Quem trabalha com contrato temporário tem direito a seguro desemprego?

Perguntado por: Patrícia Leite  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.

Quais são os direitos do contrato de trabalho temporário?

São direitos garantidos ao trabalhador temporário:
  • Jornada de trabalho de 40 horas semanais;
  • Décimo terceiro proporcional;
  • Horas extras;
  • Abono salarial;
  • Proteção previdenciária;
  • Fundo de garantia;
  • Recebimento de férias proporcionais ao período trabalhado;
  • Descanso semanal remunerado.

O que recebo no fim do contrato temporário?

Em caso de dispensa sem justa causa, ou seja, com o rompimento do contrato, o trabalhador contratado tem direito a receber o seguro desemprego, que garantirá a assistência financeira temporária ao funcionário desligado.

Qual contrato de trabalho não tem direito a seguro-desemprego?

Estar com o contrato de trabalho suspenso, em conformidade com o disposto em convenção ou acordo coletivo, devidamente matriculado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

Quem tem contrato por prazo determinado tem direito a seguro-desemprego?

Contrato por tempo determinado tem direito a seguro desemprego? Sim, quando encerrado o contrato seja pelo fim do prazo ou rescisão antecipada o ex-funcionário terá direito ao seguro-desemprego.

CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO

15 questões relacionadas encontradas

Quem tem 3 meses de carteira assinada recebe seguro-desemprego?

Trabalhei 3 meses tenho direito ao seguro-desemprego? Não. Para ter direito ao seguro-desemprego, é necessário ter trabalhado por no mínimo 6 meses consecutivos antes da demissão.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

O trabalhador temporário pode ser contratado por um período máximo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Além disso, a lei estabelece que o trabalhador temporário deve receber os mesmos direitos trabalhistas dos trabalhadores efetivos da empresa, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, entre outros.

Quanto tempo é necessário para pedir seguro-desemprego?

2. Qual prazo eu tenho para solicitar o Seguro-Desemprego? O pedido só pode ser feito a partir do 7º dia contado da data da demissão e dentro de até 120 dias.

Como saber se tenho direito a receber seguro-desemprego?

Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Quem tem direito a 7 parcelas do seguro?

Conforme a proposta, para ter direito a oito parcelas do benefício, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada de, no mínimo, 24 meses no período de referência.

Quais as vantagens do contrato temporário?

No contrato temporário, os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. Outro ponto relevante é a economia de tempo e esforços por parte da equipe de Gente e Gestão.

Qual o tempo máximo para contrato temporário?

Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário? O contrato temporário tem o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não. A lei permite uma única prorrogação pelo prazo de 90 dias quando mantidas as condições que ensejaram esse tipo de contrato.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40% do FGTS?

Não. A multa de 40% sobre o FGTS é prevista em lei somente nos casos de dispensa sem justa causa.

O que diz a lei sobre contrato temporário?

Art. 9º - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço ou cliente deverá ser obrigatoriamente escrito e dele deverá constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporário, assim como as modalidades de remuneração da prestação de serviço.

Qual o tempo mínimo para contrato de trabalho temporário?

Qual o tempo mínimo para contrato de trabalho temporário? De acordo com a Lei 6.019/74, a qual dispõe sobre o contrato de trabalho temporário, não há nenhum tempo mínimo para validação desse tipo de contrato. Não é preciso, por exemplo, ter um período de experiência, como funciona normalmente na CLT.

Quais direitos que o efetivo tem que o temporário não tem direito?

Quando houver o desligamento por término de contrato

Por outro lado, o trabalhador temporário não possui direito ao recebimento de aviso prévio, seguro desemprego e multa de 40% do FGTS, justamente por se tratar de um contrato com prazo determinado.

Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?

Os cidadãos aptos recebem até 5 parcelas do seguro, a depender do tempo trabalhado: ao menos 6 meses – 3 parcelas; ao menos 1 ano – 4 parcelas; 2 anos ou mais – 5 parcelas.

Quem tem direito a receber 6 parcelas do seguro-desemprego?

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.

Quem paga o seguro-desemprego é a empresa ou o governo?

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro, pago pelo governo ao trabalhador que tinha carteira assinada, demitido sem justa causa, ou, ainda, fez o pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho.

Quantas vezes o trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego?

Como você já sabe, o seguro-desemprego pode ser solicitado mais de uma vez ao longo da vida profissional do trabalhador. No entanto, é preciso respeitar o tempo de trabalho exigido antes de fazer cada solicitação.

Quantas parcelas do seguro-desemprego tenho direito?

Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?

Para dar entrada no seguro desemprego, você precisará ter em mãos alguns documentos, como a carteira de trabalho, o termo de rescisão do contrato de trabalho, o CPF, o RG, comprovante de residência e o número do PIS/Pasep. Além disso, é importante que você tenha trabalhado por pelo menos 6 meses.

Quem assina a carteira do trabalhador temporário?

Mito 2) Trabalho temporário não assina carteira

Segundo a Lei, o colaborador temporário tem direito ao registro na CTPS. E toda empresa que realizar uma contratação temporária, deve obrigatoriamente registrar a experiência na carteira de trabalho de seus colaboradores.

Quem trabalha temporário tem direito ao PIS?

5) O servidor contratado ou comissionado tem direito ao PIS? Sim. O servidor temporário tem direito ao PIS no valor de um salário mínimo desde que esteja cadastrado na RAIS a pelo menos cinco anos.

Como calcular a rescisão de contrato de trabalho temporário?

Como fazer o cálculo da rescisão de contrato de trabalho temporário?
  1. Salário ou saldo-salário: salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais;
  2. Férias: salário dividido por 12. ...
  3. 13°: salário dividido por 12. ...
  4. Horas extras: salário dividido por 220 e acrescido de 50%.

Artigo anterior
Para que serve minoxidil 2%?
Artigo seguinte
Quem emite identidade militar?