São considerados mecanismos da elaboração onírica?
Perguntado por: Samuel Bruno Amaral | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 5/5 (51 avaliações)
Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
O que é elaboração onírica?
O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.
Como Freud explica a elaboração onírica?
Freud aponta a elaboração onírica como um processo que pode acontecer de quatro formas: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.
Quais são os mecanismos do sonho segundo Freud?
Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.
Qual a função da elaboração onírica e como ela acontece?
Através da análise detalhada de dezenas de sonhos, ligando-os a conhecimentos da vida do sonhador. Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de seleção, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original.
Sonho e a Elaboração onírica
Como se dá o processo de distorção da elaboração onírica?
Acredita-se que a distorção a qual é submetido o sonho é produto da não absorção de algo, proibido pela nossa censura interna. Assim, a função do sonho é a realização disfarçada dos desejos recalcados.
O que é interpretação onírica?
É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...
Quais são os mecanismos dos sonhos?
Freud criou a teoria sobre o trabalho do sonho (distorção no sonho para proteger o sujeito do carácter ameaçador dos seus desejos), em que fala dos mecanismos da condensação e do deslocamento. A condensação é como juntar no sonho parte das vivências do quotidiano com outras censuradas, provocando confusão.
Quais são os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho?
Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
Como funciona os sonhos e seus mecanismos?
O sonho e seus mecanismos
O que Freud chamou de trabalho do sono, para ele, havia quatro tipos de mecanismos do sonho: a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização. Assim, por meio desses mecanismos é que os sonhos se transformavam em manifestos. Os quais deveriam ser interpretados.
O que é elaboração secundária Freud?
A ELABORAÇÃO SECUNDÁRIA pertence à DEFORMAÇÃO ONÍRICA, acontece no pré-consciente e cumpre com a CENSURA, ajustando o CONTEÚDO LATENTE do sonho às necessidades da vida de vigília. Portanto, o pré-consciente dá coerência ao sonho ao transformá-lo em algo inteligível, tal como nossa vida de vigília exige.
O que é elaboração psicanálise?
Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Esta função caracteriza-se na capacidade psíquica que permite fazer face às tensões provocadas pelas modificações existentes no meio ambiente, ou pelas próprias modificações que ocorrem no próprio indivíduo.
O que é conteúdo onírico?
O que é Onírico:
Onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho".
O que é figuração Freud?
A Figuração remete na seleção e transformação dos pensamentos dos sonhos em imagens. Esse mecanismo, por si só, é um dos responsáveis pela distorção resultante da elaboração onírica. O que é interpretado na psicanálise não é o sonho, mas o seu relato.
O que é a primeira tópica freudiana?
A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.
O que é deslocamento para a psicanálise?
Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.
O que é o mecanismo de deslocamento e condensação?
É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
Quais são as quatro operações nas quais o processo de distorção da elaboração onírica se baseia?
Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
Quais são os mecanismos de defesa do ego?
- Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
- Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
- Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
- Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
Como a psicanálise explica os sonhos?
O significado dos sonhos para a psicanálise
Para Sigmund Freud, vanguardista por seus estudos sobre as mensagens do nosso inconsciente, os sonhos são uma forma da psique de “realizar desejos”. São ensaios por parte do inconsciente para solucionar um desacordo, seja ele recente ou algo do passado.
Qual é a função do sonho?
Aí entra a função dos sonhos: evitar que o sujeito acorde. Tal como um projetor de cinema, eles realizam essa função projetando imagens na “tela” da psique, isto é, em caráter alucinatório. Ou seja, não são somente as pessoas ditas “loucas” (psicóticas) que têm alucinações.
Como é feita a interpretação dos sonhos?
O método psicanalítico de interpretação dos sonhos requer, em primeiro lugar, as associações daquele que sonhou. Esse método investiga os processos pelos quais os pensamentos do sonho se transformaram em conteúdos manifestos do sonho. Metaforicamente, podemos dizer que os sonhos abrem uma janela para o inconsciente.
Qual a diferença da elaboração onírica para o trabalho de interpretação nos sonhos?
O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.
Como criar um símbolo onírico?
1) Invente um símbolo onírico. É algum objeto que diz a você que está num sonho (exatamente como em Inception). Por exemplo, se um elefante cor-de-rosa aparecer, você saberá que está sonhando. Concentre-se no símbolo e na ideia de que, quando ele aparece, você está num sonho.
O que é uma paisagem onírica?
É a paisagem dos sonhos. “Onírico” é um adjetivo erudito que pode substituir uma locução adjetiva (paisagem onírica = paisagem “dos sonhos”); outros exemplos: bala plúmbea (“de chumbo”), objeto ebúrneo (“de marfim”), anel argênteo (“de prata”), cara simiesca (“de macaco”), noite hibernal (“de inverno”).
Como identificar droga?
O que é um dispositivo de e S?