São causas legais de dissolução parcial da sociedade limitada?

Perguntado por: Miriam Rocha de Brito  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

A dissolução parcial poderá ocorrer nos seguintes casos: morte de sócio; retirada de sócios; exclusão de sócio; falência e liquidação da quota a pedido de credor de sócio.

Quais as causas de dissolução total da sociedade limitada?

Quais são os motivos que levam a dissolução de sociedade?
  1. Expulsão de sócio. ...
  2. Óbito de sócio. ...
  3. Vencimento do prazo. ...
  4. Causas extrajudiciais. ...
  5. Saída do sócio. ...
  6. Por interesse. ...
  7. Justa causa. ...
  8. Acordo comum.

Quais as hipóteses em que se dar a dissolução da sociedade limitada?

A dissolução pode ocorrer nos seguintes cenários: resolução da sociedade empresária em relação ao sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; e a apuração dos haveres do sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; ou somente a resolução ou a apuração de ...

Quando ocorre a dissolução parcial da sociedade?

Nos termos do artigo 1.029 do Código Civil, qualquer dos sócios pode se retirar da sociedade mediante notificação dos demais sócios no prazo mínimo de 60 dias. Mas, desde que ela tenha sido constituída por prazo indeterminado. Uma vez notificados, os outros sócios podem optar pela dissolução parcial da sociedade.

Quais as modalidades legais previstas no Código Civil de dissolução parcial em sociedades limitadas?

Importância do contrato na definição dos critérios de apuração, sendo o valor patrimonial prioritário. Conclusões alinhadas com o princípio da preservação da empresa. Existem 3 formas de dissolução parcial das sociedades: retirada, exclusão e morte de sócio.

Causas da dissolução parcial da sociedade empresária

27 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 1033 do Código Civil?

O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – Parágrafo Único e inciso IV do artigo 1033 – dispõe que todas as Sociedades Empresárias Limitadas (LTDAs) com falta de pluralidade de sócios (ou seja, com apenas um), não reconstituída no prazo de 180 dias, são caracterizadas em situação irregular.

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

Como se dá a dissolução de uma sociedade?
  • Morte;
  • Exclusão ou expulsão do sócio;
  • Declaração de falência ou insolvência civil do não empresário;
  • Dissolução extrajudicial;
  • Extinção de autorização para funcionar;
  • Causas previstas no contrato social.

O que é dissolução parcial da sociedade limitada?

A dissolução parcial da sociedade é justamente quando se dissolve apenas um ou mais vínculos societários, subsistindo o contrato com os sócios remanescentes e a sociedade “segue sua vida”.

O que muda na ação de dissolução parcial de sociedade no novo CPC?

A sentença proferida na ação de dissolução parcial de sociedade é constitutiva negativa, pois extingue a relação jurídica existente entre o sócio falecido, o excluído e aquele que exerceu o direito de retirada e os demais sócios e a sociedade.

Como é feita a dissolução parcial de sociedade?

Quando apenas um dos sócios não tem mais interesse em fazer parte da empresa, é possível fazer a dissolução parcial. Para isso, o sócio que deseja sair deve fazer um comunicado oficial com antecedência de, pelo menos, 60 dias. Ele também tem o direito de receber o valor equivalente à sua participação no negócio.

Quais as hipóteses de dissolução?

As hipóteses de dissolução de uma sociedade empresária são morte, retirada e exclusão. Compreenda os direitos e deveres a serem cumpridos em cada modalidade. Entenda como funcionam as hipóteses de dissolução, como se opera o direito de retirada de sociedade e a exclusão de sócio de uma empresa.

O que diz o artigo 1029 do Código Civil?

1029: Art. 1.029. Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.

Qual a natureza jurídica da ação de dissolução parcial de sociedade?

A sentença proferida na ação de dissolução parcial de sociedade é constitutiva negativa, pois extingue a relação jurídica existente entre o sócio falecido, o excluído e aquele que exerceu o direito de retirada e os demais sócios e a sociedade.

Qual a fundamentação legal da dissolução das sociedades contratuais?

Tanto para as sociedades regidas pelo CC/2002, como para as sociedades anônimas, se houver a declaração de falência ocorrerá a dissolução da sociedade. Fundamento legal: art. 1044 e 1.087 do Código Civil de 2002 e o art. 206 , inciso II da Lei 6.404 de 1976.

Qual é a diferença entre dissolução parcial e dissolução total de uma sociedade?

A dissolução total gera a extinção da sociedade. Já a dissolução parcial que poderá ser efetivada através de um ou de mais sócios, na verdade nem mesmo deveria ser intitulado de dissolução, tendo em vista que a empresa continuará atuante, todavia é o nome formalmente empregado .

Como funciona o processo de dissolução de sociedade?

A dissolução de sociedade é, basicamente, a ação de desfazer a sociedade – podendo ser de forma total ou parcial. Tal dissolução pode acontecer quando houver consenso dos sócios, deliberação por maioria, saída por vontade própria, falecimento, falência, entre outros motivos.

Qual o objetivo da ação de dissolução parcial de sociedade?

2a) Objeto da ação de dissolução parcial. A ação pode ter por objeto o desfazimento do vínculo societário (art. 585, I) e a apuração de haveres (art. 585, II) ou apenas um desses pedidos (art.

Qual é o objeto da ação de dissolução parcial de sociedade?

São legitimados à propositura da ação de dissolução parcial de sociedade, partindo do objeto que resolve a sociedade em relação ao sócio falecido: o espólio do sócio falecido, quando a totalidade dos sucessores não ingressar na sociedade; os sucessores, após concluída a partilha do sócio falecido; a sociedade, se os ...

É correto afirmar acerca da ação de dissolução parcial de sociedade?

havendo manifestação expressa e unânime pela concordância da dissolução, o juiz a decretará, deixando de condenar as partes em honorários advocatícios, e as custas serão rateadas segundo a participação das partes no capital social.

Qual o prazo da resolução da sociedade na ação de dissolução parcial?

Os sócios e a sociedade serão citados para, no prazo de 15 (quinze) dias, concordar com o pedido ou apresentar contestação. Parágrafo único. A sociedade não será citada se todos os seus sócios o forem, mas ficará sujeita aos efeitos da decisão e à coisa julgada.

Como excluir um sócio de uma sociedade limitada?

A exclusão de sócio poderá ser determinada em reunião ou assembleia especialmente convocada para esse fim. No caso, deverá ser dada ciência ao acusado em tempo suficiente para exercer seu direito de defesa. Vale lembrar que a assembleia é mais formal e só é obrigatória para as sociedades com mais de 10 sócios.

Como um sócio pode se retirar da sociedade?

qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa”.

Como é feito o processo de dissolução?

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são: Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Quais são as responsabilidades legais dos sócios após a dissolução de uma sociedade?

Vale ressaltar que mesmo após a extinção da sociedade, os ex-sócios ainda respondem pelo pagamento de eventuais dívidas da sociedade extinta, sendo essa responsabilidade na proporção do montante que cada um recebeu após a fase de Liquidação, como disposto no art. 1.110 do Código Civil.

Qual a diferença entre dissolução e extinção?

Resp. - A dissolução da pessoa jurídica é o ato pelo qual se manifesta a vontade ou se constata a obrigação de encerrar sua existência. Pode ser definido como o momento em que se decide a sua extinção, passando-se, imediatamente, à fase de liquidação.

Artigo anterior
Qual a diferença entre impermeabilizante e selador?
Artigo seguinte
Quais são os sobrenomes mais chiques do Brasil?