São as esponjas do mar?
Perguntado por: Micael Alexandre de Lourenço | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)
As esponjas do mar, fazem parte do filo dos espongiários. São animais que tem como principal característica a presença de poros pelo corpo. Não possuem tecidos verdeiros nem órgãos verdadeiros e por isso, são considerados os animais mais simples.
Quais são as principais características das esponjas?
Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.
Qual o gênero da esponja do mar?
Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Quantas espécies de esponjas são conhecidas?
Esponjas (poríferos) são animais muito simples que vivem permanentemente ligados a uma localização na água – eles são sésseis como adultos. Há de 5.000 a 10.000 espécies conhecidas de esponjas. A maioria das esponjas vivem em água salgada – apenas cerca de 150 espécies vivem em água doce.
Quais os tipos de esponjas que existem?
Normalmente são assimétricos, mas podem ser observadas espécies com simetria radial. Ocorrem tanto em água doce quanto em água salgada; porém, há mais espécies marinhas. Existem mais de 8000 espécies diferentes de esponjas descritas atualmente, as quais variam em cores e formatos.
ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]
Quais os 3 principais tipos de esponjas?
- Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
- Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
- Lêucon - É a forma mais complexa.
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Qual a espécie da esponja?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Qual é a maior classe de esponja em número de espécies?
s esponjas são animais geralmente mari- nhos, sendo raramente encontrados em água doce. Pertencem ao filo Porifera do reino Animalia. xistem quatro classes atuais de poríferos, sendo a Classe Demospongiae a mais conhecida e abundante (com cerca de 85% das espécies conhecidas).
Quais são os 3 principais tipos celulares encontrados nas esponjas e suas respectivas funções?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Qual é a classificação dos poríferos?
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Qual é a família da esponja do mar?
São esponjas – Filo Porifera – animais metazoários sedentários, habitantes dos mares com algumas formas de água doce (família Espongilidae). No geral as esponjas tem o aspecto de um vaso; podem ser ramificadas, globulares ou de formas variadas.
Porque a esponja do mar é um animal?
São animais que não apresentam órgãos ou tecidos verdadeiros, constituídos, basicamente, por uma massa celular embebida em uma substancia gelatinosa e enrijecida. Apresentam crescimento variado desde eretas bem simples a bastante ramificada, além de incrustadas nas rochas e perfuradoras de conchas.
Quais as principais características dos poríferos e cnidários?
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?
Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.
Quais são as principais características dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Qual tipo de esponja é mais eficiente na filtração?
Já as leuconoides são as mais complexas, pois possuem câmaras de coanócitos com ampla distribuição de água, dando assim uma característica especial, entre as demais esponjas, por ser muito eficiente no processo de filtração.
Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?
As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa. Nestas também há fendas que direcionam a água para os canais aferentes. De lá, ela é direcionada às câmaras vibráteis, revestidas por coanócitos; e se comunica com a espongiocela, por meio de canais eferentes.
Qual o tipo corpóreo das esponjas parece mais eficiente e permite tamanhos corpóreos maiores?
A organização leuconóide é a mais complexa dentre os tipos estruturais e permite um aumento no tamanho da esponja. A maioria das leuconóides forma grandes massas com óculos numerosos.
Qual é o animal invertebrado?
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Que animal come esponja?
Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.
Qual a diferença das esponjas de maquiagem?
A face arredondada serve para aplicar o produto pelo rosto todo, enquanto a ponta vai ajudar a atingir os cantinhos específicos (olhos, nariz). Já a parte achatada é ideal para aplicar iluminador diretamente nas têmporas, ou então uma base mais escura para definir os contornos.
Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
O que são poríferos e cnidários?
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
Qual a importância do estudo híbrido?
Como se chama a picanha na Argentina?