São abordadas na NR 16 atividades e operações perigosas atividades como?
Perguntado por: David Esteves | Última atualização: 21. April 2025Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)
Os principais pontos abordados pela NR16 incluem: Essas atividades envolvem riscos elevados à integridade física dos trabalhadores, como exposição a substâncias inflamáveis, explosivas, radioativas, agentes químicos nocivos, eletricidade, radiações ionizantes, entre outros.
Quais são as atividades consideradas perigosas na NR 16?
De acordo com a NR 16, são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvem explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a roubos e outros tipos de violência, instalações ou equipamentos elétricos energizados e atividades que utilizam motocicletas.
Quais são as funções que coloca a vida em perigo NR-16?
A periculosidade tratada na NR 16 diz respeito a substâncias ou situações que possam colocar em risco a vida do trabalhador. Essa periculosidade pode vir de várias formas, desde trabalhar com explosivos em minas até proteger o carro forte de uma empresa de transportes de valores.
O que são consideradas atividades ou operações perigosas?
A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.
Qual a norma de atividades e operações perigosas?
A Norma Regulamentadora 16 caracteriza as atividades e operações perigosas que oferecem perigo ao trabalhador e ao ambiente de trabalho. Essas atividades são classificadas em explosivos, inflamáveis e radioativos.
Aula 21 - NR 16 - Atividades e operações perigosas
O que se trata a NR 16?
A NR 16 é uma norma regulamentadora muito importante para diversos setores do mercado. Afinal, ela dá diretrizes e estabelece padrões para que a segurança e o bem estar dos trabalhadores que exercem atividades perigosas sejam assegurados.
O que diz a NR 16 sobre periculosidade?
NR 16: o que a norma de periculosidade diz? A responsabilidade por afirmar se determinado trabalho se enquadra ou não na norma de periculosidade é do empregador, assim como no caso do fornecimento dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.
São exemplos de atividades periculosas?
- Explosivos;
- Inflamáveis;
- Eletricidade;
- Radiações ionizantes;
- Substâncias radioativas;
- Segurança pessoal ou patrimonial;
- Outras atividades que possam colocar a vida do trabalhador em perigo.
São consideradas atividades perigosas exceto de acordo com a nr16 ):?
- A. atividades com explosivos e inflamáveis.
- B. atividades com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
- C. atividades com energia elétrica.
- D. atividades com motocicleta.
- E. atividades com radiações não ionizantes.
Quais os tipos de atividades de risco para o trabalhador?
- Vigilante patrimonial;
- Trabalhador que atua na área de transporte de inflamáveis ou em contato com explosivos;
- Coletor de lixo;
- Motorista de caminhão e de coletivo urbano;
- Motoboy;
- Carpinteiro;
- Torneiro mecânico;
Quais os agentes de periculosidade constam na Norma NR-16 atual?
Todos os trabalhadores da área de operação. Nos postos de reabastecimento de aeronaves. Todos os trabalhadores nessas atividades ou que operam na área de risco. Nos locais de carregamento de navios-tanques, vagões-tanques e caminhões tanques e enchimento de vasilhames, com inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos.
É correto afirmar que a NR 16 é a única norma regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da periculosidade?
Pergunta 11: É correto afirmar que a NR 16 é a única Norma Regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da Periculosidade? Resposta: Não é pertinente ao escopo de trabalho da CNTT NR 20.
Quais são as atividades consideradas perigosas ou seja em que há percepção de periculosidade?
Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.
Quais são os tipos de atividades consideradas perigosas na forma da lei?
"Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica, em condições de risco acentuado.
Qual NR fala sobre atividades perigosas?
NR 16 - NORMA REGULAMENTADORA 16.
São consideradas como atividades e operações insalubres as atividades com inflamáveis e substâncias radioativas?
São periculosas as atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substâncias inflamáveis ou explosivos, substâncias radioativas, ou radiação ionizante, ou energia elétrica, em condição de risco acentuado.
O que diz o anexo 5 da NR-16?
Em 14/10/2014, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria nº 1.565, aprovando o Anexo 5, da NR 16, enquadrando como periculosa as atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.
O que estabelece o anexo 4 da NR-16?
O Anexo IV da NR16 com relação às instalações e equipamentos que operam com Extra Baixa Tensão, os quais por definição não são sujeitos à NR-10, os trabalhadores que aí executam atividades ou operações não têm direito ao adicional de periculosidade, conforme expresso no item 2, alínea b da Portaria 1.078/2014: 2.
São consideradas atividades ou operações perigosas Periculoso todas aquelas que por sua natureza ou método de trabalho impliquem no contato permanente com?
São periculosas as atividades ou operações onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substancias inflamáveis ou explosivas, substâncias radioativas ou radiação ionizante, energia elétrica, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado como é o caso, por ...
Quais são as 06 atividades que geram adicional de periculosidade?
- Explosivos;
- Inflamáveis;
- Exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;
- Energia elétrica;
- Motocicleta.
Quais são os tipos de periculosidade?
As atividades que recebem adicional de periculosidade incluem aquelas que envolvem contato com explosivos, inflamáveis, eletricidade, radiações ionizantes, substâncias radioativas, transporte de valores, entre outras que oferecem risco iminente à vida do trabalhador.
Quem tem direito a periculosidade NR-16?
De acordo com a NR 16, têm direito ao adicional de insalubridades trabalhadores expostos a condições insalubres. Ou seja, colaboradores expostos de forma excessiva a agentes nocivos à sua saúde. Consequentemente, recebe adicional de periculosidade quem trabalha em atividades consideradas perigosas.
Qual a portaria da NR-16?
Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, para a NR-16 nunca foi constituída uma Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT).
O que diz o anexo 2 da NR-16?
O Anexo 2 da NR-16
“São consideradas atividades ou operações perigosas, conferindo aos trabalhadores que se dedicam a essas atividades ou operações, bem como aqueles que operam na área de risco adicional de 30 (trinta) por cento.”
O que diz o anexo 3 da NR-16?
1885, o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou e implantou o Anexo 3 da Norma Regulamentadora 16 (NR-16), que regula as condições de indenização do adicional de periculosidade para as Atividades e Operações Perigosas com Exposição a Roubos e Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de ...
O que é cortar laços?
São desvantagens da administração de medicamentos por via intravenosa?