São dimensões do planejamento participativo?

Perguntado por: Mariana Pinheiro Borges  |  Última atualização: 26. März 2022
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Explicação: A gestão participativa e democrática tem como princípio a participação da comunidade em todos os processos escolares. ... Por isso, as dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola são o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.

Quais são os tipos de planejamento Participativo?

De acordo com Ferreira (1979), podemos identificar três fases do processo de construção, dentro do planejamento participativo:
  • A preparação do plano escolar,
  • O acompanhamento da execução das operações pensadas no plano escolar,
  • A revisão de todo o processo.

Quais são as características de um planejamento participativo?

O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.

O que é um planejamento participativo?

O que é planejamento participativo? O planejamento participativo tem como objetivo estruturar ações de foco pedagógico que levem em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista.

Quais são as três dimensões do planejamento educacional?

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.

Simulado Planejamento Participativo | Pedagogia para Concurso

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os planejamentos educacionais?

Pode ser subdividido em plano de curso, plano de unidade e plano de aula (VASCONCELOS, 2000). O primeiro refere-se à sistematização da proposta geral de trabalho do professor em uma determinada disciplina ou área de estudo; pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que for oferecida a disciplina.

Quais são os tipos de planejamento educacional?

Existem 2 tipos de planejamento escolar: o estratégico e o participativo.
...
Realidade interna escolar
  • infraestrutura;
  • qualificação;
  • número de funcionários;
  • os resultados dos alunos no último Enem e demais vestibulares;
  • as dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica.

Qual a importância do planejamento participativo na escola?

Para que a escola possa se organizar e funcionar de maneira eficaz, bem como cumprir suas funções sociais e educacionais, o planejamento participativo é um recurso extremamente importante na busca do aperfeiçoamento dos afazeres e auxilia, sobremaneira, na realização do trabalho coletivo.

O que é planejamento urbano participativo?

Nesse sentido, o planejamento urbano participativo configura-se como uma saída necessária e eficiente para equacionar e antecipar-se aos vários problemas das áreas urbanas e por isso o estatuto das cidades, ao fomentar a elaboração de planos diretores de cidades dentro da metodologia participativa, confere uma ...

Quais as características do planejamento participativo no cotidiano da escola?

Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente. Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.

Quais os principais desafios para um planejamento participativo?

Quando se trata de implementar o modelo de gestão participativa, uma das principais barreiras enfrentadas vem da dificuldade de envolvimento dos pais e dos responsáveis pelos alunos nas decisões escolares.

Quais são os princípios específicos do planejamento?

Os princípios do planejamento são: O principio da contribuição aos objetivos; ... O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.

Qual a principal diferença entre planejamento escolar participativo e planejamento escolar estratégico?

O planejamento escolar participativo envolve os membros da comunidade escolar. Já o planejamento estratégico têm características mais semelhantes a um planejamento empresarial. Esses dois modelos de planejamento geram dúvidas sobre qual deverá ser escolhido e é ideal à realidade da instituição de ensino.

Qual a diferença entre planejamento participativo e coordenado?

Resposta Esperada: No planejamento participativo, o principal benefício não é o resultado em si, mas sim a análise dos processos a serem desenvolvidos. ... O planejamento coordenado analisa todos os aspectos a serem projetados e que devem ser usados de maneira interdependente.

O que é planejamento operacional e quais os tipos de planos operacionais?

O planejamento operacional se trata da projeção de objetivos e metas utilizando processos organizacionais para obter resultados a curto prazo. O grande erro de muitas empresas é pensar somente no planejamento estratégico ou dar um foco maior para o mesmo.

Como as organizações aplicam o planejamento participativo nas suas atividades?

Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias.

O que é planejamento popular?

O MAPP (Método Altadir de Planificação Popular) constitui-se no método de eleição para planejamento no nível local, particularmente naqueles altamente descentralizados. É simples e criativo, elaborado com o objetivo de viabilizar a planificação, a partir de uma base popular.

Qual a importância das ações participativas e coletivas na escola?

O ato de participar vindo de pais, alunos, funcionários e professores proporciona à escola uma qualidade em seu trabalho educativo, uma vez que, através desta participação, a escola conseguirá atingir seus objetivos.

Qual a importância do planejamento estratégico na gestão educacional?

Com estratégia, tudo tende a obter melhores resultados. Na gestão escolar não é diferente. Por meio de um plano estratégico bem elaborado, é possível melhorar a qualidade da educação por completo. A partir das análises e das decisões corretas, a instituição de ensino é muito beneficiada quando se planeja.

Como deve ser feito o planejamento escolar?

Como organizar um planejamento escolar de qualidade?
  1. Busque conciliar os interesses de pais e professores. ...
  2. Siga as diretrizes do MEC. ...
  3. Trace metas que sirvam para todo o ano letivo. ...
  4. Defina um calendário escolar. ...
  5. Monte um bom plano de aulas. ...
  6. Efetue possíveis melhorias na infraestrutura da escola. ...
  7. Invista em tecnologia.

Quais são os tipos de planejamento?

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

Quais os tipos e níveis de planejamento?

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

Quais são os exemplos de planejamento de ensino?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Quais os principais objetivos do planejamento educacional?

Planejamento Educacional
  • Segundo Coaracy (1972), os objetivos do Planejamento Educacional são:
  • relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, e de cada comunidade, em particular;

Quais os objetivos do planejamento educacional?

O planejamento educacional é entendido como um processo científico que identifica as demandas e os obstáculos presentes na estrutura e em todos os processos que envolvem a educação e, com isso, determina quais são as prioridades, pensando em estratégias para otimizar as práticas de ensino.

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