São exceções ao princípio da indisponibilidade da ação penal?

Perguntado por: Diego Oliveira Neves  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Pelo princípio da indisponibilidade da ação penal, também conhecido por indesistibilidade, o Ministério Público não poderá dispor ou desistir do processo (artigo 42 do Código de Processo Penal), sendo desdobramento do princípio da obrigatoriedade. ... Trata-se, portanto, de exceção ao princípio da indisponibilidade.

O que é o princípio da indisponibilidade da ação penal?

(CAPEZ, 2002, p. 21). Em suma, o princípio da indisponibilidade, significa que em se tratando de ação penal pública, depois de interposta, nenhum dos componentes do processo poderá dispô-la, ou seja, “o processo deverá seguir”.

Quais são as exceções do princípio da obrigatoriedade?

As exceções ao princípio da obrigatoriedade começam com a idéia de não punir futilidades e se ampliam a situações outras que não encontram resposta na lei penal material em razão de sua exígua importância. Na legislação alemã nota-se a expressão interesse público, em consonância com o princípio da oportunidade.

Quais são os princípios que regem a ação penal pública?

Princípios da ação penal pública:

Princípio da oficialidade: quem propõe a ação pública é o órgão do Estado (Ministério Público); Princípio da indisponibilidade: o Ministério Público não pode dispor (desistir) da ação penal; ... Princípio da transcendência: a ação deve ser proposta somente contra o autor do crime.

Quais as principais características da ação penal?

Os princípios que regem a ação penal pública são os seguintes: Oficialidade, Impulso Oficial, Autoritariedade e Oficiosidade - Os órgãos encarregados da persecução penal são oficiais, isto é, públicos.

CONHEÇA A EXCEÇÃO DO PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE DA AÇÃO PENAL PÚBLICA

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de ação penal?

São três as espécies de ação penal privada: Ação Penal Privada Personalíssima; Ação Penal Privada Exclusivamente privada; Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Qual o princípio da obrigatoriedade?

Conceitualmente o princípio da obrigatoriedade é definido por Mirabete, como “aquele que obriga a autoridade policial a instaurar inquérito policial e o órgão do Ministério Público a promover a ação penal quando da ocorrência da prática de crime que se apure mediante ação penal pública” (MIRABETE, 1993, p. 47).

Qual a primeira exceção que deve ser arguida em uma ação penal *?

Dispõe o primeiro que a exceção deve ser oposta, verbalmente ou por escrito, no prazo de defesa, embora o mais comum seja a utilização de petição escrita, juntada aos autos, pelo interessado. O momento para argui-la é a primeira oportunidade que a parte tem para manifestar-se nos autos.

Quando o Ministério Público não oferece denúncia?

De maneira geral, o Ministério Público tem o direito-dever de oferecer denúncia no caso de ação pública incondicionada, independentemente de qualquer condição. No entanto, nos casos em que o MP não cumpre com o seu papel, como vimos, a parte pode ingressar com Ação penal privada substitutiva da Ação Penal Pública.

O que significa princípio da Disponibilidade?

Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.

Qual a exceção para o princípio da indisponibilidade da ação penal pública em face do seu titular?

Pelo princípio da indisponibilidade da ação penal, também conhecido por indesistibilidade, o Ministério Público não poderá dispor ou desistir do processo (artigo 42 do Código de Processo Penal), sendo desdobramento do princípio da obrigatoriedade. ... Trata-se, portanto, de exceção ao princípio da indisponibilidade.

O que é princípio do processo penal?

Os princípios característicos do processo penal visam regulamentar a busca pela verdade real, para que, em um litígio penal, o juiz possa aplicar a justiça com exatidão, razão pela qual este texto traz os principais princípios do processo penal brasileiro.

O que acontece quando o MP não se manifesta no prazo?

O oferecimento da denúncia fora do prazo legal constitui mera irregularidade sem consequências para o processo. Neste sentido, é a jurisprudência do STF (HC 72254 / CE).

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quanto tempo o Ministério Público tem para oferecer denúncia?

Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Quais as exceções do Processo Penal?

De acordo com o artigo 95, do CPP, podem ser opostas as exceções de suspeição, incompetência de juízo, litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada. Como exceção à regra da não suspensão, caso a parte contrária reconheça a procedência da arguição, o curso do processo poderá ser suspenso.

Quais as exceções do impedimento?

A exceção por impedimento ocorre quando a pessoa física que ocupa o cargo de magistrado, em virtude de fatos concretos diretamente relacionados com a demanda, se torna incompatível para julgar um determinado processo. ... Um exemplo seria um magistrado julgar uma ação em que uma das partes for a sua esposa.

O que é exceção de suspeição no Processo Penal?

A exceção de suspeição deve preceder a qualquer outra, visto que o juiz sus- peito, porquanto imparcial, não pode, sequer, decidir sobre as demais. Na suspeição há vínculo do Juiz com qualquer das partes; no impedimento há interesse do juiz com o objeto do processo.

O que é o princípio da paridade de armas?

O princípio da paridade de armas está ligado a uma igualdade de instrumentos de investigação e de tratamento entre as partes. A relação do juiz com ambas as partes deve ser equidistante, para que seja garantida a igualdade na possibilidade de cada parte influenciar a decisão judicial.

O que é o princípio da indivisibilidade?

O denominado princípio da indivisibilidade é inerente à ação penal privada e consiste na necessidade de o querelante oferecer queixa contra todos os autores do fato, sob pena de extinção de punibilidade se houver renúncia com relação a algum deles.

Como saber qual é o tipo de ação penal?

O critério identificador da ação penal pública ou privada é estabelecido pelo Art. 100 do Código Penal ou pela legislação especial e através dele identificamos se a ação é pública incondicionada, condicionada ou privada. Na pública incondicionada, há silêncio da lei.

Quais os tipos de ação penal privada?

Existem três tipos de ações penais privadas, sendo que cada uma conta com suas peculiaridades legais e específicas. São estas: exclusiva, personalíssima e subsidiária da ação penal pública.

Como se dividem as ações penais públicas?

Nesse caso, em que o processo criminal é iniciado pelo Ministério Público, dá-se o nome de “ação penal pública”. Contudo, dentro da classificação “ação penal pública”, há uma subdivisão: “ação penal pública incondicionada” e “ação penal pública condicionada à representação”.

Quando o Ministério Público deve se manifestar?

O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam: I - interesse público ou social; II - interesse de incapaz; III - litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

Qual a consequência se o MP não for intimado num processo em que deveria atuar como fiscal da lei?

Já na qualidade de fiscal da ordem jurídica, caso o Ministério Público não seja intimado a intervir, poderá ser considerado nulo o processo (art. 279, CPC/2015).

Artigo anterior
Qual a raça de cachorro mais silenciosa?
Artigo seguinte
Quais são os benefícios da clara do ovo?