Quem usa óculos pode entrar na ESA?

Perguntado por: Diego César Costa  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

Deficiência visual corrigível por óculos ou lentes de contato não pode eliminar candidato a cargo público de processo seletivo.

Quem usa óculos vai para o exército?

Exército não pode ser obrigado a admitir dispensado por problemas oftalmológicos.

O que reprova no exame de vista da ESA?

Um grau em cada olho separadamente, mas a correção máxima não pode ultrapassar 1,5 de dioptrias esférica ou cilíndrica. Estrabismo com um desvio maior que 10 graus, também não entra. Qualquer outro tipo de alteração na visão, é motivo para reprovar no exame médico em concursos militares.

Quem tem miopia pode fazer ESA?

Portadores de miopia não podem ser considerados inaptos para exercerem o cargo de sargento da Polícia Militar. O entendimento é do desembargador da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça de Goiás, Vitor Barboza Lenza. Ainda cabe recurso.

Quem tem problema de vista pode servir o exército?

Militar pode ser dispensado por problema de visão anterior ao ingresso no Exército. É possível anular a incorporação de militar caso ele tenha problema oftalmológico anterior ao seu ingresso no Exército.

POSSO USAR ÓCULOS ou LENTES DE CONTATO NO EXÉRCITO?

20 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de doenças que impedem a entrada no Exército?

V - tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, mal de Parkinson, pênfigo, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave e outras moléstias que a lei indicar com base nas conclusões da medicina especializada; e ...

Quais doenças dispensam do Serviço Militar?

15, da Lei n° 4.375, de 17 de agosto de 1964 e art.
...
GRUPO VI
  • Doenças degenerativas cerebrais.
  • Doença ou síndrome de Parkinson.
  • Outras doenças do sistema extrapiramidal.
  • Doenças espino-cerebelares:
  • Mielopatias.
  • Esclerose múltipla.
  • Outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.
  • Paralisias.

Como é a Inspeção de saúde da ESA?

Os exames são de responsabilidade do CANDIDATO, ficando ele responsável pela apresentação e pelos custos dos exames. Para pegar as guias destes exames, geralmente, o candidato tem que passar pelo: clínico geral, otorrinolaringologista e cardiologista.

Quem tem problema de coluna pode servir o exército?

Geralmente a polícia militar elimina candidatos que apresentem escoliose nas radiografias. ... Se sua escoliose é leve e não te causa problemas, sugiro consultar um especialista em coluna e pedir um laudo informando que a escoliose não deve progredir e nem causar nenhuma limitação mesmo para atividades físicas intensas.

Qual mais difícil ESA ou EsPCEx?

Física e Química são cobradas somente na avaliação da EsPCEx, que costumam ser um pouco mais puxadas do que a avaliação da ESA. Cerca de 100 mil pessoas concorrem anualmente para o concurso ESA e cerca de 40 mil para o EsPCEx. Essas provas costumam dar medo aos interessados, mas isso é algo irracional.

Quem tem escoliose pode se alistar no Exército?

Apresenta precedentes. Aduz, ainda, que o requisito para atestar a saúde do candidato para ingressar no Exército Brasileiro, qual seja, escoliose com ângulo não superior a 12º Cobb, não possui amparo legal.

Quais são as doenças que reprovam em concurso público?

Quais doenças ou condições de saúde podem reprovar em concursos públicos?
  • Agenesia de qualquer órgão funcional ou disfunção orgânica;
  • Amputação que leve à limitação funcional;
  • Hérnia da parede abdominal com protusão do saco herniário;
  • Obesidade mórbida;
  • Doença metabólica e endócrina;

Pode entrar no exército com hérnia?

O edital das forças armadas determina o tipo de exame médico necessário para ser considerado apto. Histórico de herniorrafia inguinal na infância pode não ser motivo eliminatório, mas existe sempre a chance de recidiva da hérnia ou aspecto considerado como deformidade.

Quais são os exames de saúde da ESA?

São elas:
  • Exame Intelectual. ...
  • Inspeção de Saúde. ...
  • Exame de Aptidão Física. ...
  • Exame de Habilitação Musical. ...
  • Comprovação dos Requisitos para a Matrícula.

Quantos dentes tem que ter para entrar na ESA?

Ser portador de no mínimo, 20 dentes naturais ou artificiais. Entre os 20 dentes é obrigatória a existência de quatro caninos e dos incisivos superiores e oito inferiores restantes, pré-molares ou molares.

E obrigado raspar o cabelo no Exército?

Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”.

Quem já quebrou o braço pode servir o Exército?

Se ele quebrou o braço dentro do quartel, é bem provável que tenha sido considerado em serviço, e a partir daí as chances de sucesso são bem maiores, pois na prática a "sensibilidade" dos magistrados aumentam e diante disso, são muito grandes também as chances de Reforma caso ele venha ficar incapacitado.

Quem tem depressão pode ir para o Exército?

Muitos militares tem medo de relatar o que estão passando com receio de represálias, ou até mesmo de serem licenciados. Mas a depressão precisa de um tratamento adequado e, em alguns casos, o militar precisa da licença para tratamento de saúde e o acompanhamento ideal.

Como ser recusado no Exército?

Para ser dispensado desta maneira, ele precisa apresentar dois documentos: um requerimento assinado por ele solicitando o serviço alternativo mesmo este não existindo e outra declaração de uma instituição filosófica, política ou religiosa provando que ele faz parte dela e tem tais convicções.

O que reprova no exame odontológico do Exército?

Ausência de qualquer dente da bateria labial (incisivos e caninos), tolerando-se dentes artificiais que satisfaçam à estética.

Pode entrar no Exército sem um dente?

Segundo a Portaria n. 41-DEP, de 2005, da Secretaria Geral do Exército, o candidato não pode ter altura inferior a 1,60 metros (homem) e 1,55 metros (mulher), portar o vírus HIV e/ou reações sorológicas positivas para sífilis e ainda possuir, no mínimo, 20 dentes naturais.

Quem tem hérnia umbilical pode entrar no Exército?

1 - A existência de hérnia umbilical, por si só, não constitui motivação suficiente à exclusão do candidato do certame, tampouco comprova sua incapacidade para o serviço público, máxime a se considerar que a patologia restou afastada em razão da realização de cirurgia médica ulterior.

Quem tem hérnia de disco pode servir o exército?

INCAPACIDADE TEMPORÁRIA PARA ATIVIDADES QUE EXIJAM ESFORÇOS FÍSICOS INTENSOS E REPETITIVOS. HÉRNIA DISCAL E UMA PATOLOGIA DE ORIGEM MULTIFATORIAL, NÃO PODENDO SE DEFINIR UMA RELAÇÃO CLARA ENTRE CAUSA E EFEITO COM O SERVIÇO MILITAR.

Como é feito o exame de hérnia no quartel?

Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita. O Ministério da Saúde estima que até 8% dos brasileiros tenham alguma hérnia abdominal, que pode “descer” para os testículos.

O que pode impedir de assumir cargo público?

Segundo Vicalvi, não pode assumir o cargo o candidato que não está em dia com as obrigações eleitorais ou que teve seus direitos políticos suspensos. "Se o aprovado não votou ou não justificou o voto na última eleição, por exemplo, não poderá entrar no serviço público", diz.

Artigo anterior
Quais tipos de precatórios?
Artigo seguinte
Quem não pode adotar no Brasil?