São características desejáveis numa suspensão farmacêutica?

Perguntado por: Cátia Silva Barros  |  Última atualização: 9. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

uma boa suspensão deve ser redispersada com facilidade após agitação suave do recipiente. o tamanho da partícula do suspensóide deve ser variante por longos períodos. a suspensão deve escoar lentamente e uniformemente do recipiente. quanto menor a densidade das partículas, maior a velocidade de sedimentação.

Quais as características desejáveis de uma suspensão?

SUSPENSÕES

São formas farmacêuticas líquidas constituídas de duas fases: uma interna sólida (descontinua ou dispersa) e outra externa, líquida (contínua ou dispersante). A fase dispersa é insolúvel na fase liquida, mas, através de agitação podem ser facilmente suspensas.

Quais são os requisitos ideais para uma suspensão?

Uma suspensão ideal tem como características a diminuição da velocidade de separação, a formulação deve ser elaborada de modo que após o processo de agitação ocorra a dispersão da fase sólida na líquida de maneira fácil e que o processo de sedimentação ocorra lentamente, permitindo que haja tempo suficiente para a ...

Como deve ser feita a suspensão do fármaco?

A suspensão pode vir pronta da fábrica ou pode trazer apenas o frasco com o pó e instruções para a sua preparação. Antes da administração, o frasco com a suspensão deve ser bem agitado para que as partículas se misturem com o líquido. Após a administração de medicamentos líquidos deve-se ingerir um copo de água.

O que é um medicamento em suspensão?

– Suspensão: medicamento com partículas sólidas dispersas em um meio líquido que não é capaz de dissolver o sólido. – Emulsão: trata-se de uma mistura de 2 líquidos imiscíveis onde um está disperso no outro. – Xarope: composição líquida de alta viscosidade e, geralmente, com excesso de açúcar.

Suspensão de Calamina - Farmacotécnica

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais componentes do sistema de suspensão?

Uma suspensão descreve uma mistura heterogênea de substâncias, de um sólido finamente distribuído em um líquido. O sólido não pode se dissolver no líquido, como é o caso em uma mistura de substâncias de sal e água.

Quais são os medicamentos de suspensão?

Medicamentos contra acne, ácido acetilsalicílico, antidepressivo, medicamento para controle de crises convulsivas e paracetamol foram suspensos ou interditados de forma cautelar.

Quando devo suspender um medicamento?

Quando o paciente tem alguma doença aguda, como virose ou apresenta sintomas como diarreia, vômito e desidratação, ou seja, quando não está em seu estado basal e saudável, é sempre importante que esse paciente entre em contato com o seu médico, para saber se é possível manter o uso habitual das medições do seu dia a ...

Qual a via de administração da suspensão?

As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica. As principais vantagens das suspensões são a possibilidade de empregar princípios ativos insolúveis em veículos mais comuns, além da maior estabilidade se comparadas às soluções, bem como melhor odor e sabor.

Qual alteração se refere à forma farmacêutica suspensão?

As Suspensões são preparações líquidas que contém o princípio ativo em partículas finamente divididas e distribuídas uniformemente em um veículo onde o fármaco apresenta uma mínima solubilidade. As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica.

O que é suspensão e exemplo?

*Suspensões: são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Alguns exemplos são: areia na água, argila na água, leite de magnésia e calamina.

Como as suspensões orais são preparadas?

As suspensões podem ser encontradas prontas para uso ou na forma de pó para reconstituição. As preparações prontas apresentam as partículas do fármaco dispersas em um veículo líquido, contendo adjuvantes farmacêuticos ou não.

Quais são os fatores que afetam a estabilidade de uma suspensão?

Os principais fatores são : temperatura, umidade, luz e pH.

Quais são os 3 principais tipos de suspensão?

Principais tipos de suspensão
  1. Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
  2. Suspensão Telescópica MacPherson. ...
  3. Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
  4. Supensão Multilink.

Quando cabe uma suspensão?

Como vimos, as suspensões podem ocorrer por dois motivos. São eles: Acordo entre empregador e empregado mediante alguma doença ou risco à saúde do colaborador; ou. Como uma medida disciplinar a um ato grave que o funcionário tenha cometido.

Quais são as 6 formas farmacêuticas?

Quais são as formas farmacêuticas mais comuns de medicações? As formas sólidas podem ser divididas, entre outras, em comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos. As formas líquidas principais são soluções, xaropes e extratos fluidos.

Quais são as principais formas farmacêuticas?

Existem quatro tipos principais de formas farmacêuticas, sendo eles: sólidos, semissólidos, líquidos e gasosos.
  • Formas farmacêuticas sólidas.
  • Formas farmacêuticas semissólidas.
  • Formas farmacêuticas líquidas.
  • Formas farmacêuticas gasosas.

Qual a forma farmacêutica mais segura?

Definição: Os colírios são formas farmacêuticas líquidas e estéreis, ou seja, há ausência de microrganismos.

Qual a classificação das formas farmacêuticas?

Tipos de formas farmacêuticas

sólido (comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas e supositórios); semissólida (pomadas, géis e cremes); líquido (xaropes, gotas, soluções nasais, oftálmicas e injetáveis); gasosa (sprays, aerossóis).

Onde fica a via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Quando suspender o anticonvulsivante?

De acordo com a classificação mais recente da Liga Internacional contra a Epilepsia, um paciente é considerado curado se está há mais de 10 anos sem crises epilépticas e nos últimos 5 anos desse período ficou sem medicamentos para epilepsia.

Pode cortar o medicamento?

Há pessoas que costumam cortar o comprimido ao meio, seja para tomar a metade da medicação ou facilitar a ingestão. Porém, esse tipo de prática é contraindicado. Além de prejudicar o tratamento do paciente, isso pode colocar a saúde em risco.

Quais as vantagens e desvantagens das suspensões como forma farmacêutica?

SUSPENSÃO Vantagens: Aumento da estabilidade química em solução; A possibilidade de administrar fármacos insolúveis na forma líquida; Um maior facilidade na correção de sabor desagradável de certos fármacos; Retardar o tempo de absorção de fármacos por via injetavel; SUSPENSÃO Desvantagens: Baixa estabilidade física; ...

Quais são as principais vias de administração?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual é a forma farmacêutica líquida que precisa ser agitada a cada administração?

As suspensões são preparações cujo princípio ativo não está completamente dissolvido no líquido. Por isso, é recomendado lembrar ao paciente que ele deverá agitar a preparação antes de utilizá-la. Suas vantagens são o emprego de ativos insolúveis em veículos comuns, a maior estabilidade e odor e sabor mais agradáveis.

Artigo anterior
Qual a diferença entre medições e indicadores?
Artigo seguinte
Qual a quantidade de micro e pequenas empresas no Brasil?