Quem usa carbamazepina pode tomar anticoncepcional?

Perguntado por: Tiago Ivan Coelho  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

Quem usa a carbamazepina somente pode usar injetável mensal, injetável trimestral, DIU de cobre, DIU hormonal, implante ou preservativo.

Quais medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional?

6 remédios que cortam o efeito do anticoncepcional
  1. Antibióticos. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Remédios naturais. ...
  4. Antifúngicos. ...
  5. Antirretrovirais. ...
  6. Outros remédios.

Qual anticoncepcional indicado para quem tem epilepsia?

Dispositivos intrauterinos (DIU) e antiepilépticos

Tanto o T de cobre quando o DIU de plástico com progestágeno (tipo Mirena) podem ser utilizados com segurança por pacientes epilépticas em tratamento. O DIU com hormônio não é considerado uma terapia hormonal convencional porque seu efeito é apenas local no endométrio.

Quem tem epilepsia pode tomar anticoncepcional?

Sim, se a pessoa já for epiléptica, e se o anticoncepcional tiver influência sobre o efeito do antiepiléptico em uso, diminuindo sua concentração no sangue, assim reduzindo o efeito protetor contra crises. Por sorte, são poucos os antiepilépticos passíveis deste fenômeno.

Porque carbamazepina corta o efeito do anticoncepcional?

A carbamazepina reduz os níveis dos hormônios usados nos contraceptivos, o estrógeno e a progesterona, por isso a eficácia dos métodos contraceptivos hormonais, como as pílulas ou as injeções anticoncepcionais, fica comprometida.

Medicações para Epilepsia Atrapalham o uso dos Anticoncepcionais?

45 questões relacionadas encontradas

Qual remédio corta o efeito do anticoncepcional injetável?

Anticonvulsivantes

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Quem tem pressão alta pode tomar qual anticoncepcional?

Por isso, a orientação é usar pílulas sem estrogênio, só com progesterona, encontradas no mercado e com eficácia garantida. Outra opção é o Dispositivo Intrauterino (DIU), podendo ser usado ou o DIU com cobre ou DIU com progesterona. As injeções trimestrais também estão liberadas.

Quem toma anticonvulsivante pode tomar anticoncepcional?

Nas pacientes em uso de determinadas medicações anticonvulsivantes (não todas) pode ocorrer interação bilateral com o anticoncepcional oral, gerando tanto queda na eficácia do anticonvulsivante (com influência no controle das crises), quanto queda no nível do anticoncepcional, resultando em risco de gestação não ...

Quem toma remédio para epilepsia pode tomar pílula do dia seguinte?

Cuidado com o tratamento da epilepsia. Alguns anticonvulsivantes cortam o efeito de todos os anticoncepcionais por via oral, inclusive a pilula do dia seguinte. Não é o caso do rivotril. Se você tem crise convulsiva e usa anticonvulsivantes, o ideal é que use um método bastante eficaz contra a gravidez.

Quem toma Depakote pode tomar anticoncepcional?

Não. Não há problemas no uso das duas medicações, o Depakote® não costuma diminuir a eficácia do anticoncepcional. O Depakote® é um anticonvulsivantes utilizado principalmente nos casos de mania, epilepsia e prevenção de enxaqueca.

Qual melhor anticoncepcional para quem toma carbamazepina?

A carbamazepina corta o efeito de todos os anticoncepcionais por via oral. Este é o motivo da sua gravidez. Quem usa a carbamazepina somente pode usar injetável mensal, injetável trimestral, DIU de cobre, DIU hormonal, implante ou preservativo. Não pode usar qualquer outro método.

Qual o melhor anticonvulsivante na gravidez?

Na reunião anual de 2016 da American Epilepsy Society (AES), pesquisadores apresentaram novos dados de um estudo sobre os antiepilépticos mais comuns na gestação: a maior parte das pacientes está sendo tratada com lamotrigina e/ou levetiracetam.

Quem toma Fenitoina pode tomar algum anticoncepcional?

Não corta. Pode reduzir o efeito de contracepção se hormônios em microdosagem, principalmente se ocorrer falha ou esquecimento da tomada da dose da pílula.

O que faz perder o efeito do anticoncepcional?

Não, anticoncepcional não perde o efeito com o tempo. O anticoncepcional é uma medicação hormonal que reordena o ciclo menstrual da mulher. Os primeiros três meses do uso da pílula anticoncepcional são de adaptação hormonal à nova medicação bem como a adequação da mulher aos horários da tomada.

Quem toma anticoncepcional pode tomar dipirona?

A Dipirona interfere na eficácia do anticoncepcional? Não, a dipirona não interfere na eficácia no anticoncepcional 1.

Quais os antidepressivos que cortam o efeito do anticoncepcional?

Alguns antidepressivos, especialmente a nova geração de medicamentos (como a fluoxetina e a sertralina), pode causar interferências no efeito protetor. O ideal é conversar com o médico ou usar um método contraceptivo complementar, como a camisinha.

Quem toma antidepressivo pode tomar pílula do dia seguinte?

A sertralina não interfere com a eficácia da pilula, mas lembre-se que em 20 % das vezes a pilula do dia seguinte pode falhar.

O que corta o efeito da lamotrigina?

Na verdade é o contrário, anticoncepcionais que contém estradiol, como é a mesigyna, podem diminuir os níveis sanguíneos de lamotrigina. Se a lamotrigina é usada como anticonvulsivante, pode ficar mais fácil ter crises epilépticas. Se ela é usada com fins psiquiátricos, pode ter seu efeito diminuído também.

Quem toma anticoncepcional pode tomar Fluconazol?

O fluconazol não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.

Quem toma oxcarbazepina pode tomar anticoncepcional?

- é uma mulher que toma anticoncepcional hormonal, a oxcarbazepina pode tornar o contraceptivo ineficiente. Portanto, você deve usar um método não hormonal diferente ou adicional de contracepção (ex.: implante intrauterino) enquanto estiver tomando este medicamento. Isto deverá prevenir a gravidez indesejada.

Quem toma anticoncepcional pode tomar paracetamol?

O paracetamol não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.

Quem tem pressão alta pode tomar primera 20?

Quem tem pressão alta não pode usar qualquer anticoncepcional devido ao risco de descontrole da pressão, infarto, acidente vascular cerebral e trombose.

Quem tem pressão alta pode usar ciclo 21?

Ciclo 21 também é contraindicado para mulheres que apresentam qualquer uma das seguintes condições: doença vascular cerebral (derrame cerebral) ou coronariana arterial (estreitamento dos vasos que sustentam o coração), valvulopatias trombogênicas (doença das válvulas do coração); distúrbios trombogênicos (doenças dos ...

Qual é o anticoncepcional que tem progesterona?

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez. Para essas mulheres, a pílula deve ser tomada todos os dias, sem interrupção.

Como cortar o efeito do anticoncepcional injetável para engravidar mensal?

Nenhuma medicação irá cortar o efeito do anticoncepcional injetável trimestral.

Artigo anterior
Quando o réu deixa de ser primário?
Artigo seguinte
Quem foi o primeiro namorado de Ginny Weasley?