São critérios de definição da competência absoluta?

Perguntado por: Filipe Artur Campos Lourenço Maia  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quais são os critérios de competência absoluta?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial.

Quais são os casos de competência absoluta Cite exemplos?

A competência absoluta é assim considerada quando fixada em razão da matéria (ratione materiae, em razão da natureza da ação, exemplo: ação civil, ação penal etc), da pessoa (ratione personae, em razão das partes do processo) ou por critério funcional (em razão da atividade ou função do órgão julgador ex: competência ...

Quais são as competências absolutas no processo penal?

No processo penal entende-se como competência absoluta aquela que não pode de modo algum ser modificada, prorrogada ou flexibilizada posteriormente, ou seja, determinada demanda não poderá ser processada e julgada por outro juízo a não ser aquele competente para julgar a demanda.

Qual o critério para se fixar a competência relativa?

A competência relativa fixa regras de competência para atender o interesse particular. Quando fixada em razão do território e do valor da causa, via de regra, a competência é relativa, podendo ser modificada por vontade das partes.

Competência (Processo Civil) - Resumo Completo

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os critérios de competência relativa e absoluta?

A competência é absoluta em razão da matéria e em razão da hierarquia, esta estabelecida segundo o grau de jurisdição. A relativa é passível de modificação, seja por vontade das partes, seja por prorrogação, como nos casos de conexão ou continência.

Quais os critérios absolutos de fixação da competência interna?

Para se fixar a competência interna devem ser empregados três critérios: objetivo, funcional e territorial.

O que é competência absoluta e relativa no processo penal?

Enquanto a competência absoluta é inderrogável por convenção das partes e não se modifica nem mesmo pela conexão ou continência, a competência relativa é prorrogável, modificando-se quando não oposta a exceção de incompetência do foro, em tempo hábil.

Quais são os critérios para a determinação da competência no processo penal?

O Código de Processo Penal (CPP), discrimina nos incisos de seu artigo 69 os critérios para fixação de competência, sendo eles: I – o lugar da infração; II – o domicílio ou residência do réu; III – a natureza da infração; IV – a distribuição; V – a conexão ou a continência; VI – a prevenção e a VII – prerrogativa de ...

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Quais os casos de competência relativa?

A competência relativa, por exemplo, se dá em razão do local, por distribuição, por prevenção, por conexão, por continência e no JECrim. A competência absoluta, por sua vez, se dá, por exemplo, em relação à competência por matéria, por função e por pessoa. Regra de competência criada com base no interesse público.

Porque a competência territorial é relativa?

As regras fixadoras das situações de competência territorial são relativas, porque passíveis de disposição pelo interesse das partes, mas a disponibilidade encontra limite nas próprias normas regentes, e justamente por isso o juízo pode validamente verificar a observância dessas normas pelas partes, notadamente pelo ...

O que diz o artigo 53 CPC?

Caso não haja filho incapaz será o último domicilio do casal e as partes não residirem no antigo domicílio, será competente o domicílio do réu. Anteriormente, a regra de competência se baseava na residência da mulher.

Quais são as espécies de competência?

A competência é dividida por Neves em diferentes espécies, as quais o autor arrola como: competência em razão do valor da causa, competência em razão da matéria, competência em razão da pessoa, competência territorial e competência funcional.

O que é a prorrogação da competência?

A modificação de competência, também conhecida como prorrogação de competência, ocorre quando o âmbito de competência de um juiz ou tribunal é maximizado, possibilitando que aprecie e julgue processos para os quais, em regra, não seria a autoridade judiciária competente.

O que fazer quando o juiz declinar a competência?

Resposta: O juiz decidiu que o processo deverá tramitar e ser julgado em um juizado. O processo continuará com o mesmo número, mas será distribuído a um juizado.

Quando se determina a competência?

43. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

O que diz a Súmula 122 do STJ?

Compete à Justiça Federal o processo e julgamento unificado dos crimes conexos de competência federal e estadual, não se aplicando a regra do art. 78, II, a, do Código de Processo Penal.

O que define a competência jurisdicional?

Competência é a possibilidade legal de exercício da função jurisdicional, por um órgão do Poder Judiciário, em um determinado proces- so. Incumbe à lei fixar a competência.

Quando ocorre a incompetência absoluta?

I) INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA:

Deve ser declarada de ofício (art. 64, § 1o); Trata de vício não sujeito a prorrogação (cabe ação rescisória - art. 966, II).

O que são competências funcionais?

As competências funcionais estão relacionadas a características importantes para o desempenho de determinada função. Por exemplo, para o cargo de gestora de RH é importante ter habilidades de comunicação e gestão bem desenvolvidas.

O que é competência por prerrogativa de função?

Essa prerrogativa visa a preservar a administração pública de acusações infundadas, levianas, sem provas, políticas, ideológicas, pois a acusação que se faz contra detentor de função pública (com ou sem mandato eletivo) atinge, ainda que indiretamente, a própria administração.

Quais são os pressupostos do processo?

Os pressupostos processuais podem ser conceituados como exigências ou requisitos legais para o estabelecimento e desenvolvimento válido do processo como relação jurídica. Tais requisitos podem ser divididos em pressupostos de existência e pressupostos de validade.

O que é competência processual?

Trata-se da resolução acerca do tribunal ou juízo responsável em cada caso. A competência é, portanto, uma delimitação da função jurisdicional dos órgãos envolvidos nos Processos Civis e se dá como um pressuposto processual.

Quais são os princípios fundamentais da jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

Artigo anterior
Como calcular quantidade de carne para churrasco por pessoa?
Artigo seguinte
Quais consequências de transfusão de sangue errada?