São características dos platelmintos?

Perguntado por: Marcos Lopes  |  Última atualização: 5. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária. Planária: esquema da disposição dos sistemas desse animal.

Quais são as principais características dos platelmintos?

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

Qual é a classificação dos platelmintos?

Classes dos platelmintos

Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).

Quais são as características do sistema nervoso dos platelmintos?

O sistema nervoso dos platelmintos é ganglionar e cefalizado, ou seja, esses vermes têm estruturas nervosas na região da cabeça, além da presença de ocelos na mesma região, que auxiliam na percepção de luminosidade. Dois gânglios ligados a dois cordões nervosos ligam a cabeça ao resto do corpo do animal.

Quais são as características gerais dos platelmintos e dos nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

RESUMO - Platelmintos

27 questões relacionadas encontradas

Qual das características abaixo não é observada nos platelmintos?

Alternativa “b”. Os platelmintos não apresentam sistema respiratório e circulatório.

Quais são os platelmintos mais conhecidos?

Há aproximadamente 20.000 espécies de platelmintos, as planárias, as tênias e os esquistossomos são os mais populares.

O que são platelmintos exemplos?

Os Platyhelminthes ou platelmintos são conhecidos como vermes achatados, por conta de seu corpo achatado dorso-ventralmente. São protostomados triblásticos acelomados (não apresentam celoma). O sistema digestivo é incompleto, apresentando apenas boca, e a digestão é extracelular e intracelular.

Quais sistemas os platelmintos não tem?

Não possuem boca nem nenhuma outra estrutura do sistema digestório: o alimento é incorporado pela superfície do corpo dos animais. Ex.: Taenia. Assexuada ou sexuada. Assexuada: fissão transversal ou regeneração (Classe Turbellaria), pedogênese (Classe Trematoda).

Quais são as principais características que tornam os platelmintos parasitas tão bem adaptados a viver em seus hospedeiros?

Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestivo incompleto ou ausente - na maioria dos parasitas, visto que a alimentação é proveniente do hospedeiro.

Qual é a principal característica dos nematelmintos?

São triblásticos, pseudocelomados, têm simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca (com lábios ou papilas e dentes ou estiletes), faringe, intestino e ânus (ou cloaca). A maioria deles é dioica, ou seja: possui sexos separados. Dimorfismo sexual é também comum, sendo a fêmea de tamanho maior que o macho.

Qual é a digestão dos platelmintos?

São predadores e saprófagos, sendo sua digestão iniciada a nível extracelular, passando em seguida para nível intracelular. As espécies menores possuem um intestino simples com formato de um saco com uma faringe simples ou bulbosa.

Qual é o sistema respiratório dos platelmintos?

Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica. Os platelmintos não possuem sistema circulatório.

Qual o tipo de sistema nervoso dos platelmintos?

Os platelmintos possuem sistema nervoso capaz de processar informações e que é do tipo ganglionar, ou seja, com formação de gânglios (aglomerado de neurônios). Nesses animais, há dois gânglios cerebrais, de onde saem dois cordões nervosos que chegam a todo o corpo.

Qual a principal característica morfológica dos platelmintos?

São animais endoparasitos; heteroxenos obrigatórios, com raras exceções; adultos parasitos de vertebrados; larvas parasitos de vertebrados ou invertebrados; hermafroditas; corpo em forma de fita, dividido em segmentos, em geral, achatado dorsoventralmente; sem cavidade geral e tubo digestório.

Como é a sustentação dos platelmintos?

A locomoção dos platelmintos se dá por meio de cílios. Grande parte dos turbelários é ciliada; as espécies maiores movem-se através de cílios com o auxilio de ondulações musculares existentes na parte ventral do corpo. Existe um sistema de glândulas duplas que possibilitam a fixação temporária em diversas espécies.

Qual o tipo de simetria dos platelmintos?

Platyhelminthes (do grego πλατύ, platy, "achatado" e ἕλμινς, helminth-, "verme"), comumente designados por platelmintes, platelmintas, platelmintos ou vermes planos, é um filo de invertebrados com simetria bilateral, não-segmentados, protostómios, de corpo mole e relativamente simples.

Qual o tipo de excreção dos platelmintos?

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

O que falta nos platelmintos?

Os platelmintos são animais triblásticos e acelomados, e por possuírem o corpo achatado não possuem sistema respiratório e nem sistema circulatório diferenciado. O sistema nervoso desses animais é mais desenvolvido que nos cnidários e proporciona melhor coordenação de movimentos complexos.

Qual o tipo de reprodução da planária?

Regeneração e reprodução assexuada.

Algumas espécies de planária reproduzem-se assexuadamente por fissão transversal (tipo de reprodução desse organismo); a parte posterior do corpo adere a algum objeto, e os esforços da planária para libertar-se e locomover-se acabam por rompê-la, deixando um pedaço para trás.

Como os platelmintos lutam?

Platelmintos hermafroditas, portanto, se envolvem no que é conhecido como “esgrima de pênis”. Esse é um comportamento no qual dois platelmintos lutam para fertilizar o outro perfurando a epiderme do outro e inserindo o sêmen, enquanto evitam serem eles próprios fertilizados.

Como os vermes podem ser classificados?

Existem classificações dos vermes. Entre eles existem os nematelmintos, que são as lombrigas, o ancilostoma, que causa o amarelão, as filárias e os oxiúros. Outro tipo de vermes que pode ser encontrado no organismo, são os platelmintos, que são as tênias, que podem causar a cisticercose e a solitária.

Qual a doença causada por platelmintos?

Esquistossomose é uma doença parasitária causada por um platelminto. A doença é também conhecida como doença do caramujo, xistose e barriga d'água.

O que a planária se alimenta?

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

Artigo anterior
Que país é o maior criador de gado do mundo?
Artigo seguinte
É verdade que o Canadá precisa de imigrantes?