Quem trouxe a psicomotricidade para o Brasil?

Perguntado por: Benedita Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

O início da Psicomotricidade no Brasil ocorreu com profissionais que foram para a França especializar-se em clínica infantil e, depois, em psicomotricidade com Ajuriaguerra e, depois, Bergès, no Henri-Roussele, na escola da equipe de Soubiran, ou com Suzanne Masson, na Salpétrière.

Quando a psicomotricidade foi introduzida no Brasil?

O Surgimento da Psicomotricidade no Brasil

No Brasil, a Psicomotricidade foi introduzida em meados da década de 70, trazida por profissionais oriundos da Europa. Nesta época, as práticas eram direcionadas a Educação e Reeducação Psicomotora.

Quando e como surgiu a psicomotricidade no Brasil passei direto?

A partir de 1968, foi que se difundiu a psicomotricidade no Brasil, através de cursos e cadeiras de psicomotricidade em universidades de diversos estados brasileiros. Aqui, aconteceu à mesma evolução ocorrida na França.

Quem é o pai da psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.

Quem são os grandes representantes da psicomotricidade?

III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.

PSICOMOTRICIDADE - Historicidade - Parte 1 - Origem e contribuição de Wallon

17 questões relacionadas encontradas

Quem foram os dois maiores nomes da psicomotricidade e quais as suas contribuições para a área?

A partir de 1925, são relevantes os trabalhos de Henri Wallon, enfatizando o comportamento tônico ligado à emoção e à estruturação do caráter e considerando o movimento como a primeira estrutura de relação com o meio. Dupré e Henri Wallon estão na origem da Escola Francesa de Psicomotricidade.

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Como o nome psicomotricidade surgiu?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

O quê Wallon fala sobre a psicomotricidade?

O enfoque psicogenético enfatiza a gênese das funções psicológicas, considerando o desenvolvimento como uma construção progressiva resultante da inter-relação indivíduo-meio e que apreende o desenvolvimento através de estágios. É característica de Wallon definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais.

Por que surgiu a psicomotricidade?

A psicomotricidade surgiu no início do século XIX, a partir do discurso médico, o corpo passou a ser estudado por neurologistas com o objetivo de compreender as estruturas cerebrais, e posteriormente, por psiquiatras para conhecer as patologias mentais.

Em que ano surgiu a psicomotricidade?

Justamente, é a necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que nomeia, pela primeira vez, o termo psicomotricidade, no ano de 1870. As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque totalmente neurológico.

O que se entende por corporeidade?

"A corporeidade pode ser conceituada como relação interpessoal entre um corpo para com outro corpo e de um mesmo corpo com o meio em que vive. Corporeidade, dentre vários aspectos, se insere no contexto do corpo em movimento, retomado pela idéia de que através do movimento pode-se situar no mundo.

O que é Psicomotricidade na Educação Física dê um exemplo de atividade psicomotora?

A psicomotricidade fala da inteligência do movimento, que se origina na ação. O educador físico tem como objetivo despertar o interesse das crianças pela atividade física. Ao dar aulas lúdicas e prazerosas, onde as crianças correm, pulam, dançam, jogam, ele estará trabalhando a psicomotricidade.

Qual o nome da maior entidade de psicomotricidade no Brasil?

A (ABP) Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos...

Quem criou a psicomotricidade relacional?

A base da teoria da psicomotricidade relacional, criada por André Lapierre, é a concepção global do ser humano. O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica.

Qual foi a contribuição de Wallon para os estudos da psicomotricidade?

Em 1925, Henri Wallon, médico psicólogo, trouxe suas contribuições para a psicomotricidade, através da sua análise sobre os estágios e os transtornos do desenvolvimento mental e motor da criança, sendo assim mostra em seus estudos uma diferença que nos permite relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente ...

Quem foi Wallon e qual sua relevância para a psicomotricidade?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

O que é psicomotricidade Segundo autores?

Filho e Sá (2001, p. 36), definem psicomotricidade como a “relação entre o pensamento e a ação envolvendo a emoção”. Para os autores, não existe corpo sem pensamento e vice-versa, bem como, é preciso não só o corpo, mas corpo dotado de pensamentos, atitudes e movimentos.

Foram os neurologistas que deram origem ao termo psicomotricidade?

História. No início do século XX, o neurologista Ernest Dupré destacou as relações entre anormalidades neurológicas e psíquicas com anormalidades motoras. Esse médico foi o primeiro a usar o termo "psicomotricidade" e a descrever distúrbios do desenvolvimento psicomotor como fraqueza motora.

O que se entende por psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. O ponto de partida é uma visão global pessoa e busca entender especialmente três aspectos: o movimento do corpo, o desenvolvimento intelectual e o lado afetivo e emocional.

Quem é Lapierre?

André Lapierre (1923-2008), Francês, formado em 1947, passando a atuar por muitos anos como professor de Educação Física, autor de várias obras, tinha como objeto de estudo o corpo e toda sua estrutura e atividade motora.

Quais os três campos de atuação da psicomotricidade na Educação Infantil e suas atividades?

Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.

Quais os principais elementos da psicomotricidade?

Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

Quais são os elementos da psicomotricidade?

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

Quais principais autores fizeram a distinção entre educação e terapia psicomotora?

Le Boulch aponta correntes distintas na psicomotricidade. Enquanto uma aponta para a educação psicomotora, outra, para a terapia e reeducação psicomotora (LE BOULCH, 1982).

Artigo anterior
Como dá um reset no tablet Samsung?
Artigo seguinte
Quando o William Hanna morreu?