São excluídos da comunhão universal os bens doados ou herdados com a cláusula de comunicabilidade e os Sub-rogados em seu lugar?

Perguntado por: Ângelo Salvador Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

1668 trata dos bens que são excluídos da união. Via de regra, os bens recebidos por doação ou herança comunicam-se com o outro cônjuge. Contudo, não serão bens comuns se for instituída uma cláusula de incomunicabilidade (arts. 1911 e 1848, além da súmula 49 do STF).

São excluídos da comunhão universal os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os Sub-rogados em seu lugar?

Pelo artigo 1.668 do Código Civil Brasileiro, são excluídos da comunhão os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade. Porém a incomunicabilidade dos bens enumerados não se estende aos frutos, quando se percebam ou vençam durante o casamento (artigo 1.669).

O que exclui da comunhão universal de bens?

Excluem-se da comunhão: V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge; VII - as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.

Quais bens não se comunicam na comunhão universal de bens?

O artigo 1.668 do Código Civil coloca quais são os bens que não se comunicam no Regime de Comunhão Universal de Bens: a) Os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade. Se um dos cônjuges receber alguma doação, antes ou depois do casamento, em regra, essa doação seria um patrimônio do casal.

São excluídos da comunhão exceto?

No regime da comunhão parcial de bens, ficam excluídos da comunhão, exceto: a) os bens que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão. b) as obrigações anteriores ao casamento. c) as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal.

COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS: saiba tudo!

40 questões relacionadas encontradas

É nulo o casamento exceto?

3) (TJ-MG 2017) É anulável o casamento, EXCETO: a) do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento. b) por infringência de impedimento. c) por incompetência da autoridade celebrante.

Quais são as causas de anulação do casamento?

Os casos de anulação são: ausência de idade mínima; ausência de autorização para casamento de menor; vicio de vontade; incapacidade para manifestar consentimento; realizado por procuração que foi revogada; e, incompetência da autoridade celebrante.

Quais bens não se comunicam?

Assim, ficam excluídos (não se comunicam) os bens adquiridos antes da constância do casamento e aqueles recebidos por herança ou doação; isso significa que estes últimos são considerados bens particulares do cônjuge, não entrando na divisão.

Quando a herança não se comunica?

No regime da comunhão PARCIAL de bens e no regime de SEPARAÇÃO TOTAL de bens, os bens advindos de herança ou doação, tanto antes da união quanto na constância da união, NÃO se comunicam entre o casal (artigos 1.659 e 1.687 do Código Civil).

Qual investimento não entra na partilha de bens?

Regra geral, os investimentos realizados antes da constância do casamento ou da união estável não são partilhados.

Como fica a herança na comunhão universal de bens?

No regime da comunhão universal todos os bens (adquiridos antes ou durante o casamento) serão dos dois, inclusive os bens recebidos por doação ou por herança. No caso de separação, os bens serão somados e divididos em 50% para cada um.

Como fica a partilha no regime de comunhão universal de bens?

Se o falecido foi casado no regime de comunhão universal, todos os seus bens e de seu cônjuge pertencem aos dois, indistintamente. Para fins de herança, o viúvo terá direito a 50% do patrimônio deixado pelo falecido, mas não a título de herança, e sim como sua meação.

Quando o cônjuge perde o direito aos bens?

Em 2011, a Lei nº 12.424/11 trouxe nova modalidade de perda da propriedade por abandono do lar, prevendo que, se um dos cônjuges deixar o lar conjugal por dois anos ininterruptos, caracterizando abandono da família, perde o seu direito de propriedade sobre o bem que era residência do casal.

Quando se extingue a cláusula de incomunicabilidade?

Cláusula de incomunicabilidade é vitalícia e se extingue com a morte do beneficiário.

São excluídos da comunhão universal as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade?

As doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade. Este regime é misto, pois durante o casamento aplicam-se as regras da separação total e após a sua dissolução, as da comunhão parcial. Para vigorar, é necessário a feitura do pacto antenupcial.

O que é a cláusula de incomunicabilidade?

A cláusula de incomunicabilidade, impede que o bem partilhado comunique ao cônjuge dos herdeiros necessários. Segundo o artigo 1.848, do CC, não é possível sobre os bens da legítima, o testador estabelecer cláusula de incomunicabilidade.

Quando a companheira não tem direito a herança?

STJ: Companheira tem direito à totalidade da herança na falta de filhos ou ascendentes. Nos casos de ausência de descendentes ou ascendentes, é garantido à companheira o direito de recebimento dos bens deixados pelo companheiro falecido, ressalvada a existência de manifestação de última vontade.

Quando o cônjuge não tem direito a herança?

Lembrando também que o cônjuge perde o direito à herança se estiver: divorciado, separado judicialmente ou separado de fato há mais de dois anos. Nesses casos a herança ficaria integralmente para os pais do morto.

Como provar bens em nome de terceiros?

BENS EM NOME DE TERCEIROS. I - A propriedade de imóvel comprova-se pelo registro público. II - O bem imóvel que se encontra escriturado em nome de terceiro, bem assim o veículo, cujas propriedades do casal não restaram demonstradas, não serão submetidos à partilha intentada pelo apelante.

Quais bens não entram no inventário?

Bens que não entram no inventário
  1. 1 – Bens do falecido que não são considerados como herança. ...
  2. 2 – Bens que podem ser pagos diretamente ao herdeiro, mas que são considerados como herança. ...
  3. 3 – Bens que já não eram do autor da herança no momento do falecimento.

O que pode anular um casamento?

Segundo o Código Civil, a decretação da anulação do casamento pode ser feita mediante ação direta, por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, desde que o motivo seja comprovado e aceito por um juiz. Por se tratar de um processo inicialmente judicial, é indispensável o auxílio de um advogado.

Quando cabe anulação de casamento?

É anulável o casamento: I – de quem não completou a idade mínima para casar; II – do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal; III – por vício da vontade, nos termos dos arts.

Quais os tipos de anulação de casamento?

Hipóteses de anulação de casamento
  • I) Casamento contraído por quem não completou a idade mínima para casar.
  • II) Casamento contraído por menor de 16 a 18 anos, sem autorização dos pais ou de seu representante legal.
  • III) Casamento celebrado com vício da vontade ou do consentimento.
  • III.

É exemplo de casamento nulo?

Isso significa dizer, por exemplo, que, se você era casado e alguém matou seu cônjuge, você não poderá casar com o assassino. Como os impedimentos são “insanáveis e graves, a lei consagra como consequência da sua infringência a nulidade absoluta do casamento”3.

O que é a nulidade matrimonial?

O não cumprimento formal do rito do casamento ou a existência de um impedimento matrimonial tornam o casamento nulo. Como falta de idade, consanguinidade, existência de um vínculo anterior ou disparidade de culto religioso entre o casal.

Artigo anterior
O que é RPV Municipal?
Artigo seguinte
Quem trabalha sentado vive menos?