordo com a nr16 ):?
- A. atividades com explosivos e inflamáveis.
- B. atividades com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
- C. atividades com energia elétrica.
- D. atividades com motocicleta.
- E. atividades com radiações não ionizantes.
Quais são as atividades insalubridade e periculosidade?
A insalubridade está relacionada a riscos à saúde, como exposição a agentes biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e outros, enquanto a periculosidade está relacionada a riscos de acidentes e danos físicos, como trabalho em altura, exposição a radiação, trabalho com máquinas e equipamentos perigosos, entre outros.
Qual NR fala sobre atividades perigosas?
NR 16 - NORMA REGULAMENTADORA 16.
O que diz a NR 16 sobre periculosidade?
NR 16: o que a norma de periculosidade diz? A responsabilidade por afirmar se determinado trabalho se enquadra ou não na norma de periculosidade é do empregador, assim como no caso do fornecimento dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.
Qual a periculosidade da NR-16?
Qual o adicional de periculosidade previsto na NR 16? O adicional de periculosidade pago ao trabalhador é de 30% sobre o valor de seu salário.
Quem define a periculosidade?
De acordo com a Norma Regulamentadora 16, criada pelo Ministério do Trabalho, “é responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização do que é considerado periculoso, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O que se entende por periculosidade?
Periculosidade é a condição que coloca em risco a vida de quem opera em determinada função, ou seja, o trabalhador. Por exemplo, motoboys têm direito ao adicional de periculosidade devido ao risco de um acidente de trabalho envolvido todos os dias, que pode tirar a vida destes profissionais.
O que diz a lei sobre periculosidade?
Art. 193, § 1º da CLT: “O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa”.
O que é NR 15 e 16?
Laudos de insalubridade e de periculosidade – NR 15 e NR 16 – constituem documentos que toda empresa deve providenciar para estar em harmonia com as exigências legais trabalhistas. Ao mesmo tempo, são instrumentos importantes para a verificação da existência de riscos no ambiente de trabalho.
O que mudou na NR 16?
Alteração na NR 16 confirma: tanques de combustível de caminhões excluídos dos limites das operações de transporte de inflamáveis - Conexão Trabalho - Uma nova Relação Trabalhista.
É correto afirmar que a NR 16 é a única Norma Regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da periculosidade?
Pergunta 11: É correto afirmar que a NR 16 é a única Norma Regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da Periculosidade? Resposta: Não é pertinente ao escopo de trabalho da CNTT NR 20.
Quais atividades são consideradas perigosas onde o trabalhador deve ser amparado pela lei?
As atividades e operações perigosas são aquelas determinadas pela NR 16 na qual são citadas as atividades consideradas perigosas no transporte, armazenamento e manipulação, realizados com explosivos e inflamáveis.
Quais são as profissões que têm direito a insalubridade?
- bombeiro;
- dentista;
- cirurgião;
- auxiliar de enfermagem;
- enfermeiro;
- aeroviário;
- cortador gráfico;
- auxiliar de tinturaria;
Quem trabalha com produtos químicos tem direito a insalubridade ou periculosidade?
Sim, quando o trabalhador fica exposto a riscos físicos, químicos ou biológicos, uma vez que esteja dentro dos critérios exigidos pela NR-15, este trabalhador tem por lei, direito ao benefício – adicional de insalubridade que pode variar de 10%, 20% e 40% (dez, vinte e quarenta por cento) dependendo de seu grau mínimo, ...
O que o artigo 193 da CLT determina que são consideradas atividades ou operações perigosas?
193 - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.]
Quais são as atividades e operações insalubres da NR 15?
- Ruído contínuo e/ou intermitente;
- Ruído de impacto;
- Calor, frio e umidade em excesso;
- Agentes químicos, biológicos e contaminantes;
- Vibrações;
- Poeira mineral;
- Radiação;
- Ar comprimido (em mergulhos).
O que são as atividades e operações insalubres na NR 15?
Os anexos da NR-15 tratam da exposição dos trabalhadores a ruído, calor ambiente, radiações ionizantes, trabalho sob condições hiperbáricas, radiações não ionizantes, vibrações, frio, umidade, agentes químicos (incluindo benzeno), poeiras minerais (incluindo sílica, asbesto e manganês), além dos agentes biológicos.
Qual é o celular mais barato da Xiaomi?
O quê minoxidil faz no cabelo?